quarta-feira, setembro 30, 2009

Hoje é dia de São Jerônimo (e de estrela)



Santo Padroeiro dos Tradutores. Como tradutora de dicionário e boa vontade, fica minha lembrança ao santo natural da Dalmácia, que recebeu formação católica, mas só foi batizado aos 20 anos. Possuidor de uma cultura clássica das maiores do tempo, é considerado um dos mestres da língua latina. Aproveitou integralmente sua imensa cultura no serviço da Igreja, lutando contra as heresias e defendendo a Fé católica. Atraído pela vida isolada e recolhida, na oração e nas austeridades, nem por isso deixava de participar ativamente, desde os vários locais em que viveu como ermitão, das grandes controvérsias do mundo culto de então. Foi secretário do Papa São Dâmaso, e recebeu deste o encargo de traduzir para o latim os Livros Sagrados, de modo a haver uma única versão oficial das Escrituras, para que não fossem estas deturpadas pelos hereges dos séculos futuros. Essa foi a origem da "Vulgata". Na fase final de sua vida, permaneceu em Belém, na Palestina, onde dirigiu um mosteiro de monges e deu assistência a um mosteiro feminino. (Hagiografia, Vida de Santos)

Como ser tradutor é difícil, dia 9 de outubro é dia de São Mesrob, o outro santo padroeiro dos tradutores.

Eu andava com saudade da Fal

Citando:
Se a pessoua rompe com você e depois se dedica à nobre arte de espalhar aos quatro ventos (e faz meses) que você não faz falta, sinto informar, ela não rompeu com você. Aliás, vocês nunca foram tão próximos. :o))

Eu sei que já disse, mas não custa repetir: quando eu crescer, quero ser como a Fal.

domingo, setembro 27, 2009

Fazendo aquele balanço

Eu tinha cinco metas na vida: casa, cachorro, computador, carro e carreira. Aos 30 anos deveria tê-las alcançado. Com quase 34, continuo vivendo de aluguel, mas consegui sair da casa da minha mãe e isso é o que importa. Desisti de ter um carro (você só acumula dívidas, polui o planeta e engorda). Não tenho mais cachorro. Carreira? Desde que fui afastada pelo INSS, entendi que as pessoas sobrevivem sem mim e voltei, sim, a exercer a nobre arte da Medicina. Das oito às duas da tarde. Sobrou o computador, que agora é ‘notebook’. Pra sair da listinha de metas com ‘C’ (note que Companheiro, Casamento ou Criança nunca fizeram parte da lista), vamos mudar de letra. Eu não tenho mais metas, eu tenho tudo que quero: tenho um Abrigo, sou Autora, tenho Amigos e Acesso à rede. Como considero meus personagens reais, posso dizer que tenho um Amante. O que importa se o abrigo é alugado, se eu não sou publicada, se meus amigos estão geograficamente distantes, se o acesso à rede às vezes cai e se o amante é virtual?

Aos quase 34, eu estou dentro do peso ideal indicado pra minha altura (um dos motivos pra não ter um carro na lista de metas), tenho certeza mais que absoluta que não nasci nem pra ser casada, nem pra dividir um teto com ninguém por muito tempo. Continuo amante da música e cantando ‘na noite’ porque ainda não tenho vizinho do lado do escritório. Lembro de colocar água nas plantas, sei cuidar da minha casa e tirar manchas de quase tudo em roupas, nada me convence do valor de arear uma panela (limpar sim, arear não) e declaro profissionalmente que lavar roupa é a melhor terapia já inventada (ainda que “Amélia”, minha máquina de lavar roupa, trabalhe sempre que possível).

Aos quase 34, eu fiz dois cursos de línguas, por causa de CSI e ‘Arquivo X’ destravei meu inglês e ressuscitei meu espanhol, não estou esquecendo meu amado francês por causa de CSI e da própria Medicina e descobri que onde moro dão curso da LIBRAS (linguagem brasileira dos sinais para deficientes auditivos), mas nunca vou lá pra saber dos detalhes. De alguma maneira, minhas cólicas menstruais praticamente desapareceram, a tal depressão está supercompensada, a labirintite e a enxaqueca ameaçam e não me pegam, e minha acne está sob controle (mas isso é mérito meu, mérito profissional, afinal, eu adoro dermatologia).

