terça-feira, março 30, 2010

Correndo riscos
Por Sandra Maia, em 30.03.10

Tenho abordado ultimamente muitos temas para aqueles que amam demais – aqueles que amam fora da medida e, fazem do seu relacionamento, uma fonte de prazer negativo. Falo pouco realmente para aqueles que amam de menos e, pior, não se deixam amar. Para estes, fica aqui a pergunta que não quer calar: o que falta? Qual a dúvida? O que os impede de correr riscos? O que de fato acontece para que se fechem para o mundo – para o que poderia ser, para o experimentar?

É claro que muitos viemos para viver só. Viver só, felizes, por opção, por escolha, porque assim queremos passar nossos dias. E, nesse sentido, é muito provável que já tenhamos vivido diferentes relações e que estejamos sós no momento por prazer, porque nos faz bem, porque assim desejamos! Vivemos aquele tempo que nos faz avaliar a que viemos, o que queremos ainda experimentar e, também, um tempo para projetar o que vamos fazer daqui para frente – agora, mais sábios, mais maduros, mais experientes…

O problema é que com outros alguns de nós não se dão sequer a chance de experimentar viver uma relação. Não querem correr riscos – amar e se deixar amar. Fazem isso – em muitos casos – por medos infantis. Crenças errôneas – adquiridas na infância – e que os impede de amadurecer emocionalmente. Podem ser grandes profissionais, grandes seres humanos – mas na questão emocional, continuam agindo como se tivessem 7, 8 anos de idade.

Ajuda com naturalidade
E por que escolhem isso para a vida? Por que querem? Não acredito. Mudar uma crença infantil é mesmo para poucos. Há que fazer terapia, buscar ajuda, descolar-se do que não faz bem e, para tanto, não há como se redescobrir sem o outro.

E nesse caso, sim, ajuda profissional pode ser bem vinda e deveria ser encarada com naturalidade. Dessa forma, a possibilidade de ficarmos trancafiados num mundo solitário, achando-nos os mais injustiçados, mal amados, por fim, os piores do universo diminuiria.

Autopunição
Quando agimos dessa forma, nos auto-magoando somos duplamente punidos… Primeiro, pelo próprio ser que maltrata mesmo. Depois, pela sociedade. Sem compreender bem os dilemas que vivemos, arriscamos soluções mirabolantes, a sugestão de riscos fáceis com referências no que se acredita… E isso – infelizmente – não funciona. Simplesmente nos empurra para mais dentro do nosso mundo de desilusões.

Nesse sentido, se a ordem é ajudar a quem precisa, nada melhor do que encaminhar esse companheiro para uma terapia, um trabalho em grupo – algo que o faça compreender que não é o único a sofrer e a trazer consigo para o mundo adulto crenças que fazem mal. Que congelam, paralisam e castigam…

Opção
Viver só por opção é possível. Muitos fizeram essa escolha. E viver só não quer dizer viver sem amor. Esses seres iluminados escolhem muito bem suas almas companheiras que preenchem sua vida, seu coração e sua alma com afeto, amizade, respeito e consideração e, com freqüência, retribuem à sociedade com o mesmo carinho.

Viver só, porque se sente vitimizado, inferiorizado, infeliz, etc, etc não faz bem. E pior: nos coloca em um círculo vicioso, que faz com que essa escolha não tenha começo, meio e fim. Condenamo-nos a viver da forma como não queremos ou aceitamos porque não sabemos fazer de outra forma. Então, o melhor a fazer nesses casos é exercitar a humildade e buscar apoio de quem realmente entende de comportamento.

A escolha como sempre – para o bem ou o mal – é sempre nossa…

(Sandra Maia é colunista do Yahoo! Brasil. Os grifos são meus)

Pra alegrar o coração.


Chicago

Taí uma coisa que eu nunca havia pensado: táxi aquático. A foto é cortesia do Hart Hanson.

(By the way, povo mais sem respeito! Hart Hanson está danado da vida (com razão): o 'Hollywood News' contou tudo sobre o 100o episódio de Bones. Que coisa!)

segunda-feira, março 29, 2010

Esperança

VACINA CONTRA AIDS ENTRA EM NOVA ETAPA NA UFPE

Quase 800 portadores do HIV na África, Europa e no Brasil passaram por testes clínicos com a vacina contra a aids desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A terapia, em estudos desde 2001, reduziu a quase zero a carga viral em 50% dos indivíduos do grupo, resultado semelhante ao ensaio feito com 18 pernambucanos em 2004. Com o êxito, obtido há dois meses, o Laboratório de Imunopatologia Keiso Asami (Lika), da UFPE, já iniciou a segunda fase da pesquisa, prevista para três anos. O objetivo, agora, é atingir 100% de eficácia. Recife será o centro nacional de produção da vacina terapêutica – que não previne a doença, porém pretende dar maior qualidade de vida aos infectados. Dos 18 pacientes do Estado que se submeteram ao tratamento, oito responderam positivamente, e alguns chegaram a passar três anos sem precisar tomar o coquetel antirretroviral. Fonte: JC (26.03.10)

domingo, março 28, 2010

Trilha da última semana

Up Where We Belong

Joe Cocker

Who knows what tomorrow brings
In a world, few hearts survive
All I know is the way I feel
When it's real, I keep it alive

