quarta-feira, junho 30, 2010

Pra esquecer da mudança



RT suboatto 'tiiiio @realwbonner a tia Fátima está em segundo nos TT mundiais!!! isso é poder! só perde pra Harry Potter pq... bom, é Harry Potter ;)'

RT mariliafal7 'Fatima Bernardes e @realwbonner são o único casal que tem 190 milhões de pessoas segurando vela pro namoro à distância deles. E o gorro? ;)'

Vale a pena esperar quatro anos pra ver aqueles dois namorando à distância. Quer dizer, Bonner babando na bancada do JN e Fátima tentando não rir da cara de bobo dele.

Será que a gente não podia clonar o Bonner? :)

E como tem gaiato pra tudo, 'Bernardes' é o segundo tópico mundial no Twitter...

RT Sol Corrêa sunpieces: 'Fátima Bernardes is an amazonian animal who is dying of "bernardes", a disease caused by pollution.'

RT thiego thiego0800: 'Fátima Bernardes e @realwbonner devem ser o único casal brasileiro onde o pai fica em casa enquanto a mãe vai pros jogos de futebol.kkkk'

RT veviz RT @jubottini: 'acho válido Fátima Bernardes estar no TT's pq ela é a única pessoa quevai pra cama com o chefe e não perde credibilidade'

Continuando...

26.06.10
'so much to do, so little done'
('tanto a fazer, tão pouco feito', de Lord Alfred Tennyson)

- Lavar roupa (ainda não terminado), e ainda descobri que fica pingando água DENTRO da máquina de lavar quando ela termina o ciclo. Comecei ontem, lavando a lingerie, no banheiro mesmo, porque a área de serviço estava impraticável. Em algum lugar a bagunça tinha que se acumular, certo? Sobrou da área de serviço.
- lavar louça. A torneira também fica pingando e é nova
- Varrer todo o pó, terra, etc que parece se multiplicar. Parece que nunca termina
- lavar o banheiro (esse eu consegui)
- arrumar o guarda-roupa. O problema era a ROUPA que está toda pra passar. Até o que eu não engomei mês passado, acabou amassado com uma estripulia do carregador. Ainda bem que está frio. Usei o exercício pra me aquecer

O único lugar que está 100% até agora é o banheiro. Ele não ficará 'AZUL', mas 'vermelho', mas ontem, depois de tudo, ficou com tudo azul mesmo.

Essas são da entrada do box. Eu não sei como fotografam espaços pequenos, embora esse box seja ENORME. Multiplique as fotos por 2,2, mais ou menos e você terá idéia do tamanho dele. Essa é a só a porta.





Eu adaptei uma fruteira como sapateira há anos, e ela está morando no banheiro como gabinete de apoio 'para sempre por toda a vida', como diria minha mãe, até eu poder comprar algo bem legal. Não é exatamente bonito, mas está tudo organizado em caixas de sorvete. Tem a caixa das coisas de cabelo (shampoo, condicionador, creme pra pentear, gel), caixa com absorvente (com tampa vermelha), com papel higiênico extra (fechada com tampa), com coisas pra o corpo (sabonete líquido, óleo de banho, e outras melecas do tipo),. Além disso, uns porta guardanapos, cada um com um tipo de coisa (escovas de dente, pasta, fio dental/escova de cabelo, pente, prendedor de cabelo), e por aí vai. Mas, como diz Paula, do Chega de Bagunça, 'tem que ser organizado, não necessariamente bonito'.





Ainda não tem espelho, só no quarto. Quando eu colocar as prateleiras atrás da porta (o baú da cama virou um monte de prateleiras do tamanho certinho pra caber atrás da porta), vai ficar melhor. Também tem um cesto pra roupa (atrás da porta), um cesto pra lixo (escondido pelo vaso sanitário) e outro cesto que parece pra lixo, mas tem produtos pra limpeza do banheiro (Eu adorei essa idéia, minha mesma)
Eu peguei o tubo velho de sabonete líquido pro rosto, passei acetona pra tirar as letrinhas e transformei na saboneteira do banheiro, olha só:



Depois, vou procurar os adesivos pra decoração, que estão enlouquecendo os apaixonados por decoração e 'adesivo' minha saboneteira. Ei, improviso, não! Reaproveitamento. Um absurdo jogar uma saboneteira em perfeito uso, no lixo!
Eu vou aproveitar e definir um tema pra começar a procurar, inclusive pro quarto.

Para pensar:
Fico me perguntando por que adoro revista de decoração. Se a revista já custa uma fortuna, é um bom indício de que nunca poderei sequer DECORAR uma casa daquele jeito, que dirá comprar uma. Eu ando vendo tanto site de decoração, de casas que não parecem com as casas normais que conheço, que estou me alegrando por NÃO ler Casa Cláudia. Só acrescenta frustração na vida. É melhor ver os sites e ter idéias.

Só porque eu falei...

Dia 29.06.10
Odessa (para Grissom's Girl, pelo MSN):
Ei! Vamos furar as paredes, pendurar os armários, transferir o conteúdo das caixas-arquivo pros organizadores, lavar a cozinha, arrumar os armários, lavar roupa, pintar e serrar e lixar prateleiras, retocar a pintura das estants e da geladeira, arrumar os filmes e livros, a papelada da casa antiga e pendurar os quadros?
E etiquetar tudo?

Ei, o pintor da casa antiga me avisa que precisa de mais tinta pra cerâmica, mais tinner, mais um galão de tinta pra exteriores... Resolvi que vou morar num trailer!
A manutenção TEM que ser mais barata.



O 'Achados de Decoração' publicou isto. Alguém sabe quanto custa a manutenção de um trailer? Porque eu estou babando pelas fotos!

Falando em mudança

Atualizando, porque há dias que não falo muito da mudança.

25.06.10
Putz! Como tá frio! Enquanto eu estava varrendo casa, desempacotando as coisas, nem percebi, mas agora que me sentei, vou ali pegar um casaco.

Vamos à odisséia da mudança. Primeiro, toda mudança que se preza, tem algo quebrado. Os meninos só quebraram um vaso (velho) de plantas, quando o caminhão fez uma curva e desequilibrou o dito cujo. 'Normale'. Mas, pra ter um toque de irritação e comicidade: lembra que passei o mês engomando roupa?

Então, eu peguei toda a roupa engomada, ontem, minutos antes do pessoal chegar, coloquei num plásticos e coloquei sobre a escrivaninha que separei pra doação pros desabrigados. O pessoal chegou, e eu apontei pra uma estante onde estavam 'Srta Dess', 'Will', O HD externo, minha bolsa, etc: 'Ali, vocês não mexem'. 'Olha, cuidado com essas revistão, são de coleção (as revistas do Batman), cuidado que ali tem vidro (caixas com louça), isso é de quebrar, aquilo é roupa engomada, eu mesma levo, etc'. Minha culpa, reconheço. Muita informação de uma vez.

Então, fico eu ajudando, mostrando o que é melhor levar primeiro, como desmontar o sofá-cama. Esse sofá foi a grande farra da mudança - eles apelidaram de sofá-sanfona porque nunca tinham visto um daqueles sofás – além das revistas do Batman). De repente, já no finalzinho, deixaram os móveis da doação pro final, pra ficar mais fácil de parar na igreja e entregar as doações. O que eu vejo SOBRE A CALÇADA? Minhas roupas engomadas, dentro dos plásticos, jogadas no chão. Santo Rivotril, Batman!