Aos quase 34 anos, eu me sinto belíssima, desisti de me comparar com quem quer que seja, ainda leio os livros que gostaria de ter escrito, mas sobra pouco tempo pra eles. Hoje, eu leio e releio os livros que eu escrevo. Não faço questão de encontrar antigos conhecidos e nem me lembro quem era a melhor aluna de minha turma. Acho que desisti de sonhar e comecei a viver.




'Her Secret Life', by Jack Vettriano.

sábado, setembro 26, 2009

Hoje é dia de Cosme e Damião

Pra ser bem sincera, eu nunca me lembro dos dias dos santos. O dia de São Lucas é inesquecível porque é Dia do Médico, mas São Lucas não é o Padroeiro dos Médicos. Cosme e Damião são padroeiros de cirurgiões, físicos (aqui significando 'médicos'), farmacêuticos, faculdades de medicina, barbeiros, cabeleireiros e das crianças vítimas de violência. Fui lembrada hoje, graças a uma antiga colega da ED, me envia o 'Evangelho do dia' por email.

Como eu nunca me lembro, eu nunca distribuo os doces. Ando com a oração desses santos na carteira, mas na hora do aperto, eu sempre digo 'Valha-me São Lucas'. Deve ser porque li e reli 'Médico de Homens e de Almas', indicação da diretora da mesma Escola Doméstica onde essa colega estudou. Se houver um livro sobre Cosme e Damião, anônimo leitor, é favor indicar. Eu só conheço 'O santo de cada dia', e dei de presente. Não tenho comigo.

Da Wikipédia:

Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.

Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".

Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.

Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.

Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Email

Queridos,

Cheguei bem (imigracao 5 minutos), estou bem, e Londres continua linda. Nao estou dando noticias direito pq ainda nao me mudei pro flat e estou vivendo de mala (ainda mer sinto turista!), mas esta tudo correndo direitinho. Estou resolvendo as burocracias (CINCO HORAS na fila pra conseguir o registro de residencia quarta-feira), e me divertindo um pouco pq ninguem e de ferro ne? (Guinness!!!)

O show do Coldplay foi perfeito. Dess, vc tem razao, In My Place e a musica. Chris Martin e simpaticissimo no palco, fiquei impressionada. E Wembley e coisa de cinema.

Se cuidem. Saudades. Amo voces.

V


Mal chega e se esquece que acentos existem. Tsc, tsc. Com Geórgia na Inglaterra também, estou vendo que vou ter que tirar um passaporte, isso sim. Será que eu passo em apenas cinco minutos pela Imigração?

quinta-feira, setembro 24, 2009

É hoje!

E... CSI está de volta! Com Jorja Fox no elenco. O que significa Grissom sendo citado. E está confirmado, pros casamenteiros de plantão: Sara e Griss não apenas juntaram as escovas, mas também trocaram alianças. Fotos de divulgação começaram a agitar fóruns, comunidades, Facebook, Orkut e similares nesses meses de espera entre temporadas e finalmente uma promo confirmou o que muitos fãs GSR queriam (eu não fazia questão do casamento formal, mas se aconteceu, que seja). Repare na mão de Sara.



Quem quiser, tem o vídeo de Sara conversando com Catherine sobre ser casada com Grissom também, mas acho que ainda não é agora que WP aparece na temporada. Snif.

Para Vicky

Pra alguém que esteve no show do Coldplay

In My Place

In my place, in my place
Were lines that I couldn't change
I was lost, oh yeah
I was lost, I was lost
Crossed lines I shouldn't have crossed
I was lost, oh yeah

Yeah, how long must you wait for it?
Yeah, how long must you pay for it?
Yeah, how long must you wait for it?
For it

I was scared, I was scared
Tired and underprepared
But I waited for you
If you go, if you go
Then Leave me down here on my own
Then I'll wait for you, yeah

Yeah, how long must you wait for it?
Yeah, how long must you pay for it?
Yeah, how long must you wait for it?
For it, yeah

Sing it please, please, please
Come back and sing to me
To me, me
Come on and sing it out, now, now
Come on and sing it out, to me, me
Come back and sing it.