The road is long,
there are mountains in our way
But we climb a step every day

CHORUS:
Love lift us up where we belong
Where the eagles cry on a mountain high
Love lift us up where we belong
Far from the world we know,
up where the clear winds blow


Some hang on to "used to be"
Live their lives, looking behind
All we have is here and now
All our life, out there to find


The road is long,
there are mountains in our way,
But we climb them a step every day

CHORUS

Time goes by
No time to cry
Life's you and I
Alive, today





'Back where you belong', by Jack Vettriano

Confissão

Semana Santa chegando. Isso me lembra que é época de confissão. Se eu contar quantas vezes me confessei, sobram dedos de uma mão. Não acredito em confissão comunitária, mas creio em arrependimento sincero. Não comungo há anos e anos. Mas um dos grandes pecados dos últimos tempos foi me esquecer de acessar o Drops da Fal. Sim, porque Fal é uma das provas da existência de Deus.

Deve ser por isso que engordei quase quatro quilos num mês. Olha o que dá pecar. Estou sendo castigada.

Recomeçou 24 horas. Adoro essa série. Não entendo 90% do que se passa. São homens suados e estranhos, correndo para lá e para cá durante uma hora (em momento NENHUM eles recarregam o celular... sei que cada episódio retrata só uma hora da vida do cara, a Cris Carriconde teve a delicadeza de me explicar isso, porque eu, palavra de honra, não tinha entendido, mas se você ficar com o celular ligado o dia TODO a bateria acaba antes do dia). Eles estão envolvidos em operações de nomes esquisitos como "Cavalo Alado", "Monte Flamenjante", "Jupira Escarlate", "Urso Depilado", sei lá. Repito não entendo nada, não sei do eles estão falando, a tela está quase sempre dividida e tela divida é a morte pruma pessoa lenta como eu, não atino nada daquilo, mas a hora, a minha e a do Jack Bauer, passa num suspiro. E as minhas horas tem levado tempo demais pra passar nesses dias.
*
A tranquilidade das pessoas me encanta. E não, eu não estou sendo irônica. O cara te dá uma facada certeira e pouquíssimo tempo depois, te encontra, te abraça, liga pra saber como vc está, manda beijos, bate os papos mais casuais, sem mencionar absolutamente nada do que se passou. Cicatriz? Qual? Mas então, discutindo cintura império com a camarada Renata, pensando com ela o quanto mudam nosso olhar, nossos padrões, como mudamos todos, sou capaz até mesmo de sorrir. Dar as costas jamais, não fico sozinha na mesma sala com criatura tão hábil no uso de armas brancas nunca mais na vida, mas sorrir? Tudo bem. Tou craque em sorrir.
*
Voltando ao Jack Bauer, incrível como a aventura o persegue. Amo. Ele ia só fzer a mala e voltar para Los Angeles, praa brincar de vovozinho com a neta e levar uma vidinha de segurança de xópim e, pimba, os mais perigosos assassinos/ saqueadores/ facínoras/ legendários pokemons/ agentes federais/ informantes/ esquilos sem grilo/ colunistas sociais/ terroristas/ bucaneiros/ psicopatas/ Ultrasevens/ serial killers/ aqualoucos/ atiradores/ milicos/ intestinos preguiçosos/ carimbadores malucos/ estrategistas governamentais/ Harrys Potters/ punguistas/ lanceiros (oi Paulo Vanzolini)/ cientistas malucos/ super mouses/ harpics max/ tocadores de oboé/ farmaceuticos foras-da-lei/ piratas da perna de pau/ Robertis Gorens/ bookmakers / teletubies desabam sobre a vida dele e começa mór correria. Adouro.


Peraí, o Jack andou brigando com O Harry Potter? Putz! Tá mesmo na hora de acabar '24 horas'. Antes que a audiência caia a zero.

sábado, março 27, 2010

Pra mulheres especiais

Pra Fê e Naná






Pra Doda e Grissom's Girl





Pra Vicky (de quem não sei qual a flor predileta)


Pra Gi


Pra outra Gi


Pra Mai


Pra Carol


Pra Danie

sexta-feira, março 26, 2010

Dá pra acreditar?

Frequentemente, recebo emails como esse, entitulado 'Curso Intensivo de Lipoaspiração'. Eu sei que 'O curso é destinado a médicos com formação em especialidade cirúrgica'e que a aula prática 'será para grupos de apenas 10 médicos', mas...