Eu apenas fiz um bolo com tudo e joguei em cima do caminhão. A antiga Odessa teria dado um show. O responsável pelo caminhão ficou mortificado, os outros deram um bronca no menino (era um bando de rapazote), mas eu deixei pra lá. Podia ter sido o computador. As roupas nem sujaram. Eu até disse a ele que era pra eu ter deixado na estante 'proibida', pra ele não ficar tão chateado, afinal, ele se ofereceu pra vir em cima do caminhão, de olho pras revistas do Batmam não sofrerem qualquer dano e foi uma ótima idéia, porque em alguma curva, algumas revistas caíram (ainda bem que estão em pastas de acetato) e ele viu imediatamente. Não sujou nenhuma. Mas que dá tristeza ver a pilha de roupa pra engomar DE NOVO, isso dá.

Desde ontem, eu varro areia dentro de casa. O lado de fora da casa ainda não foi terminado, então todo mundo que entra, por mais que tenha pano na entrada, traz areia pra dentro de casa. Tem a poeira que ficou da obra, tem a terra do vaso que quebrou...

Hoje, instalaram a internet e a parabólica - a gente só vê TV aqui com parabólica-, o marceneiro veio, consertou o armário e instalou a nova cabeceira da cama, o meu pintor/quebra-galho fez um orçamento pra colocar os beirais nas janelas e portas (pra proteger da chuva). Eu consegui a furadeira do marceneiro emprestada por uns instantes, mas a menor broca disponível para parede era a número dez. Como eu só tenho bucha oito, os ganchinhos vão se soltar se eu pendurar algo mais pesado que lingerie, mas já é um começo! Amanhã eu compro bucha 10 (aquelas buchas que a gente coloca na parede pra prender parafusos têm número. Bucha 10 é um tamanho enorme, pra aguentar muito peso, tipo roupa lavada).

E a vida é divertida! Um dos técnicos da internet sabe que gosto de CSI e ficou perguntando sobre a temporada que está passando na Record. Só eu mesma pra ter um técnico em internet que assiste CSI. Minha ex-manicure também assistia.

Acabo de descobrir que daqui de casa dá pra ouvir o sino da matriz, que toca a cada quinze minutos (acho), o dia inteiro. Só não é alto demais. Minha grande curiosidade é se a igreja Pentecostal aqui perto (que só percebi depois de assinar o contrato), é daquelas barulhentas. Espero que não. Já bastou o vizinho ouvindo forró ontem o dia inteiro em alto volume. Eu sei que era Dia de São João, mas espero que não vire rotina, porque foi-se o tempo que eu era boazinha. Eu nem perco tempo falando. Faço denúncia e pronto.

Falando em transporte de mudança:

Vou precisar retocar a pintura do guarda-roupa (superfície grande demais pra não sofrer danos), das estantes, da geladeira. Mas isso é coisa de mudança, de gente chata que fica procurando defeito em tudo e não admite que deveria ter fiscalizando (ainda mais) o transporte, porque o rapaz da mudança foi um achado. Veja a diferença: um conhecido teve o apartamento inundado pela chuva, a ponto de pingar água da lâmpada e se mudou em 24 horas. Cobraram 400 reais. Esse rapaz que contratei, cobrou SESSENTA reais pelo aluguel do caminhão e VINTE reais pela diária de cada menino. Eram três. Total: 120 reais. Eu dei 140, porque não quebraram nada. Eles não são profissionais, foram cuidadosos, eles ainda herdaram parte dos móveis da doação e me fizeram o favor de deixar as caixas do declutter na igreja. O menino das tais roupas perdeu um monte de coisa na chuva e ficou com meu antigo fogão, que está feio, mas perfeitamente funcional. Eu já ia comprar um mesmo, nem que seja no crediário. Por mim, só quero um fogão, que cozinhe e não estrague o bolo.

(mal se ouve a cantoria da igreja. Ou pediram pra baixar o som, ou estou ficando surda mesmo)

Piada de declutter: eu joguei fora um varão pra antena parabólica há mais de um ano, 'bota-fora' nem era chamado de declutter por aqui na época. Hoje, o cara me pergunta 'cadê o varão que dei pra senhora há uns dois anos?' Eu: 'ah, eu me separei, ele deve ter levado por engano'. Foi a única coisa, que me lembro de ter precisado, do que joguei fora, em anos e anos. Conclusão: é raro, mas você pode precisar de algo de que se desfez, mas quase sempre é algo que dá pra comprar. E é muito improvável que você precise de algo que foi pra declutter. Na dúvida, coloque nunca caixa 'para pensar' e tire do meio do caminho

AIJESUS! Estão cantando hinos ali na esquina. Cadê os fones de ouvido?
Entenda: eu adoro hinos religiosos, bem cantados. Minha mãe é vizinha de uma igreja adventista e eu ficava curtindo até o ensaio da banda. Sei. ou sabia, pelo menos um hino inteiro. Mas esse povo que não percebe que seu dom não é cantar, e ao invés de cantar, berra, ninguém merece. Por exemplo, eu gosto de 'o leão da tribo de Judá', e é evangélico

Estou precisando de férias dessa mudança!

Regras de sobrevivência

Se você romper com alguém, troque seus números de telefone, troque os emails, troque de endereço, troque de profissão. Se possível, faça uma plástica e troque de nome. Ou:
- Aquela sua habilidade ímpar de lidar com uma furadeira, por exemplo, vai se transformar num desastre (não pergunte)
- Você vai voltar a ter enxaqueca, gastrite e síndrome do intestino irritável. Tudo junto. E ainda vai achar que está com dengue.
- Sua alergia vai descontrolar de vez
- Os poucos projetos de sua vida, que pareciam estar se encaminhando, vão se desorganizar. Todos de uma vez, e com prejuízo financeiro.
- E dada sua capacidade de ser responsável, você ainda vai achar que a culpa é toda sua.

Regra essencial: Tenha um amigo que entenda tudo.

terça-feira, junho 29, 2010

Falando em decoração pra casa nova...

Ontem eu conheci a Wall Tattoo e adorei uma frase do Fernando Pessoa em adesivo, mas vamos começar com essa.



Deu saudade de um antigo LP (fala não, eu tenho quase 35!) de Caetano, com 'Os argonautas':

O barco, meu coração não agüenta
Tanta tormenta, alegria
Meu coração não contenta
O dia, o marco, meu coração
O porto, não

Navegar é preciso
Viver não é preciso

O barco, noite no céu tão bonito
Sorriso solto, perdido
Horizonte, madrugada
O riso, o arco da madrugada
O porto, nada

Navegar é preciso
Viver não é preciso

O barco, o automóvel brilhante
O trilho solto, o barulho
Do meu dente em tua veia
O sangue, o charco, barulho lento
O porto, silêncio

Navegar é preciso
Viver não é preciso

Porque é dia de estrela

E porque ele me empresta furadeira, tempo, paciência, etc, etc, etc.