In my place, in my place
Were lines that I couldn't change
I was lost, oh yeah
Oh Yeah


Porque ela deve estar se sentindo em casa.

***
Do princecristal.blogspot.com

Oração Celta
I

Que jamais, em tempo algum,
o teu coração acalente ódio.
Que o canto da maturidade
jamais asfixie a tua criança interior.
Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
Que as perdas do teu caminho
sejam sempre encaradas como lições de vida.
Que a musica seja tua companheira
de momentos secretos contigo mesmo.
Que os teus momentos de amor contenham a magia
de tua alma eterna em cada beijo.
Que os teus olhos sejam dois sóis
olhando a luz da vida em cada amanhecer.
Que cada dia seja um novo recomeço,
onde tua alma dance na luz.
Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas
de tua passagem em cada coração.
Que em cada amigo o teu coração faça festa,
que celebre o canto da amizade profunda que liga as almas afins.
Que em teus momentos de solidão e cansaço,
esteja sempre presente em teu coração
a lembrança de que tudo passa e se transforma,
quando a alma é grande e generosa.
Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente,
para que tu percebas a ternura invisível,
tocando o centro do teu ser eterno.
Que um suave acalento te acompanhe, na terra ou no espaço,
e por onde quer que o imanente invisível leve o teu viver.
Que o teu coração sinta a presença secreta do inefável!
Que os teus pensamentos e os teus amores,
o teu viver e a tua passagem pela vida,
sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Aquele amor que não se explica, só se sente.
Que esse amor seja o teu acalento secreto,
viajando eternamente no centro do teu ser.
Que este amor transforme os teus dramas em luz,
a tua tristeza em celebração,
e os teus passos cansados
em alegres passos de dança renovadora.
Que jamais,
em tempo algum,
tu esqueças da Presença que está em ti e em todos os seres.
Que o teu viver seja pleno de Paz e Luz!

II

Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente às suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caía de mansinho em seus campos...
E, até que nos encontremos de novo,
Que os Deuses lhe guardem na palma de Suas mãos.

III

Que despertes para o mistério de estar aqui
e compreendas a silenciosa imensidão da tua presença.
Que tenhas alegria e paz no templo dos teus sentidos.
Que recebas grande encorajamento quando novas fronteiras acenam.
Que respondas ao chamado do teu Dom
e encontre a coragem para seguir-lhe o caminho.
Que a chama da raiva te liberte da falsidade.
Que o ardor do coração mantenha a tua presença flamejante
e que a ansiedade jamais te ronde.
Que a tua dignidade exterior
reflita uma dignidade interior da alma.
Que tenhas vagar para celebrar os milagres silenciosos
que não buscam atenção.
Que sejas consolado na simetria secreta da tua alma.
Que sintas cada dia como uma dádiva sagrada
tecida em torno do cerne do assombro.


Porque 'Viviane' é um nome celta.

sábado, setembro 19, 2009

Precisa dizer mais?

Dess,

Cheguei bem, o show do Coldplay foi indescritivel de tao lindo, chove em Londres agora, e estou feliz.

Amor sempre,

Vicky



'Moving On', de Jack Vettriano

terça-feira, setembro 15, 2009

Time of my life

Esse cara foi o primeiro ator de Hollywood que eu fiz questão de aprender o nome. 'Dirty Dancing' foi o primeiro filme com censura que eu assisti, acredite se quiser. Continuo ouvindo (e adorando) a trilha sonora onde, inclusive, ele canta 'She's like the wind'. Eu esperava a notícia há algum tempo e soube ontem, mais de meia-noite (ou seja: hoje). Gosto de cada um dos filmes dele a que assisti e ele ganhou meu respeito de vez por ter trabalhado até o fim. Que descanse em paz, mas na minha opinião, as pessoas só morrem realmente quando deixam de ser lembradas. Pra um grupinho que ainda assiste Dirty Dancing (e sabe as falas de cor, as músicas também), Ghost e outros filmes, Patrick, portanto, continua bem vivo.