É por isso que eu resolvi não fazer a especialização em Dermatologia. Três dias por mês, durante dois anos, me pareceu pouco e depois de saber que, embora 'reconhecido pelo MEC', o tal curso não é reconhecido pela Sociedade Pernambucana de Dermatologia, deixei pra lá. Existem áreas em Medicina que exigem muita, muita prática. Pra fazer mal-feito, melhor não fazer.

'Duração de três dias sendo os dois primeiros de aulas teóricas, e o terceiro dia de demonstração prática'.

Pelo menos, o remetente é 'Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética'. Ainda assim... Putz!

PS: se fosse um 'curso de atualização em lipoaspiração', tudo bem. Mas intensivo? Brrr.

domingo, março 21, 2010

Saudade

De repente, bateu uma saudade de Doda...



(O interessante é que as flores prediletas de Grissom's Girl também são tulipas. Eu acabo com mais fotos de tulipas que de lírios no meu HD)

sábado, março 20, 2010

Um botão auto-clean

Dia desses, eu estava relendo ‘Meu pescoço é um horror’, onde Norah Ephron admite que não entende como algumas mulheres gastam tanto tempo lavando os cabelos. Como ela não os lava diariamente, deve ser por isso que teve tempo pra escrever tantos roteiros legais. Infelizmente, pra mim, meus cabelos oleosos e a estrada poeirenta pro trabalho me fazem perder um tempo enorme lavando-os. Só lavando, nada de secar. Não sou adepta de secador ou chapinha, ou perderia ainda mais tempo na vida. Aproveito o tempo em que lavo os cabelos pra organizar mentalmente a lista do supermercado e ponderar sobre questões metafísicas. Logo, lavar o cabelo não é de todo um tempo perdido.

Mas, tenha você muito ou pouco cabelo, há algo impossível de se escapar: faxina. Por mais dinheiro que você tenha na vida, sempre haverá alguma parte de sua vida que só você pode arrumar. Como a grande maioria não tem tanto dinheiro, ainda sobra a tediosa tarefa de tirar o pó, lavar, secar, lustrar, encerar e colocar no lugar, apenas pra, quando você termina, ter que começar tudo de novo. Eu não tenho nada, a princípio, contra manter a casa em ordem. É até um modo de usar o que aprendi no meu curso técnico. O problema é fazer o mesmo serviço, vezes sem conta, mesmo não tendo bagunçado nada. Pode-se argumentar que fazer faxina também permite a meditação, mas eu passo.

Um dos principais motivos de eu gostar tanto de morar sozinha é que, onde coloco um objeto, ele permanece. Não há nada mais irritante que arrumar uma casa e encontrá-la bagunçada, além de suja. Isso multiplica o trabalho ao infinito. É compreensível que, se você cozinha, terá louça pra lavar. Toda semana haverá roupa pra lavar, é inevitável. Mas eu adoro chegar em casa e ver que está tudo na mais perfeita ordem, ou quase. Os livros estão onde devem estar, minha sala de visitas está sempre arrumada, o mesmo pra sala de jantar. O que me leva a pensar no tal botão auto-clean.

Quando essa história de eletrodoméstico auto-limpante apareceu, o sonho de toda dona de casa era ter um forno daqueles. Limpar forno equivale a arear todas as panelas da casa e passar a semana com as unhas encardidas, se você não se rende ao uso das luvas. Geladeira frost-free foi outro marco, pra quem detesta a bagunça que fica a cozinha no dia de limpar o refrigerador. Depois apareceu o liquidificador com botão de limpeza, mas aí já era palhaçada.

Eu sempre fui adepta a diminuir o esforço no quesito ‘faxina’. Não que eu queira a casa imunda, mas dá um desânimo imenso varrer o terraço e no dia seguinte encontrá-lo cheio de poeira que não foi você (nem ninguém) que trouxe. Eu tenho dezenas de livros e filmes. Isso significa uma trabalheira sem fim por causa da poeira. Seria o máximo se inventassem algo pra impedir a poeira de entrar nas casas. Alérgicos de todo o mundo respirariam aliviados, os consultórios dos otorrinos e pneumologistas ficariam menos sobrecarregados e eu teria mais tempo pra tudo, além de me animar a fazer as unhas regularmente. Quem faz faxina e consegue manter as unhas impecáveis? Eu não.

Pensando bem, não é má idéia se a gente também tivesse um botão auto-clean.

sexta-feira, março 19, 2010

Ah, Martha...

E se tivesse sido diferente?

Martha Medeiros

Quem leu o perturbador “Precisamos falar sobre Kevin” sabe que sua autora, Lionel Shriver, é craque em esmiuçar as razões psicológicas que motivam todos os nossos atos, mesmo os mais tolos, e em demonstrar o quanto esses atos geram consequências previsíveis e imprevisíveis. Em seu novo livro, “O mundo pós-aniversário”, ela conta a história de Irina, uma mulher instalada num sólido casamento de dez anos, que um dia sente um incontrolável desejo de beijar outro homem.