Pro meu irmão querido:



Pra Fabiana:

Sessão Pipoca

Depois de ver o jogo da seleção, se empanturrar de porcaria com mi hermano e minha cunhada (coisa que eu não fazia há muito tempo), fomos assistir 'Cartas para Julieta', indicação de Grissom's Girl, com direito a citações de Shakespeare.

Ótimo passatempo, Vanessa Redgrave vai bem, obrigada, e claro que eu gostaria de ter visto mais girassóis, mas gostei da fotografia assim mesmo (tem como alguma paisagem na Toscana não ficar linda?) e estou à procura da trilha.



***
Amanhã é dia de procurar algumas coisinhas pra casa nova e voltar pra casa. Ou melhor, pras casas. Verificar o andamento da pintura na casa antiga, torcer pra chuva parar ou jamais os pedreiros terminarão a calçada, ou os pintores começarão a pintar o exterior. E minhas férias terminam essa semana.

Quem foi que inventou mudança mesmo?

Amanhã é dia de estrelas

29 de Junho
Comemoração de São Pedro e São Paulo,
Apóstolos (+ séc. I)

Neste dia a Santa Igreja comemora as duas grandes colunas da Igreja nascente: São Pedro, Príncipe dos Apóstolos e Vigário de Jesus Cristo, e São Paulo, o Apóstolo dos Gentios.


Eu não aguento quando o povo diz 'Dia de São Pedro'. É 'Dia de São Pedro e São Paulo'!!!! Detalhe: eu tenho um irmão Paulo e um irmão Pedro. O primeiro é 'meu irmão' e o segundo 'meu outro irmão'.

domingo, junho 27, 2010

Por favor, por favor, por favor!

SES e Hemope fazem apelo para que população doe sangue

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Fundação Hemope estão fazendo um apelo à população para que compareça aos postos de coleta para doar sangue. O estoque de sangue do hemocentro, que já vinha reduzido, com cerca de 30% abaixo do mínimo necessário, está atendendo uma grande demanda de cirurgias. E, para que não haja suspensão das cirurgias eletivas ou programadas, com o objetivo de priorizar as operações de emergência nos hospitais da rede estadual, os dois órgãos iniciam uma sensibilização da população, principalmente de médicos e familiares de pacientes na fila de espera por procedimentos.



o HEMOPE pediu que eu não doasse mais sangue, depois de todas as quedas de pressão arterial que tive durante o procedimento. Da última vez, a equipe inteira do hospital ficou tendo trabalho comigo. Então, quem puder...

sábado, junho 26, 2010

Pois é

"1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. 4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.
(Mateus 8,1-4)


Um ex-colega me manda, religiosamente, a passagem do dia do Evangelho, mas essa merecia conmentário:

Hoje em dia, Jesus manda as medicações de graça, no mundo inteiro, e ainda tem quem não queira tomar, pra ficar curado da lepra/hanseníase. A tecnologia cura a lepra, impede as pessoas de ficarem cegas (ou mesmo recupera a visão), auxilia na audição (e comunicação dos deficientes auditivos), está acabando com a paralisia infantil, existe fisioterapia, diagnóstico precoce de câncer e ainda tem gente que me diz: 'Ah, quando essas doenças acontecem, não tem mais jeito não'. Vai entender.

sexta-feira, junho 25, 2010

Finalmente!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Casa nova, com TUDO dentro. Conseguimos trazer tudo ontem (apenas um vaso de planta quebrado, já velhinho), hoje instalaram a internet e a antena, o meu pintor/quebra-galho fez um orçamento pros beirais das janelas e portas, o marceneiro recuperou o armário e trocou a cabeceira da cama, e o maior prejuízo foi minha roupa engomada (que não sujou, mas precisa passar de novo).

Detalhes nos próximos dias. E fotos também. Obrigada pela força!

quarta-feira, junho 23, 2010

Ai, essa mudança

Daí que eu assinei o contrato e a casa não tá pronta. Disse o pedreiro que é porque pararam três dias por causa da chuva. Me explica que raios de matemática é essa quando ele conclui que só terminará a parte dele na semana que vem e aí virão os pintores. Mais outra semana. Três dias viraram duas semanas?

Parece que o ralo é sifonado, mas eu não confiaria. Eu não confio em ninguém, como boa fã de Arquivo X.

Deixa eu assistir CSI, depois do Tio Bonner. Os únicos que não faltaram comigo até agora.

Como bem citou a Fal


"Para temperamentos nostálgicos, em geral quebradiços, pouco
flexíveis, viver sozinho é um duríssimo castigo."

José Saramago (1922-2010)


Problema, escritor, é quando a gente NÃO consegue ficar sozinho.
***

Nada da mudança acontecer. É como se não existisse um dono de caminhão de mudança nesta cidadezinha pouco atingida pelas chuvas recentes. Vai que a chuva levou.

Perdi a paciência e coloquei parte das caixas no terraço. Vai que a chuva leva e me livra de parte do trabalho. Estou pensando seriamente em responder ao chamado:



Desde que eu tenha tempo pra escrever, tá valendo.

terça-feira, junho 22, 2010

Casa Nova, antigos problemas

Daí que quando eu fui sábado à casa nova, pra medir os preciosos centímetros no banheiro, descobri que o mesmo não tem um suspiro. Pra quem não sabe, é aquele cano, ligado ao vaso sanitário, que permite a saída do mau-cheiro. Então, eu tenho um banheiro novo, que vai ficar cheirando mal, se o ralo geral não for sifonado. Aliás, esse povo economiza não contratando o profissional indicado e dá nisso. Adorei esse artigo:

As pessoas só se dão conta de como é importante ter a orientação de um profissional especializado quando já estão executando a obra. “Contratando um arquiteto não se corre o risco de um sistema solar ineficiente, ter um chuveiro sem pressão, ainda um banheiro sem respiro, uma banheira quando é esvaziada o ralo transborda”

É nisso que dá entender de tudo um pouco, ser técnica de Economia Doméstica e amiga de engenheiro e arquiteto. Entre coberta pras janelas, estantes e caminhão de mudança, lá se vai toda a restituição do IR, que ainda nem recebi. Pelo visto, nem tão cedo volto a ter minha casinha de boneca. E eu era tão organizada...

***

Falando em blogs e mudança, um blog que está me dando apoio emocional é o 'Putz, reforma!', também da Paula Fuzeto, do 'Chega de Bagunça'. Eu leio e fico pensando: 'é, podia ser pior, eu podia estar fazendo reforma durante a gravidez'. Bom, eu estou fazendo mudança, num período de chuva forte, e saindo de uma fase maníaca da PMD. É quase a mesma coisa, não?

'Dá vontade de mandar parar tudo. Não adianta limpar a casa, pois em poucos minutos fica tudo sujo de novo. Não adianta arrumar, pois em poucos minutos precisa tirar tudo do lugar.'
(Paula Fuzeto, administrando duas reformas e uma gravidez)

***

E não vamos falar na chuva, né? Estou sem palavras pra descrever a visão que tive do Rio Capibaribe na sexta-feira. Ainda bem que tivemos uma trégua por aqui, mas quando vejo as imagens no JN, perco a fala. Eu trabalhei naquele hospital de Cortês, que a chuva levou embora! Diga-se de passagem, um dos piores empregos de minha vida.