The Beast, último trabalho de Swaze.

domingo, setembro 13, 2009

A arte de ter tempo

As pessoas vivem sem tempo. Eu costumava dizer que o dia deveria ter trinta horas, como o Unibanco (eles dizem que estão 24 horas com o cliente, além das seis horas em que a agência fica aberta). Hoje em dia eu sei que o dia tem horas suficientes, assim como muita gente ganha o bastante pra viver. Não todo mundo, mas muita gente não sabe é administrar o tempo ou o dinheiro que tem. Eu tenho essa amiga. Ela é tão ocupada que quando eu vou a Recife pra consulta médica, marco um almoço com ela entre os dois turnos de trabalho dela. Como a consulta é marcada com dois meses ou mais de antecedência, o almoço é igualmente marcado na minha agenda com a mesma antecedência.

Sabe quantas vezes Vicky faltou comigo? Nenhuma. Houve uma época em minha vida em que eu, com posto de saúde, plantão, família, companheiro, cachorro e casa pra cuidar era menos ocupada que Vicky, com um monte de turmas de alunos, aulas particulares, curso de pós-graduação e vida pessoal. Acho até que ela ganhava mais que eu, ela professora de inglês, eu médica. Nunca perguntei. As horas que passamos juntas são muito valiosas pra gente perder tempo falando de quanto ganha. Vicky sempre tem tempo pra mim, seja pra tomar um café demorado ('mas agora eu tenho que ir'), seja pra um almoço de três horas, seja pra ver o penúltimo filme do Harry Potter. Fernanda é outra, ocupada e com tempo. A mãe dela também. Fal, nem se fala. Minha amada e distante Geórgia também. Eu marco meu encontro com Geórgia com um ano ou dois de antecedência, acredita? Mas quando essas pessoas estão comigo, seja pessoalmente, seja pela internet, estão comigo.

Gente ocupada tem tempo porque sabe se organizar. Isso também vale pra dinheiro. Hoje eu ganho bem menos e vivo melhor, em todos os aspectos da minha vida. Todos. Porque aprendi a viver com vagar pra não viver com remorso. Já disse isso aqui? Da vida eu quero levar tudo, menos remorso. Pronto, agora tá dito. Vicky me mandou um texto esse mês, via email. Ela não costuma me mandar textos assim, mas eu indiquei 'De ressaca', do Luís Fernando Veríssimo e ela me devolveu com esse, que aliás, é a cara dela. Se é do LFV (eu fiquei, 'o que é LFV?', quando vi o título do email), não sei, mas alguém havia me enviado isso antes do bug do HD e eu fiquei muito satisfeita em ter novamente. Deve ser dele, porque ele adora comer, adora bater papo com os amigos e o estilo é bem a cara dele (Por vias das dúvidas, se não é, perdoe o autor, e me avise pra eu dar os devidos créditos).

Por isso, eu estou me arrancando do meu interiorzinho pra ir dar um abraço em Vicky antes que ela fique tão ocupada em Londres como Geórgia em Southhampton e eu não possa vê-la novamente. As chances de me ter dentro de um avião pra qualquer lugar são pequenas. Eu viajo em espírito e Vicky sabe o quanto eu ando viajando nos últimos dois meses. Na pior época da minha vida, Vicky teve tempo pra mim (dessa vez, Geórgia não saiu de onde estava e me levou com ela, como fez antes, mas afinal, a Inglaterra não é pertinho como o Rio Grande do Norte, né? Da outra vez, Doda também tinha os compromissos dela, mas me levou pra casa dela pra me fazer companhia. Coisa de irmã de alma). E aí, professora, jantar?



'The British are coming', de Jack Vettriano.

Exigências da vida moderna - Veríssimo


Exigências da vida moderna (quem agüenta tudo isso??)
Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C.

Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.
E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem.
O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra.
Muita, muitíssima fibra.
Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.
E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.
Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia.

E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.
Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.
Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.
Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo.
Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina.
Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução.
Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

Na minha conta são 29 horas por dia.

A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!

Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos e seus pais.
Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher.

Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir.

É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.

E já que vou, levo um jornal...

Tchau....

Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.

Luís Fernando Veríssimo

domingo, setembro 06, 2009

Do diretor de 'Bones', Hart Hanson.