Pra complicar, esse homem é um amigo do casal. A partir daí, a autora desmembra o livro em duas histórias que correm paralelas: a vida de Irina caso consumasse seu impulso erótico e a vida de Irina caso reprimisse seu desejo. A autora poderia ter se contentado em escrever sobre o poder transformador de um primeiro beijo em alguém, mas foi mais inteligente e abordou também o poder transformador de mantermos tudo como está. É comum pensarmos que, ao ficarmos parados no mesmo lugar, sem agir, sem mudar nada, estamos assegurando um destino tranquilo. Engessados na mesma situação, é como se estivéssemos protegidos de qualquer ossível ebulição que nos inquiete.

Sssshh. Quietos.

Ninguém se mexe pra não acordar o demônio.

Não deixa de ser uma estratégia, mas falta combinar com o resto da população. As pessoas que nos cercam sempre interferirão no nosso destino. Se dermos uma guinada brusca ou permanecermos na rotina, tanto faz: o mundo se encarregará de trocar as peças de lugar nesse imenso tabuleiro chamado dia a dia.

Ao fazer algo socialmente condenável (como ser casada e dar um beijo em outro homem, pra dar o exemplo do livro), tudo poderá acontecer — inclusive nada. Você poderá se apaixonar, abandonar seu marido e viver uma tórrida história de amor, e essa história de amor se revelar uma furada e você se arrepender, e tentar reatar com seu marido, que a essa altura já estará apaixonado pela vizinha. Ou você beijará e, em vez de iniciar um romance tórrido, voltará pra casa bocejando e nada, nadinha será alterado.

Foi só uma pequena estupidez momentânea e sem consequências. Mas das consequências de continuar viva você não escapa.

Esse 2010 promete ser bom: ano do tigre no horóscopo chinês, ano de vênus no horóscopo ocidental. Quem entende do assunto diz que teremos um aquecimento global do tipo que ninguém tem nada contra. Emoções
calientes.

Mas adianta fazer planos? Seja qual for o caminho que optarmos seguir, haverá altos e baixos. E isso é tudo. Se fizermos uma auditoria em nossas vidas, em algum momento questionaremos: — E se eu tivesse feito diferente? O diferente teria sido melhor e teria sido pior.

Então o jeito é curtir nossas escolhas e abandoná-las quando for preciso, mexer e remexer na nossa trajetória, alegrar-se e sofrer, acreditar e descrer, que lá adiante tudo se justificará, tudo dará certo. Algumas vidas até podem ser tristes, outras são desperdiçadas, mas, num sentido mais absoluto, não existe vida errada.


(REVISTA O GLOBO - 28/02/2010)

quinta-feira, março 18, 2010

Aliás...

Que ciência avançada é essa que cria vacina da H1N1 em tempo recorde e não coloca um botão 'auto-clean' na minha casa?

quarta-feira, março 17, 2010

St Patrick's Day

Concordo com Expe: 'Não sei quem disse aqui que brasileiro comemorando St. Patrick's Day é meio que como inglês comemorando o feriado de Zumbi, ou de Tiradentes'. No entanto, depois de anos convivendo com culturas influenciadas pelos irlandeses, estou aqui pensando em trocar de camisola. Onde será que está meu babydoll verde?

É de praxe usar uma peça de roupa na cor verde, no dia de São Patrício. E a cor do trevo de quatro folhas, símbolo da Irlanda, país onde São Patrício é o santo padroeiro. Esse santo levou a Irlanda a se tornar um país cristão (embora continuem acreditando em duendes) e em muitos lugares, hoje é feriado.

Agora à noite, me diverti com Stephen Fry (ou seu alter ego, 'MrsStephenFry')fazendo piada ('In honour of St Patrick's Day, for tonight's dinner I'm serving Halva Thins in Guacamole'), Nia Vardalos ('Got nothing green to wear for St Patrick's Day. May wedge spinach between my teeth and smile a lot.') e Vicky ('Comemorando o St. Patrick's Day com estilo: vou sair com a meia-calca verde que ganhei de aniversario da minha amiga Victoria'). Se eu tivesse me tocado que era dia de São Patrício, teria usado algo verde, mas no fim das contas minha máxima manifestação 'verde' foi meu prato de salada, na hora do almoço.

Independente do motivo da data, acho que o melhor comentário foi o de Dustin Lee Abraham, que assina um episódio de CSI com meu querido David Rambo, filmado essa semana: 'I'm not a very festive person. The only thing green I have on is the scent of what I plan on inhaling later.'