Tá vendo que o declutter ajuda? Já tenho minha caixona de doações, bem ali na sala. É só passar na igreja, a caminho da casa nova, e deixar lá, junto com alguns móveis que não usarei, mas que estão em bom estado. Faça sua parte você também!

Pior que uma mudança

É esperar por ela.

segunda-feira, junho 21, 2010

Mais flores

Continuando a postagem de flores pro Dia dos Namorados, pro caso do companheiro (ou companheira) ter se esquecido da data.

Pra Ana Karla



Girassol: Glória, dignidade e altivez

Porque é segunda-feira

Porque não consegui levar metade das caixas pra casa nova, porque os pintores não saem da minha vida, porque o cheiro da tinta é um porre, porque eu deveria estar descansando e escrevendo nas minhas férias...



Porque a vida tem que parecer mais bela do que é.

Por que não dou plantão?

Ser socorrista está entre as dez profissões mais estressantes que existem, segundo o site da Veja. A lista inclui operadores de tráfego aéreo, operadores da Bolsa de Valores, professores, motoristas e jornalistas. Deveriam incluir 'quem está fazendo mudança'. Entre as cinco mais.



Em tempo: a profissão do meu irmão também está entre as dez mais.

domingo, junho 20, 2010

Perfeito! Tomei um anti-alérgico por causa da tinta e quando o sono bateu, imaginei: 'se eu dormir, acordo com os fogos em caso de gol'. Que fogos? São mais de seis da noite e acabo de descobrir que ganhamos o jogo. Três gols e eu dormindo, por causa da pintura da casa.

Porcaria de mudança. Ainda bem que tem um buraco na sala de jantar justificando o sacrifício.

***
Mais essa: Saramago fazia aniversário no mesmo dia que eu. Tchau, escritor, com muito pesar.

Estou de mudança e...

Com vontade de comer torta de chocolate com café e me esquecer que engordei dois quilos nas últimas semanas, vontade de fazer as unhas e pintá-las de vermelho – eu, que quase nunca passo sequer base nas unhas, no máximo passo a lixa e só. Vontade de dormir nos meus horários estranhos, mas há gente estranha em casa o tempo inteiro. Navegar na rede, ouvir música, comer o que bem entendo. Quero me ver livre dessa estranha supervisão.

Estou cansada de dizer que mantenham as portas fechadas porque já entrou rato por aqui, cansada de ficar correndo pra cobrir móveis, livros e eletro-eletrônicos, e ainda assim encontrar respingos de tinta em alguma coisa. Cansada de contar os minutos para que vão embora, cansada de estar com cólica e do ciclo menstrual que pirou completamente, cansada de manter conversa com o pintor, que é tagarela e gente simpática, mas eu não me sinto nada simpática por esses dias. Deve ser o cheiro da tinta. Ou a notícia que amanhã estarão aqui novamente, embora o combinado fosse sábado e domingo, reiniciando no próximo de fim de semana. Mais um dia de tintas, pincéis, rolos, e casa com gente estranha.



Não aguento mais embalar, etiquetar, classificar, e separar pilhas de objetos que não levarei comigo. Hoje, deu vontade de colocar toda a papelada médica na zona de declutter. O que era uma caixa virou uma zona completa de objetos pra passar adiante. Espero que isso torne a organização da próxima casa uma tarefa mais ágil. Porque acho que não estou apenas cansada. É exaustão mesmo.

Preciso dosar o lítio. Urgente.

sábado, junho 19, 2010

Mais flores

Só por causa da gentileza, toma mais uma especialmente pra você, Suzi:


E essa é pra outra Carol que existe em minha vida:



Rosa vermelha: amor, desejo, espiritualidade, paixão

O que faz um dia de pintura

Saudade da Fal, da Suzi, da minha casa organizada, dos filmes classificados por ordem alfabética, das minhas estantes com livros classificados como só eu entendo, da casa sem esse cheiro horrível de tinta, e vazia, sem gente andando pra lá e pra cá.

Saudade de 'Bones', de WP em 'CSI' (ver na Record não vale), de escrever sem parar, da coleção do Batman organizada por ordem cronológica, do dileto irmão, do chão livre de tinta, da Fátima apresentando JN ao lado do Bonner, de ter tempo de ler sem pressa, e da mesa da cozinha sem esse monte de organizadores que só atrapalham na hora de encontrar o tempero certo pra fazer sopa. Sim, sopa, porque com esse frio e essa bagunça, não dá coragem de fazer mais nada, nem com as receitas da Fal e da Suzi.



Essa porcaria de tinta me deu dor de cabeça e já estou imaginando a casa amanhã, depois de mais um dia com os pintores por aqui. No mínimo, vou assistir o jogo do Brasil espirrando. Novidade: o chão da sala de jantar cedeu enquanto pintavam uma das paredes (eu não disse que aquela porcaria ia ceder?) e eu só vi agora que o pessoal foi embora.

Como Suzi comentou: 'Ao começar um novo projeto, tudo que apresentamos é apenas o resultado de um processo. Cuja qualidade será sempre proporcional à riqueza de nossa bagagem. E é aí que me pergunto: estou satisfeita com o que eu trouxe até aqui?'

Satisfeita, não sei, mas eu estou cansada, isso sim. Também deu saudade do tempo que eu podia ler vários blogs e acompanhar as histórias paralelas. Essa do telefone sem fio foi uma que só li agora, como só agora vi o post de Suzi me agradecendo pelas flores do Dia dos Namorados.
Enjoada

Não gosto de fazer compras. Não gosto nem de dia de feira.
Detesto gente estranha na minha casa. Detesto gente conhecida que aparece sem avisar. Tenho horror a desconhecidos que batem na porta ou telefonam fora do horário comercial.
Não me agrada que se atrasem quando marcam comigo. Certamente fico aborrecida quando não cumprem o que me prometem e fico furiosa quando esperam me convencer que o errado é o certo.
Desconverso quando dizem como devo levar minha vida. Recuso conselhos que não pedi e adoro sugestões bem intencionadas. Há um abismo entre conselho e sugestão. Não quero que se metam na minha vida ou nas minhas preferências, embora goste de conhecer gente com gostos diferentes dos meus.
Aceito reprimenda, quando devida, escuto mesmo quando for indevida, dependendo do caso, mas não espere que eu permaneça muito próxima depois disso. Dá raiva ser criticada por algo que não fiz. Aliás, pouca gente me viu com raiva. Aborrecida é comum, com raiva uma exceção. Eu com raiva sou uma ameaça pública.
Em suma, eu sou uma pessoa chata e enjoada. Deve ser por isso que não tenho namorado, namorada, ficante, cachorro, gato, papagaio, plantas, muitos amigos ou emprego em que passe muito tempo. Nada que dure mais que dois verões.
Porque só eu me agüento e já é muito.

Mudança, mudança, mudança!

Reclama quem pode, se muda quem tem juízo. Eu aqui, reclamando da mudança, e um conhecido meu arranjou uma cachoeira dentro do apartamento, e está se mudando em 24 horas, mesmo gripado e com criança pequena. E com o carro na oficina! Eu nem pude ir dar uma mão, ocupada com minha própria mudança.