Eu não assisto 'Bones'. Uma não anônima leitora, sim. Fez-me, inclusive, o imenso favor de apresentar a série, mas como eu sou mulher de um amor por vez ainda estou me desapaixonando por 'Arquivo X' (acho que nunca vai acontecer) e adorando CSI (apesar da saída de WP). Acabo de receber um email indicando um texto realmente interessante. Faz parte de uma série de ensaios, em inglês, chamada: 'Por que nós escrevemos'. A autoria é de roteiristas de filmes e séries de TV. Esse é do diretor de Bones.

Muitas das razões dele são também as minhas. Eu quero entender o mundo. Eu quero me entender. Eu tenho em minha vida duas jornadas de trabalho distintas desde que descobri que negar o que sou estava destruindo o que eu ainda podia salvar do que eu estava sendo. Pra continuar numa profissão, tive que acrescentar outra de forma permanente em minha vida. Sempre, sempre, sempre que eu atraso o trabalho de escrita, todo o resto se desorganiza de forma pavorosa. Portanto, eu escrevo porque isso me mantém, literalmente viva.

Sabe, acaba de me ocorrer algo muito interessante. Eu perdi 29 quilos desde dezembro de 2007. Se eu imprimir tudo que escrevi de lá pra cá, talvez seja esse o peso que estava em excesso. Talvez seja por isso que toda vez que eu adio trabalho de escrita, eu engordo.


Eu escrevo porque emagrece. E você, anônimo leitor?

sexta-feira, setembro 04, 2009

Pois é

Deu-me um sono inexplicável e eu apaguei na quarta-feira, dia 2. Acordei às onze da noite. Não vi o JN. Se comentaram por lá, perdi essa. Como foi comentado por Grissom's Girl, fui conferir no Google, porque nem a newsletter do JN informou a novidade: 'Jornal Nacional, modo de fazer', escrito por William Bonner. Claro que eles aproveitaram o aniversário do jornal, como houve 'Jornal Nacional, a notícia faz história' quando o JN fez 35 anos. Aquele, eu ganhei de presente de Natal e devorei em dois dias. Esse, eu vou me dar de presente de aniversário. Não por acaso, eu e Bonner completamos anos no mesmíssimo dia do ano.

A meu ver, é um modo elegante de explicar de forma mais longa as críticas veementes que Bonner recebeu há alguns anos sobre as formas como decide o que vai ao ar no JN. Ora, anônimo leitor, milhões de pessoas assistem ao JN. Gente de todas as idades. Eu tinha onze anos quando comecei a acompanhar aquilo. Tem gente de noventa que ainda assiste. Gente com diferentes graus de instrução. Eles têm que nivelar a informação.

O JN passa na TV aberta. Quem assiste TV por assinatura é gente que tem dinheiro e, sem fazer discriminação, geralmente são pessoas com acesso a mais instrução, embora nem sempre aproveitem a oportunidade pra se instruir. Então, aquilo ali começa a ser montado horas antes. Vão recebendo as notícias e decidindo o que vai ao ar, quanto tempo vão dar pra cada notícia. Muitas vezes, uma reportagem fica pro dia seguinte porque aparece algo mais urgente. É um processo dinâmico e confuso. Em 2005, num encontro com professores universitários, Bonner comentou que pensa no telespectador no JN como um Homer Simpson, que não entende 'notícias complexas'. Explicando: um cara que não tem muito entendimento de política internacional e se interessa mais pelos problemas que afetam seu dia a dia, alguém que precisa que expliquem como o aumento do combustível aumenta o preço da sua cerveja (e Bonner faz isso muito bem, Fátima também). Pra quê? Isso saiu por aí e choveram críticas. Disseram que Bonner não coloca notícias elaboradas, de consequências sutis, porque julga os brasileiros burros, etc, etc. Lá foi Bonner se explicar as declarações numa revista semanal: "Eu, como trabalhador, pai de família protetor, meio Lineu, meio Homer', reconheço humildemente meu fracasso no desafio de ser claro e objetivo para todos os meus interlocutores daquela manhã” (William Bonner, apresentador do Jornal Nacional, explicando-se por ter comparado os telespectadores com o “preguiçoso e limitado" Hommer Simpson. Lineu, personagem da Grande Família. Fonte: Revista Isto É Gente, de 19/12/2005). A saber, esta citação veio da Wikiquote.