(HAHAHAHAHAHA. Dustin inalando a fumaça de algo verde, sei... Vivo de planos e hipóteses. E ajo de vez em quando. Comecei meu curso de crônicas, no 'Terapia da Palavra'. E coloquei vodca na limonada. Tá de bom tamanho)

quinta-feira, março 11, 2010

Eu disse que não acabou

Alagoas registra primeira morte por nova gripe no estado neste ano

Homem de 30 anos era obeso e tinha diabetes e hipertensão. Estado tem seis casos suspeitos da doença, diz Secretaria da Saúde.

Do G1, em São Paulo


A Secretaria Estadual da Saúde de Alagoas confirmou, nesta quinta-feira (11), o primeiro óbito, neste ano, causado pela nova gripe no estado. De acordo com a Secretaria, a vítima é um homem de 30 anos. Ele era obeso e tinha diabetes e hipertensão.

Ainda segundo a Secretaria, o homem estava internado desde 27 de fevereiro e morreu em 7 de março. Ele teria contraído o vírus da nova gripe em Maceió, onde morava. Os parentes que tiveram contato com a vítima já foram imunizados e estão sendo monitorados.

Alagoas tem seis casos suspeitos de nova gripe, que estão sob investigação. Cinco pessoas, entre elas quatro gestantes, estão internadas. Uma grávida está em estado grave.

Daqui

Eu indico

Sabe aqueles relacionamentos que a gente acompanha e se pergunta:
- ‘O que esse(a) homem/mulher está fazendo? Porque ele(a) que não larga/aceita fulano(a)?’
- ‘Eu nunca teria um (a) marido/mulher assim!’
- ‘Prefiro a solidão a uma situação como essa!’
Sabe quando depois de muito tempo (ou nunca) a gente entende que tinha de ser daquele jeito, que aquela era a história deles e não a sua?

Essa é uma de minhas listas de filmes sobre o tema:

Clássico/Obrigatório

A insustentável leveza do ser (The Unbearable Lightness of Being), com Daniel Day Lewis e Juliette Binoche. BAFTA (1989) de melhor roteiro adaptado, Independent Spirit Awards (1989) de melhor fotografia. Indicado ao Oscar (1989) de melhor fotografia (Sven Nykvist) e melhor roteiro adaptado. Indicado ao Globo de Ouro (1989) de melhor filme de cinema - drama - e melhor atuação de atriz coadjuvante em cinema (Lena Olin).

Uma excelente adaptação do livro homônimo de Milan Kundera, é uma oportunidade de ver dois jovens atores (que marcariam a década seguinte) interpretando dois dos personagens mais fascinantes que já conheci. Com o cenário político como fundo, a história explora as sutilezas do relacionamento entre Tomas e Tereza, e o modo como cada um vê o amor e o sexo. Um conto inesquecível sobre a complexidade das relações humanas, que merece ser explorado na obra que inspirou o filme.

Pra ver e rever

A razão do meu afeto (The Object of my Affection), com Paul Rudd e Jennifer Aniston.

Tirando a questão hetero/homossexual do debate, imagine uma amizade perfeita. Imagine que um se apaixona pelo outro, e saiba que esse amor nunca será correspondido. É assim que começa essa comédia romântica ambientada em NY que, por alguma razão roubou meu coração. Não é o melhor roteiro do mundo (baseado no livro homônimo de Stephen McCauley, que eu nunca li), a trilha sonora é legal, a direção de arte também, mas há algo nos personagens (não apenas nos personagens principais) que me faz pensar que os conheço de algum lugar. Ainda que não se torne um de seus filmes prediletos, vale como diversão.

Indicações pessoais

Lado a lado (Stepmom), com Susan Sarandon, Ed Harris e Julia Roberts.

Esse foi um daqueles filmes que eu fui assistir porque é impossível resistir a Julia, Susan e Harris numa única história. Pra quem já acompanhou uma separação e a reconstrução de vida de uma das partes, o filme tem momentos agridoces, sem contar que conta muito mais que a adaptação de uma nova pessoa no universo da antiga família. Susan e Julia reconheceram que o dia-a-dia das filmagens era tenso, porque o relacionamento entre Isabel e Jackie não é nada fácil. Destaque para a direção de arte e fotografia, e pra atuação de Jena Malone e Liam Aiken.

Geniais

Paraíso das Ilusões (Kiss the Sky), com William Petersen e Gary Cole.

Na primeira vez que eu assisti Kiss the Sky, assim que os créditos começaram a rolar, eu escrevi um email a quem havia me dado o DVD de presente. Começava com 'Esqueça William Petersen, o filme é demais!'. O que torna essa história genial são os diálogos. Alguns críticos comentam que é um dos filmes que melhor retrataram o universo e o modo de pensar masculino. A fotografia é boa, a atuação de todos não é nada mal (Terence Stamp está ótimo) e por mais surreal que tudo pareça, muitas pessoas vão se identificar com o sentimento de angústia e despersonalização vivido por Jeff e Marty no início do filme (e apoiar parte das decisões deles pra sair disso). Destaque pra cena inicial, onde os dois discutem os prós e contras dos antidepressivos da moda.