Pra não dizer que não tenho minha parcela de dor de cabeça, a casa nova não está concluída e estão pintando tudo por aqui. Achei que iam apenas cimentar, emassar, etc, mas onde não tem goteira nem infiltração, já estão pintando! Isso significa ficar levando as caixas e móveis de um lado pra outro, cobrindo tudo pra não respingar de tinta, suspirar ao ver que tudo que deixei limpo pra mudança está coberto de pó, e me dar por satisfeita pelo pintor não ter faltado nem reclamado por causa da chuva. O plano era começar por fora, mas com a quantidade absurda de chuva nos últimos dias, o jeito foi inverter a ordem dos fatores.

Consegui algumas caixas e embalei parte dos livros, mas é tanto livro, tanto filme, que haja caixa! Pelo visto, darei algumas viagens à casa nova, descarregarei as caixas e voltarei pra enchê-las com mais livros. Falando na tal casa, a chuva revelou alguns problemas. O pergolado aguenta o volume de água, mas a parede não. É justamente a parede que dá pro dormitório e tem uma janela. Será preciso colocar uma cobertura ou a janela não vai durar nadinha. A porta de entrada também vai precisar de alguma proteção, seja um toldo, seja um pórtico. O mesmo pra área de serviço, que encontrei alagada. Do mesmo modo que a casa antiga, o pedreiro não soube usar o nível (se é que tem um) e a água corre pra cozinha e não pro lado de fora. Juro que não entendo isso. Acho que um toldo ou algo semelhante podem resolver ou amenizar o problema. Considerando o custo total da mudança, vai ser uma cobertura com telha Brasilit mesmo.

Boa questão: custo da mudança. Cobraram 400 reais pelo transporte dos móveis desse meu conhecido. Eu sei que ele estava com muita pressa, que as pessoas se aproveitam e que ele não podia ficar fazendo pesquisa de preço, mas 400 reais é o preço de um aluguel! Se eu não for à falência com essa mudança, no mínimo ficarei sem dinheiro pra qualquer melhoria na casa nova. É um dos motivos de eu não gostar de mudança: você gasta, gasta, gasta e no final continua com os mesmos móveis, as mesmas cortinas, a mesma decoração. Além de morta de cansada. Suzi, pelo visto, nada de comprar um colarzinho que seja, nem tão cedo!

Notícias do banheiro, pra Suzi: cabe um armário! Há um espaço considerável entre a pia e a bacia sanitária (ainda não instalada), que permite a instalação de um armário do tipo arquivo de escritório (com rodízios). Confirmei isso ao passar por uma loja e tirar as medidas de um móvel assim. Outra boa notícia é que existem 18 centímetros entre a porta e a parede, permitindo a criação de uma estante com cantoneiras e prateleiras! Com calma (e quando sobrar dinheiro), meu banheiro vai ficar legal. Primeiro, é preciso proteger a janela (mesmo lado da área de serviço, haja telha Brasilit!) e pensar numa porta pro box. Blindex, por enquanto, é economicamente inviável. Cortina fica esquisito, porque metade do box é fechado por uma meia parede. Eu bolo qualquer coisa e digo no que deu.

Agora, eu quero me livrar do cheiro da tinta, que continuará amanhã, sem que eu possa me mudar, ou levar parte das caixas embora, porque tem ferramenta e tralha por todos os quartos da casa nova. Sugeri à dona da casa que colocasse tudo na área de serviço, mas depois que vi a água, vi que não é posssível.

Por que sempre que a linha de chegada está tão perto, o percurso parece dobrar?

PS: eu reclamo, mas hoje, quando fui mudar tudo de lugar pros pintores, descobri que o piso da sala de jantar afundou mais, a ponto de rachar uma das pedras da cerâmica. O chão está fofo! Se o banheiro da outra casa estivesse pronto, eu me mudava amanhã!

sexta-feira, junho 18, 2010

Do Chega de Bagunça:

- Mantenha apenas o que você usa no local;
- Um armário de roupas, será mais organizado se você mantiver apenas o que você usa, portanto faça uma triagem;
- Em seu banheiro, verifique as datas de validade dos produtos e medicamentos e jogue fora o que estiver vencido;
- Mantenha apenas o necessário em sua casa;
- Use caixas transparentes e etiquetas para armazenar itens, pois isso facilita na hora de procurar algum item;
- Pense sempre nas atividades que você desenvolve em cada área de sua casa. Considere os itens que você usa com mais frequência e guarde-os em locais mais acessíveis;
- Incluia na sua rotina diária um esquema de limpeza e de organização, e encare a organização como prioridade.


Adendo Pessoal
Dá uma pena se desfazer de certas coisas, paradas há séculos? 'Mantenha apenas o necessário em sua casa' e lembre-se da trabalheira na hora de limpar tudo, ou imagine a próxima mudança, com menos coisas pra embalar!

Notícias pra rir

Há alguns anos, eu achava que era a única a implicar com o Galvão Bueno. Agora, passei um bom tempo rindo disso tudo:

'Cresce o movimento calaboca Galvão'
'Prefiro ouvir meia hora de Vuvuzela do que 5 minutos de Galvão Bueno...'
'Se reencarnação existe, então em alguma vida passada Galvão Bueno foi uma vuvuzela.'
"Sem omeletes ninguem faz ovos" (citando o próprio Galvão Bueno)

Sem falar da gozação que os brasileiros armaram, explicando pros gringos que 'Galvão' era uma ave em extinção. Tem até campanha pra salvar o Galvão da extinção, com direito a pôster, etc. O pior é que a história começou há várias copas, só ganhou embalo agora. E nada do Galvão diminuir a torrente de besteiras.







***
Falando em jornalismo da Globo, eu também ri muito com esse post do blog do JN na Copa, em especial, a Fátima com uns 12 centímetros de diferença pro Tadeu Schmitd. Até Tio Bonner repassou o link da foto. Realmente legal.

Será que a Fátima não podia passar a faringite pro Galvão?

Notícia Triste

'Morre aos 87 anos, o escritor José Saramago'. A recepcionista da minha médica leu isso enquanto eu esperava pra ser atendida, e de repente o dia ficou mais cinza. Fiquei fã de Saramago depois de uma entrevista no Jô, antes mesmo de começar a lê-lo.

Li 'O Evangelho segundo Jesus Cristo' e já ia no meio do livro quando dei por falta da pontuação. Saramago era tão preciso que dispensou a pontuação e se fazia entender. Diferente de 'Macunaíma', que eu não entendo pra onde vai, em parte por causa da pontuação.

No último ano, li 'Ensaio sobre a cegueira', descobri semana passada que tem o filme de Fernando Meireles, mas indico o livro. Meses depois de lê-lo, me toquei que nenhum personagem tem nome, e isso não faz diferença no desenrolar da história.

Saramago sabia contar uma história, uma arte cada dia mais rara. Vivia numa ilha, literalmente, um sonho meu, praticamente inatingível. Teve um blog por muito tempo. Foi um homem que acompanhou a marcha dos anos e não parou de produzir durante toda a vida, mesmo sem ter publicado por vinte anos. Fernando Meireles disse que o mundo ficou "ainda mais burro e ainda mais cego hoje".