Anônimo leitor, eu não sei você, mas quando eu quero saber mais, eu assisto outros jornais e geralmente a notícia não varia de canal pra canal. As agências de notícias na internet, sim, mostram alguma coisa diferente. E de mais a mais, é claro que deve haver um perfil de telespectador! As pessoas que assistem o JN são trabalhadores que terminaram de chegar em casa, gente que ainda está na rua, estudantes (porque o professor mandou ou a novela da sete acabou), mães de famílias (esperando a novela das nove) ou simplesmente porque é a hora em que toda a família se encontra reunida, muitas vezes pela primeira vez no dia. Fica difícil prender a atenção de um público tão diferenciado (ainda mais se estão jantando) se você se dedica a um perfil muito complicado. Pra quem quer um canal de jornalismo mais elevado, existe o G1, que eu infelizmente não posso assinar.

Pra meu entendimento, o JN tá bom. Eu, no máximo, sou a Liza, filha do Hommer Simpson.

quinta-feira, setembro 03, 2009

Aniversário

Ontem foi aniversário da minha escola e do JN. Conheci o Jornal Nacional por causa de minha professora Ivani, de Geografia, na Escola Doméstica de Natal. O JN completou 40 anos ontem e eu o acompanho desde muito antes que William Bonner e Fátima Bernardes se tornassem regulares por lá. A ED tem 95 anos. Devo muito a ambos. Aliás, sempre disse e continuo dizendo: tenho mais lembranças de minha escola que da minha casa. Nada contra minha infância, mas conheço pelo menos outra pessoa que fala assim do colégio onde estudou: Fal Azevedo. Acho que é uma referência e tanto. E de mais a mais, eu terminei o segundo grau com uma profissão, não foi?

Presentinho pra duas instituições pra lá de significativas:


Girassol. Variedade 'Ring of Fire'.

Nós, sonhadores incompreendidos

As pessoas gostam do óbvio. Raramente entendem o que está subentendido. Não procuram sequer se conhecer, que dirá conhecer o que está por trás de tudo. Portanto, quando alguém decide 'abandonar' uma carreira aparentemente bem sucedida, um emprego que vai muito bem, pra seguir o que parece uma loucura sem sentido, esse alguém é criticado pelos outros, seja abertamente, seja pelas costas. Isso vem acontecendo com certa frequência com muitas pessoas significativas em minha vida, incluindo eu mesma. Pessoas que quero bem, que me conhecem, que não me conhecem. Amigos, amigas e pelo menos um alguém que ignora minha exístência.

Quando William Petersen disse que estava saindo de CSI, muita gente entendeu que ele estava querendo descansar. Ele disse que não! Que sentia falta do teatro e realmente, saiu do set e começou a ensaiar pra 'Blackbird' (aliás, thanks, Danie. The play is great!), peça que ganhou prêmio em 2007 de melhor do ano. Começou a ser criticado antes de abrir a cortina na pré-estréia porque o personagem é polêmico. WP ainda fez o favor de comentar que a peça é sobre uma história de amor (bom, um amor um tantinho doentio, mas ele é sarcástico, não entenderam isso). Já estavam sem entender como alguém larga mão de ganhar 600.000 dólares por episódio pra ganhar uma ninharia e desiste de uma audiência de milhões pra menos de mil assentos por noite. Bem, olha aí: 'WP indicado ao Jefferson Award por Blackbird'. Se você não está com paciência, eu resumo. Esse prêmio é o mais importante de teatro na região do Meio-Oeste Americano e WP já ganhou uma vez e foi indicado outra, em 40 anos de palco. Foi indicado novamente, na primeira produção que levou aos palcos depois de sair de CSI como ator regular.

É pra realizar um sonho que Vicky está indo pra Westminster. Isso vale pra Geórgia, Kátia, Grissom's Girl, Fal, Fernanda, eu mesma... Embora sem garantias, nós queremos realizar algum sonho. Se formos bem-sucedidos, se vamos ter um reconhecimento com um Jeff Award, não importa. Alex Furtado, o guru de Vicky, deu um conselho pra aprendiz que vale pra qualquer um que tem certeza que está no caminho certo pra ser feliz sem destruir os outros no processo: 'Você está realizando seu sonho. Não espere que as pessoas entendam'.

E você, anônimo leitor? Quer um Jefferson Award também?