Valem a pena

O poder do amor
(Something to talk about), com Julia Roberts e Denis Quaid.

Essa foi minha primeira decepção de filme com Julia Roberts. O filme em si é um daqueles que a gente indica dizendo 'é, se não tiver nada melhor pra fazer...', mas mostra a reação inesperada de uma mulher toda certinha às voltas com o marido namorador. Nunca esqueci a cena da reunião de mães na escola, em que ela diz algo como: 'Só mais uma coisa: quem mais aqui dormiu com meu marido?'

quarta-feira, março 10, 2010

Curtas do twitter

De Vicky: 'COMO ASSIM VOCE NAO CONHECE O A-HA????????'

(quando eu digo que não sei o que faço aqui, ninguém entende...)

Eu: 'Eu sei que o A-ha era uma banda famosa na minha juventude, mas não sou capaz de ouvir algo e saber que é deles, entendeu?'

***

Posso matar Hart Hanson? O cara trabalha com David Boreanaz, visita Chicago e ainda fica postando fotos da cidade pra gente morrer de inveja. Droga!


Rio Chicago

(sonho em conhecer esse rio desde meus seis anos de idade!)

***

Alguém topa ver Amy Morton ao vivo em 'Quem tem medo de Virginia Woolf?'? Eu sempre quis assistir a essa peça. Snif.

***

Será que o alardeado sorvete de iogurte com lichias do Tio Bonner diminui esse calor AB-SUR-DO?

(preciso provar lichia, pelo menos. Como será?)

***
Curso de Crônicas no 'Terapia da Palavra': inscrição feita. Yes!

segunda-feira, março 08, 2010

Acabou? Que nada!

Só porque a gripe pandêmica/gripe A não está na primeira página dos jornais, não significa que ela acabou. O Jornal do Commércio publicou uma entrevista com um dos melhores médicos de PE recentemente, falando sobre o assunto.

Fique atento para as datas de vacinação, se você se enquadra nos critérios de indicação pra imunização contra H1N1, e por favor:

1) Vá na data indicada: essa vai ser a campanha de vacinação mais complicada que o Ministério da Saúde já enfrentou. Se você deixar passar a semana correta, vai perder sua vacina!

2) Não fique insistindo pra tomar a vacina se você não se enquadra nos critérios: essa é uma orientação do Ministério. É uma questão de bom-senso. A vacina é cara e não existe em quantidade suficiente pra toda a população. Fomos orientados a não ceder doses como 'um favor' e avisados que devemos prestar contas de cada dose administrada. Em meu PSF, vamos anotar nome, data de nascimento e critério pra administração, pro caso de fiscalização.

3)Entenda que os grupos selecionados pra receber a vacina contra H1N1 têm maior chance de complicações (até o óbito), e devem ser privilegiados: A única exceção será pros profissionais de saúde, incluindo motoristas de ambulâncias, porque esse grupo tem grande contato com a população e pode contaminar muita gente. Sem falar que um profissional de saúde doente deixa de socorrer muita gente com H1N1.

Esse raciocínio sobre os profissionais de saúde foi utilizado quando a vacinação contra Hepatite B começou no SUS. Da mesma forma que a vacina contra pneumonia só é fornecida pelo SUS pra determinados grupos, também é assim pra gripe sazonal e a gripe pandêmica. Um idoso tem mais chances de morrer se tiver gripe comum que uma pessoa jovem, daí todo ano o Governo oferecer a vacina.

Calendário de Vacinação contra H1N1:

• Dia 08 de Março a 19 de Março – Profissionais de Saúde (incluindo motoristas e faxineiros de serviços de saúde) e Indígenas
• Dia 22 de Março a 21 de Maio – Gestantes (quem engravidar até o fim da campanha pode ser vacinada em qualquer dia, enquanto houver vacina. Pra gestantes, a vacina é diferente. Não esconda a suspeita de gravidez pra quem estiver aplicando a vacina).
• Dia 22 de Março a 02 de Abril – Crianças de 06 meses a 02 anos e Doentes Crônicos, exceto idosos.
(crianças devem receber meia dose da vacina e, depois de 21 dias, poderão tomar a outra meia dose. Não perca a segunda dose!).
• Dia 05 de Abril a 23 de Abril – Jovens de 20 a 29 anos.
• Dia 24 de Abril a 07 de Maio – Idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas
(não são todos os idosos! Só quem tem mais de 60 anos e tem uma doença crônica. Essas pessoas podem tomar a vacina pra Gripe Sazonal no mesmo dia)
• Dia 10 de Maio a 21 de Maio – Pessoas de 30 a 39 anos.