João Cabral de Melo Neto, Michael Crichton, Salinger, Saramago... Cada dia o mundo fica mais burro.

Mudança com Chuva

Madrugada de 17/18.06.10
Entrei de férias ontem, até o dia 06 de julho. Pelo visto, todos os dias serão dedicados à mudança.

Primeiro, a internet resolveu parar de funcionar. Geralmente é assim quando começa a chover, por mais que o pessoal da manutenção insista que o sinal do satélite não é interferido pela chuva, blá, blá, blá. Agora, vieram as goteiras. Mês passado, eu paguei a diária de dois homens pra 1) desentupirem a caixa de esgoto, 2) consertarem duas goteiras que haviam aparecido. Acabei por me aborrecer com o chefe deles, por outros motivos, mas descobri hoje que nenhuma das goteiras foi consertada. Não havia chovido mais desde então, eis o motivo de eu não saber ainda. De ontem pra cá, chove sem parar e apareceram, além das duas antigas, cinco goteiras, num total de SETE. Apenas duas estão realmente gotejando (justamente as que mandei consertar), mas se a chuva continuar, logo, logo serão todas.
Isso significa que, antes da pintura, preciso de alguém que conserte o telhado. Novo item pra lista, onde já consta:
- trocar as borrachas da geladeira
- consertar o baú da cama (MDF que cedeu espontaneamente)
- consertar o armário da cozinha (idem)
- contratar o caminhão da mudança
- pegar caixas no supermercado
E por aí vai.

Férias, o que é isso?

***
Tarde do dia 18.06.10

Volto da capital e descubro que apareceu mais uma, não, duas goteiras. Amanhã, o pintor vai ter que começar pelo telhado, isso sim!

***
Aliás, falando em chuva, a capital teve estado de calamidade pública declarado ontem. Eu nem vi o dileto irmão dessa vez, nem peguei a furadeira, nem os alarmes pra casa nova, nem...

terça-feira, junho 15, 2010

Aviso de despejo

Estou me 'despejando', digamos assim. Finalmente (um longo 'finalmente') eu avisei à dona da casa que estou saindo. Ela não tugiu nem mugiu. Ou ficou danada da vida, ou entendeu que era batalha perdida, ou calou-se porque eu fui logo avisando que pagaria a multa da rescisão do contrato. A contagem regressiva agora é definitiva: até o dia 15 de julho.

Muito antes disso, espero estar de mudança feita. Mesmo porque, minhas férias começam na próxima semana, planejadas com a equipe do posto pra facilitar a transição entre as casas, vejam que consideração!

Preciso de caixas! Agora estou convicta que tenho mais livros, filmes e revistas (mesmo depois do declutter) que roupas e sapatos.

***

E pro meu irmão, que assumiu o quanto gosta de roseiras, e está me emprestando a fantástica-maravilhosa-desejada furadeira Bosch, taí um presentinho extra:



***
Esquece a idéia da Fátima comentando os jogos. Por que o Galvão não fica rouco ao invés da Fátima? Oh, mundo injusto!

Enquanto o Brasil enfrenta a Coréia

Porque é Brasil, fomos liberadas hooooras antes do jogo. Meio-dia. A justificativa é que trabalhamos em área rural e conseguir transporte pra chegar em casa é mais complicado. Confesso que não acreditei que conseguiria terminar de atender nesse horário, mas desde a semana passada eu estou dizendo 'não' de forma construtiva ao excesso de pacientes e terminei exatamente ao meio-dia, com direito a visita domiciliar e produção feita!

O interessante é que estou atendendo (exceto hoje) a mesma quantidade de pacientes extras, a diferença está no tipo de paciente. Diminuíram as urgências com observação e/ou transferência da unidade de saúde. Esse tipo de paciente pertence ao hospital e parece que a comunidade está entendendo que, se abusar, me perde.

Então, eu consegui voltar cedo 'pra casa'. Consegui pegar os quadros que mandei emoldurar, resgatei a TV (ainda não encontraram a caixa da mesma, porque saiu de linha) e aceitei as desculpas do meu querido técnico de eletrônica, que nunca falhou comigo, embora não seja culpa dele. Comprei uma trincha e um rolo pequeno pra retocar os arranhões na pintura das estantes do escritório. Passei no supermercado. Bem sei que disse que não era pra fazer feira, mas a mudança está demorando tanto que a comida está acabando.

Deu tempo de fazer isso tudo, retocar as estantes, lavar o banheiro e descobrir que as formigas invadiram a cozinha. E o Galvão falando, falando, falando... Será que Fátima Bernardes não podia narrar os jogos ou pelo menos comentar? Deu tempo de trocar de roupa (você não acha que eu ia colocar minha única camisa verde-amarela de todas as copas pra pintar estante, né?) e o Galvão falando. Então o jogo começou.

Considerando o desempenho até agora (estamos no intervalo), eu vou é passar roupa. A assustadora pilha está reduzida a meio cesto apenas, mas todo dia aparece roupa pra lavar. Passar roupa ou embalar os quadros da Toscana, dúvida cruel. Ou navegar na internet, ler o blog da Fátima Bernardes, fazer as pazes com um certo personagem com quem ando aborrecida. O que eu não vou fazer é ficar apenas no sofá, vendo TV. Não consigo, nem na Copa. E eu adoro futebol.

Vou ali fazer pipoca, deve ser por isso que ainda não teve gol. Esqueci da pipoca!

segunda-feira, junho 14, 2010

Manual pra mudança

Há-Há. Eu deveria ter encontrado você antes: Mudar de Casa, blog português que comenta desde a escolha da casa, passando pela construção e compra da mesma, até se preparar pra mudança em si.

Eu fiz um monte de mudanças na vida, poderia escrever um livro sobre o assunto, mas essa mudança está me tirando do sério. Primeiro: é a primeira mudança que faço completamente sozinha. Segundo: não há uma data certa pra mudança, só a certeza que é em até um mês. Terceiro: estou numa fase de transição em minha própria vida. Quarto: é época de dar aquela 'geral' de inverno, arrumar um monte de coisas e estou fazendo isso enquanto encaixoto tudo.

Isso enlouquece uma pessoa que gosta de organização. Alguém que separa a roupa pra trabalhar no dia anterior, que tem lista de compras pra feira, mas não chega a ser obsessivo-compulsiva porque isso já é sinônimo de Transtorno Bipolar no manual médico, embora eu não concorde com isso. TOC é TOC, PMD é PMD, mas voltemos à mudança.

Suzi quer saber notícias da 'saga do banheiro'. Bem, se amanhã der tempo antes do jogo, eu vou à casa nova pra medir os milímetros disponíveis e criar alguma coisa. Qualquer coisa. Pra eu ter uma casa como gostaria (nem diria 'a cada dos meus sonhos'), eu teria que fazer Residência e dar plantão. Prefiro pagar aluguel e VIVER. Acho que vou acabar usando o nicho do corredor pra colocar parte da tralha do banheiro: toalhas, papel higiênico, material de limpeza; e deixarei umas poucas prateleiras pros indispensáveis. O maior defeito dessa casa nova é ter o dormitório principal longe do único banheiro. O segundo maior defeito é que da porta de entrada você vê até a cozinha. Também preciso bolar algo, daí falar num hall.