Os 'doentes crônicos' mencionados, pra fins de vacinação pra H1N1, são pessoas com os seguintes problemas:
• Obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
• Asmáticos (formas graves);
• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
• Diabetes mellitus;
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
• Doença hematológica (hemoglobinopatias);
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular)

Cinema

Pra quem não perdeu tempo com a cerimônia mais entediante da história do Oscar, aqui estão os ganhadores desse ano. Repassando o comentário de Fernanda: Do Terra: "Em 8 de março, dia Internacional da Mulher, uma mulher leva o Oscar de melhor direção. O ex, James Cameron, ficou a ver navios."

domingo, março 07, 2010

Solidão

Alguém me explica o que é que eu continuo fazendo aqui?

Eu falo de coisas que ninguém à minha volta entende, ou se importa. Falo de gente que ninguém conhece, prefere ignorar, ou simplesmente não suporta. Ouço músicas que quem passa os dias comigo, sequer ouviu falar. Me emociono com textos que a maioria nunca leu.

Passei a vida querendo fugir de casa, sabendo exatamente o que levar na bagagem, seguindo o princípio do Tao de saber o que é o bastante, pra sempre ter o bastante. No momento, eu preciso de três ou quatro caixas pros meus livros. Dispenso a coleção de revistas do Batman. Quem quiser, que leve os livros de Medicina.

Ah, eu leio. Não tão compulsivamente quanto a alguns anos, nem tão indiscriminadamente, mas continuo achando que ler é a melhor coisa do mundo. A melhor, sem discussão. Nada mais me transporta a outros mundos dessa forma, embora o cinema e o teatro cheguem perto, mas pra isso eu preciso de mais gente além do autor. Leitura é o melhor custo/benefício em matéria de viagem, com riscos mínimos.

Eu assisto programas de TV que raramente posso discutir, gosto de assuntos que quase nunca posso aprofundar. Passei a criar mundos e pessoas pra poder partilhar tudo isso. Amo desesperadamente gente que ninguém mais conhece. Fico rindo na madrugada, de coisas que os outros não entendem. Descobri que quando assumi minha esquisitice, comecei a ser verdadeiramente feliz. E finalmente cheguei à conclusão que meu maior dilema nos dias finais será que histórias irei rememorar, se me for dado tempo pra isso.

Quem sabe na próxima vida, eu consiga achar meu lugar.

Porque deu saudade de Bruna

Geral

Fico me perguntando o que é que adianta
o que altera, o que é que acontece
cadê que tem, cadê que tem, tem nada
como se ainda alguma coisa resolvesse
e a coisa toda não tivesse tão errada

ficam me perguntando do meu tempo
sou de uma geração acostumada
a esse clima, essa pressão
esse entretenimento
essa espera feroz, essa
expectativa estancada

sou de uma geração que fala baixo
que sai de baixo quando a coisa vem pesada
e por desforra parte pro deboche
pro esculacho, pra poder se segurar

sou da geração do cochicho
já avisada pra não fazer comício
agitação. A não dar na vista
nenhuma confusão, nenhum indício
nenhum sinal particular
nenhuma pista

de preferência alguém que não resista
à ordem, que não implique, não provoque
não ouse nenhum tipo de ameaça
que não afronte, não enfrente, não invoque
qualquer coisa que se faça

sou dessa geração que se derrama
de nostalgia do roque.

sexta-feira, março 05, 2010

Eu indico

Existe uma idéia preconcebida de que a vida de uma pessoa acaba quando ela desenvolve uma doença grave e incurável. No entanto, esse momento pode ser o início real da vida. 'O irônico é que pra fazer o trabalho de minha vida tive de me aposentar do meu emprego do dia a dia', comenta o ator Michael J. Fox.
No seu segundo livro, ele descreve como é viver com a Doença de Parkinson, e ao ler a introdução, você não quer mais parar de ler. Por isso, fiquei muito satisfeita ao ler essa notícia há pouco, no site da CBS:

'Michael J. Fox to be Named Honorary Doctor

Actor Will Be Given an Hononary Medical Degree from Sweden for His Work to Raise Funds and Awareness for Parkinson's Disease

Sweden's Karolinska institute says it will give an honorary degree of medicine to Canadian-American actor Michael J. Fox for his work to raise funds and awareness for Parkinson's disease.

The institute, which awards the annual Nobel Prize in medicine, says the Michael J. Fox Foundation for Parkinson's Research has given more than $175 million to research aimed at developing drugs against the disease since 2000.

Fox was diagnosed with Parkinson's in 1991. The disease is a progressive neurological condition that impairs the motor skills.

Karolinska says Fox will receive the doctorate in a ceremony in New York on Friday.'

Leitura leve, divertida, nada piegas ou deprimente. Indico veementemente:

Questão fundamental

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? E por que as cores dos batons e esmaltes que a gente usa param de ser fabricadas?



'Only the deepest red II', by Jack Vettriano.

quinta-feira, março 04, 2010

Como diria o @realwbonner: Putz!

Semana passada, descobri por acaso que todos os médicos do PSF no município onde trabalho, só vão três dias na semana. Em teoria, o PSF deveria funcionar o dia inteiro, ou seja: 40 horas semanais. Devido à dificuldade de médicos no interior, muitas cidades começaram a aceitar que os médicos fossem quatro dias ao PSF e no quinto dia, o profissional ficaria na emergência da cidade. Seria um bom acordo pra ambos (o médico ganha mais, o município não precisa procurar mais um profissional pro hospital), mas a classe abusa. Tornou-se comum não encontrar o médico no posto de saúde. Muitos chegam tarde, atendem rápido e mal, e se mandam depois do último paciente. Chega-se ao absurdo de ter médico dando plantão em outro município no mesmo dia em que atende no PSF!

Como médica de zona rural, não posso dar oito horas diárias simplesmente porque não há transporte para a área, exceto o dispinibilizado pela prefeitura. Chego às oito em ponto no município, enfrento mais vinte ou trinta minutos de estrada e nunca passo menos de seis horas atendendo. Só almoço depois do último paciente, e raramente saio antes de duas e meia da tarde. Não há diferença de carga horária entre odontóloga, enfermeira ou médica em meu posto. Se eu falto por algum motivo, cubro a falta no meu dia extra, uma vez que não dou plantão.

Além do calor absurdo que vem fazendo, a estrada está em obras há meses, o que significa um adicional de poeira por todo lado. Então, numa reunião sobre produção, descobri esse detalhe dos três dias. Se eu me importo? Não. Isso é problema da secretaria de saúde, não meu. Se fui contratada pra quatro dias por semana, seis horas por dia, eu cumpro minha parte. Eu sei que um PSF de verdade deve funcionar os cinco dias e adoraria trabalhar assim, mas mesmo que eu quisesse ir, não há transporte regular no meu dia de folga. Os outros 'colegas' vão no próprio carro com o intuito de se mandarem quando quiserem. Quando eu tinha carro, ia no meu pra chegar cedo.

Então, eu enfrento calor, poeira por todo lado, mais calor, nada de chuva e eu sou a única da minha categoria no município que dá toda a carga horária. E hoje, descubro que os outros médicos acham que eu ganho mais que eles porque trabalho 'um dia a mais'. Pra falar a verdade, eu bem que merecia, mas me daria por satisfeita se o pagamento fosse proporcional ao número de horas trabalhado, ou à produção. Acho que num instante esse povo ia aprender a cumprir o contrato.

quarta-feira, março 03, 2010

Merecido prêmio pra um William

Por alguma razão, eu adoro o nome 'William'. O significado talvez explique por que tantas pessoas cujo trabalho eu admiro tenham sido batizadas com o mesmo prenome. Por exemplo: sou fã de William Bonner há tanto tempo, que ele nem namorava Fátima Bernardes na época. Hoje em dia, todo mundo tem acesso à maioria das celebridades por causa da internet, globalização, etc. Eu acompanho o trabalho de Bonner desde o Fantástico, passando pelo Jornal da Globo (onde ele conheceu Fátima), como editor-chefe do Jornal Hoje (ele revolucionou o noticiário, deu uma cara própria ao 'Hoje', direcionou para um público específico) e depois do JN.

Foi com muita alegria que eu soube (obrigada, Vicky) que é possível 'seguir' William Bonner no Twitter. Eu era cadastrada ali, mas nunca havia entrado. Portanto, Bonner me colocou pra tuitar. É absurdamente divertido 'seguir' certas pessoas, mas a gente fica esperando 'o tio' (como ele é carinhosamente chamado pela 'sobrinhada') postar. Tem dia que ele posta até durante a apresentação do JN e pra quem (como eu), não apenas dá 'boa noite' pros apresentadores, mas também comenta as notícias com eles (é no que dá morar sozinha, você fala com a TV), se torna engraçado quando o âncora comenta as notícias online.

Bonner acaba de ganhar o Shorty Awards, um espécie de Oscar do Twitter, cuja votação é feita pelo público. Eu nem sabia disso, ou teria votado também. Impossibilitado de ir a NY para a premiação, ele foi representado por Rodrigo Bocardi, correspondente da Globo. O discurso de agradecimento (com 140 caracteres, o máximo pra um post do Twitter), define o motivo pra todos os fãs desse profissional sério e ao mesmo tempo, 'um cara legal':
'I hardly ever use TT 4 work, but 4 fun. Actually, to keep'n touch with fans & non-fans. And 4 proving I'm a strictly-almost-normal-guy. TKS!'

O JN, inclusive, postou uma entrevista com Bonner, com mais de 140 caracteres, incluindo uma entrevista.

(Por uma incrível coincidência, eu e Bonner fazemos aniversário no mesmo dia. Ah, os astros...)