Se der tempo, também amanhã, eu tiro umas fotos pra vocês terem idéia do que estou falando. Tirei fotos antes, mas com a pintura, deve ficar mais fácil visualizar. Talvez a graça esteja em dar os toques pessoais depois que eu estiver morando lá, mas eu nasci entre a pressa e a agonia. Literalmente.

Deixa eu voltar pra tradução, que eu faço melhor. Estou incentivando alguém a se organizar. Se ela visse minha casa nesse instante, desistia do projeto na hora.

Em tempo: procurando sobre uma coisa, encontro outra. O tema era organização, mas num site inteligente sobre o assunto, achei esses dois posts de um blog interessante e que indico: '5 dicas para se ocupar discretamente durante apresentações irrelevantes' e 'Como se livrar de conversas chatas em 10 lições', do Efetividade.net

domingo, junho 13, 2010

Domingo de Santo Antônio

Espelho, espelho meu. Existe algo mais deprimentemente solitário que passar a noite dos namorados passando roupa e vendo filme não-romântico? Eu não me sinto Bridget Jones por SOU a Bridget Jones. Sem direito ao Colin Firth. Sem direito nem ao Hugh Grant.

Pois, eu passei quase toda a roupa. Continuo defendendo que não tem Paula Fuzeto, nem Martha Stewart que me façam dobrar um lençol com elástico com perfeição. Aliás, passar lençol com elástico já dá tanto trabalho que eu quase – quase – prefiro comprar daqueles tradicionais.

Resolvi que ia lavar a cozinha (incluindo paredes), o banheiro em uso e a área de serviço – o que me obrigaria a fazer o tão adiado declutter da área de serviço. Mas, antes de tudo, havia uns armários pra tirar do meio do caminho. No primeiro armário, tudo desandou. Eu tirei tudo de dentro. TUDO. Até o escorredor de macarrão, que é de plástico e não pesa nada. Coloquei tudo em cima da mesa. Soltei os parafusos gigantes que o prendiam à parede, pelo tamanho da bucha, número 10 ou 12, e... CABUM! Dá pra acreditar que os pés (de plástico) e a última prateleira (de MDF, como quase todo o armário), não suportaram o peso do próprio armário?

Meu ex bem dizia que MDF é feito de cuspe com cera de ouvido. Como pós-mulher dele (coisa de Mário Prata), posso dizer que ele estava certíssimo. É i-na-cre-di-tável. Eu fiquei com um armário ‘na chom’ porque soltei DOIS parafusos. A última prateleira era presa às laterais do armário por parafusos, pivotantes e tachinhas (na parte de trás). Ela está ali, soltinha. Parece um banquinho pra criança.

(Tommy! Sai daí agora mesmo. Eu disse ‘parece’, não disse que pode sentar. Não agüenta nem seu peso. Ai, personagens!)

Deu até medo de mexer no resto sozinha. Deixei pra lavar as paredes outro dia, embora o armário já esteja fora da cozinha. É mais um item agora pra imensa lista de coisas que não posso resolver sozinha, mesmo tendo MDF sobrando em casa (um antigo guarda-roupa virou um monte de prateleiras há anos, mas não tenho mais o serrote que resolveria a situação). Preciso comprar tinta a óleo branco-gelo, fosco. Vou aproveitar o marceneiro e resolver a situação do baú da cama, outro problema causado pela ‘resistência’ do MDF. Gastos, gastos, gastos.

Comecei (quase terminei) o declutter da área de serviço. A técnica é básica. ‘Você precisou das informações técnicas dessa revista científica nos últimos dez anos?’. Foda-se. Fotos de coisas bonitas, reportagens interessantes, fotos dos trigêmeos da Fátima Bernardes ao sair da maternidade (pelamordedeus, o povo já tem uns 15 anos!). Lixo, lixo, lixo. Manual do Curso de Suporte Avançado à Vida: pro pessoal da emergência. Manual de implantação de unidade de saúde da família: pro arquivo do posto. Caderno de caligrafia (eu ainda faço caligrafia): lixo. Quando a letra começar a piorar, eu compro um novo por 2 reais. A coleção ‘O Mundo da Criança’, que fiz tanta questão de trazer da casa materna. Bem, eu usei informações dela nos últimos dois meses, eh, eh. A coleção do Batman... Ponto de discussão. Adiante. Cartas em francês que têm vinte anos, de uma correspondente que nunca mais verei e sem significado sentimental: lixo. O livro de Patologia de Robbins, cujos exemplares guardo (são dois), um porque foi na lombada dele que li minha primeira grande palavra (se ler ‘Patologia’ não provou que eu já sabia ler, nada mais provaria) e outro porque foi minha mãe que me cedeu, mas já era desatualizado quando eu era estudante: a quem interessar possa.

Devagar, a gente vai descobrindo o que realmente importa na vida. O que sobrou da segunda placa de formatura (quebrada numa mudança): lixo. Eu não dou o mínimo valor a isso. Se desse, estaria indo pro encontro de dez anos de formados da turma. Olhando em volta, vou percebendo novamente o que levaria numa mala feita em 15 minutos: um dos computadores, o HD externo, os livros de poesia, ‘A chave do reino interior’. O resto eu encontraria em livrarias e sebos.

Preciso pintar as prateleiras da área de serviço, incluindo os suportes. A ‘caixa de brinquedos’, que foi da minha infância e que prezo bastante, embora só esteja guardando prateleiras excedentes no momento. Retocar as estantes de aço. Coisas a fazer durante a semana. Até quinta-feira, quando irei à capital correndo, ver minha médica e meu irmão. No sábado, o pintor vem, pra começar a cimentar e emassar. Continua o trabalho no domingo.

Como terminaram a pintura da casa nova por dentro (e aquele explorador já era), eu vou dar uma olhadinha como vão as coisas por lá. Aproveito pra medir o banheiro e saber o que é possível fazer. É hora de mudar o endereço das correspondências e avisar à dona desta casa aqui que estou partindo.

Deixa eu ver se os assentos das cadeiras da mesa da cozinha já secaram (estavam implorando uma limpeza) e preciso mesmo lavar o chão da cozinha. A área de serviço eu lavo durante a semana. Parece que tem jogo do Brasil essa semana, né? Eu gostava tanto de futebol. O que houve comigo?

E, não, eu não estou 'bem'. É só rotina. Just in case.

***

Ah, Vicky me mandou essa foto, em retribuição pelas flores. Thank you, my dear.



Flores no St James' Park

sábado, junho 12, 2010

E pra não faltar romance

Desejo

Victor Hugo

Desejo por fim que você sendo homem, tenha uma boa mulher,
E que sendo mulher, tenha um bom homem
E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes,
E quando estiverem exaustos e sorridentes,
Ainda haja amor para recomeçar.

Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.

Desejo, pois, que não seja assim,
Mas se for, saiba ser sem desesperar.

Desejo também que tenha amigos,
Que mesmo maus e inconseqüentes,
Sejam corajosos e fiéis,
E que pelo menos num deles
Você possa confiar sem duvidar.

E porque a vida é assim,
Desejo ainda que você tenha inimigos.
Nem muitos, nem poucos,
Mas na medida exata para que, algumas vezes,
Você se interpele a respeito
De suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
Para que você não se sinta demasiado seguro.

Desejo depois que você seja útil,
Mas não insubstituível.
E que nos maus momentos,
Quando não restar mais nada,
Essa utilidade seja suficiente para manter você em pé.

Desejo ainda que você seja tolerante,
Não com os que erram pouco, porque isso é fácil,
Mas com os que erram muito e irremediavelmente,
E que fazendo bom uso dessa tolerância,
Você sirva de exemplo aos outros.

Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais,
E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer,
E que sendo velho, não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor
E é preciso deixar que eles escorram por entre nós.

Desejo por sinal que você seja triste,
Não o ano todo, mas apenas um dia.
Mas que nesse dia descubra
Que o riso diário é bom,
O riso habitual é insosso e o riso constante é insano.

Desejo que você descubra
Com o máximo de urgência,
Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos,
Injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.

Desejo ainda que você afague um gato,
Alimente um cuco,
E ouça o joão-de-barro erguer triunfante o seu canto matinal,
Porque, assim, você se sentirá bem por nada.

Desejo também que você plante uma semente,
Por mais minúscula que seja,
E acompanhe o seu crescimento,
Para que você saiba de quantas vidas é feita uma árvore.

Desejo, que você tenha dinheiro,
Porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele na sua frente
E diga: "Isso é meu",
Só para que fique bem claro quem é o dono de quem.

Desejo também que nenhum de seus afetos morra,
Por ele e por você,
Mas que, se morrer, você possa chorar, sem se lamentar
E sofrer sem se culpar.

Desejo por fim que você sendo homem, tenha uma boa mulher,
E que sendo mulher, tenha um bom homem
E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes.
E quando estiverem exaustos e sorridentes,
Ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer,
Não tenho mais nada a te desejar.

Onde está você, Fátima Bernardes?

Certo, eu estou sem TV, desatualizada de um monte de coisa. Mas isso aqui vale tudo. Blog do JN na copa, cuja chamada é...



Não, eu não tenho pena do William Bonner porque está longe da esposa. Cada um no seu quadrado. De quatro em quatro anos, Fátima mostra que não está sentadinha na bancada do JN porque é casada com o editor-chefe do programa. Quer dizer, quando Bonner diz 'O tio pede licença e se recolhe, empijamado, ao leito-latifúndio', dá pra sentir como a cama ficou grande sem Fátima, não dá?

Adoro esses dois. Então,

Pra Fátima e pro William

Amarílis: altivez, orgulho, elegância e graça

Feliz Dia dos Namorados

É tão difícil receber flores! Ainda mais morando por aqui. Talvez por isso, mando tantas fotos de flores a tanta gente que já deveria ter um catálogo pra não ficar enviando as mesmas. Isso é particularmente verdade no caso das tulipas, por causa de Doda e Grissom's Girl. Homem ou mulher, com ou sem namorado ou namorada, vamos lá:

Para Vicky

Orquídea: beleza feminina, amor, desejo, pureza espiritual, perfeição, sabedoria e luxúria


Pra Valda


Rosa Rosa: amizade, gratidão, carinho

Para Shirley

Tulipas laranja: energia, entusiasmo, desejo e paixão

Para Fernanda

Magnólia: amor à natureza, simpatia

Pra Graciela e Jean

Lírios Amarelos: 'Estou andando nas nuvens'

Para Suzi

Gérbera: alegria, energia, amor nobre

Para Doda

Tulipas Rosa: inocência e alegria, 'eu realmente me importo com você'

Para Micheline

Lírio branco: pureza, inocência, beleza

Para Naná

Magnólia: amor à natureza, simpatia

Para Gi

Rosas vermelhas: admiração, desejo, paixão

Para Mai

Flor de Pessegueiro: amor conjugal

Pra Carol


Rosa Champagne: admiração, recordações



Pro meu irmão

Bonsai: direção, caminho, trajeto

Para Danie

Rosas em geral: eterna paixão, romantismo

Pra outra Gi

Lírios Tigrado: Saúde, orgulho

Pro meu menininho querido

Girassol: glória, dignidade, altivez

Pra alguém que se lembra de mim

Miosótis: amor sincero, fidelidade.

Pros meus queridos Gilbert e Sara, claro

Rosa Laranja: entusiasmo, encanto

Tudo bem se você não sabe quem é metade dessa gente. Eles sabem e estão por aqui, me ajudando a embalar a mudança.

Feliz Aniversário




Esse post era pra ter sido ontem, mas escritor precisa de inspiração e não anda com a musa dentro da bolsa. É bem verdade que minha inspiração é ajudada pelo celular mp3 player que meu irmão me indicou, e esse não é o menor dos motivos pra eu gostar tanto dele.

Eu tenho vários irmãos, mas quando digo 'meu irmão', todos sabem a quem me refiro. Esse cara é quem me aguenta, nem sempre me entende mas me aceita, não concorda com minhas intenções em 100% das vezes e respeita o processo. Esse irmão. Os outros, como diz alguém que conhecemos, são um acidente biológico.






Então, assim, à distância, eu fiquei pensando o que postar pra marcar a data. Encontrei um bom texto de Drummond, mas me deu vontade de enviar umas flores pra um bando de gente hoje, incluindo meu irmão. Deve ser o Dia dos Namorados.

Como meu irmão é um cara 'muito macho' (nunca perguntei se ele tem um amigo ou amiga gay), resolvi não postar fotos de roseira, algo que ele aprecia - talvez por lembrar nossa infância, onde havia um jardim de rosas. Como ele também gosta de coisas orientais, eu procurei algo mais 'másculo', mas quando vi as variações coloridas, não resisti. Desculpa, hermanito. E Feliz Aniversário!







Recomeçar (Carlos Drummond de Andrade)

Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo. É renovar as esperanças na vida e o mais importante: acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado. Chorou muito? Foi limpeza da alma.

Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia.

Sentiu-se só por diversas vezes? É por que fechaste a porta até para os anjos.

Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora.

Pois é! Agora é hora de iniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal um novo emprego? Uma nova profissão? Um corte de cabelo arrojado, diferente? Um novo curso, ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa?

Olha quanto desafio. Quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.

Tá se sentindo sozinho? Besteira! Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento", tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza nem nós mesmos nos suportamos. Ficamos horríveis. O mal humor vai comendo nosso fígado, até a boca ficar amarga.

Recomeçar! Hoje é um bom dia para começar novos desafios.

Onde você quer chegar? Ir alto. Sonhe alto, queira o melhor do melhor, queira coisas boas para a vida. Pensamentos assim trazem para nós aquilo que desejamos.

Se pensarmos pequeno, coisas pequenas teremos.

Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é hoje o dia da Faxina Mental.

Joga fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes, fotos, peças de roupa,papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens, e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados. Jogue tudo fora. Mas, principalmente, esvazie seu coração. Fique pronto para a vida, para um novo amor.

Lembre-se somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes. Afinal de contas, nós somos o "Amor".

"Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura."