domingo, janeiro 30, 2011

Outra mudança

E lá vamos nós, ainda sem terminar a decoração da casa, inventar outra mudança por causa do trabalho. Se existe uma coisa complicada de se administrar, isto se chama morar em mais de uma casa. Malas vêm e vão, e sempre que você precisa de algo, está na outra casa. Devagar, estou levando algumas coisas pra cidade onde trabalho. É muita coisa. Dois dias e meio num lugar, o resto do tempo aqui. Um computador pra cada casa, graças à sugestão de mi hermano: um notebook (maior e mais pesado, com uma tela grande o bastante pra assistir séries e filmes) e um netbook (com um teclado grande o bastante pra eu conseguir escrever direito), e o pendrive vai e volta, bem mais leve na bolsa que um laptop.

Nem falo da minha maleta de trabalho, com estetoscópio, otoscópio, tensiômetro, tubos de ensaio (pra diagnosticar hanseníase), lupa, etc, etc, mais etecetera. Não consigo trabalhar apenas com estetoscópio e uma caneta. Acho que essa caneca é pra mim:






Fonte: CafePress.

Dia de Estrelas

Porque hoje é dia da Saudade, dia do Portuário (meu avô era um), dia Nacional das Histórias em quadrinhos (Batman, yes!) e Dia da Não-Violência:









Uma boa semana a todos.

Customizando

Precisei trocar de emprego temporariamente. Enquanto não houver concurso onde eu trabalhava, vai ser preciso passar três dias em outra cidade. Isso significou mais um aluguel (dividido com outras colegas da área), uma feira pro apartamento, outra pra poder almoçar no posto e comprar o mínimo necessário (como cama, colchão e por aí vai). Como não há guarda-roupa, resolvi improvisar levando uma mala grande (pras roupas) e me lembrei de um cabide de metal que comprei há séculos (acho que foi na revista da AVON).

O cabide foi da cozinha e e estava meio feio, com pontos de ferrugem. Pra pendurar roupas era preciso ter cuidado ou rasgava. Comecei removendo o que pude da ferrugem com palha de aço, usei o spray de tinta dourada que comprei pros suportes para cortinas, e usei cola quente pra colar alguns miçangões (estranho, né? Miçanga e missanga são aceitos) que vieram no presente de Natal que Suzi me mandou.

As imagens não estão maravilhosas, cortesia das medicações. E olha que essas foram as melhores! Mais dia, menos dia, vão me perguntar se é Parkinson.



Orgulho de ser brasileira


Um dos meus primeiros (e melhores) empregos da minha carreira médica, foi trabalhar num colégio estadual da capital, que era referência em para-atletismo. Na época, a maioria dos para-atletas pernambucanos treinava lá. Lembro que uma equipe ganhou medalha de ouro em um campeonato, mas não tenho certeza do esporte. Acho que era hóquei sobre patins. O capitão do time era deficiente mental leve. Estava mais em forma que eu, com certeza.

Conheci a equipe inteira de natação, com deficientes visuais, no exame dermatológico. Nunca vi um dos para-atletas se queixando por ser deficiente. Acredito que praticar um esporte melhora a auto-estima de qualquer um, além de ajudar a ser disciplinado. A prova disso está aqui, numa reportagem do JN: 'Brasil bate recorde de medalhas no Mundial de Para-Atletismo'. O Brasil ficou em terceiro lugar, no quadro de medalhas.

Que venham as para-olimpíadas no Rio!

sábado, janeiro 29, 2011

Indicações interessantes

O pessoal do Byte que Gosto encontra cada novidade, que me pergunto como arranjam tempo pra trabalhar, por exemplo. Se você é geek, vai gostar dessa listinha de presentes para geeks/cientistas, do Psicofonia.net. Destaque para a Ecosphere, o sequenciamento (parcial) de DNA, micróbios de pelúcia. Outro presente bem bolado é o cortador de pizza do verdadeiro geek, postado no Chicclete.

No Tenso, você encontra vários modos de se tornar um super-herói:

(olha o Batman!)

Você pode aproveitar a dica do Caixa Pretta, para enviar suas cartas de graça. Lembra a fantástica idéia para fazer ligações telefônicas de graça, com uma gravação do som da moeda colocada no telefone público ou usando o gancho do aparelho. Não sei se as empresas telefônicas já conseguiram encontrar o meio de bloquear essa gracinha geek. O mesmo pros Correios.

No Ela tá de Xico, uma dica interessante sobre uso de camisinhas. Confesso que sabia da existência da técnica, mas é a primeira vez que vejo registrado em vídeo. Pra quem não sabe, a expressão 'estar de Xico' significa 'estar menstruada'.

O campeão da lista é do Bobolhando, com dicas de como fazer sexo seguro, evitando processos por estupro, agressão e por aí vai. Como boa fã de Medicina Legal, eu amei. Destaque para o Manual de Instruções para a Vida, no mesmo site.

Também vale a pena saber o que é o #jogojusto, no próprio Byte que eu gosto. Embora eu só jogue paciência e paciência spider, estou apoiando a iniciativa.

E você, anônimo leitor? Tem alguma dica?

sexta-feira, janeiro 28, 2011

Bom fim de semana:








Eu indico


O site inteiro do Dr Dráuzio Varela. É maravilhoso descobrir que qualquer assunto torna-se compreensível com o Professor Doutor Dráuzio. Destaque essa semana pro verbete 'Depressão'. Também é possível seguir o Dr Dráuzio no Twitter.

quinta-feira, janeiro 27, 2011

ATENÇÃO!


Notificar violência doméstica e sexual passa a ser obrigatório

A partir desta quarta-feira, os profissionais de saúde e de estabelecimentos públicos de ensino estão obrigados a notificar as secretarias municipais ou estaduais de Saúde sobre qualquer caso de violência doméstica ou sexual que atenderem ou identificarem.

A obrigatoriedade consta da Portaria nº 104 do Ministério da Saúde, publicada hoje, no "Diário Oficial da União" --texto legal com o qual o ministério amplia a relação de doenças e agravos de notificação obrigatória.

Atualizada pela última vez em setembro de 2010, a LNC (Lista de Notificação Compulsória) é composta por doenças, agravos e eventos selecionados de acordo com critérios de magnitude, potencial de disseminação, transcendência, vulnerabilidade, disponibilidade de medidas de controle e compromissos internacionais com programas de erradicação, entre outros fatores.

Com a inclusão dos casos de violência doméstica, sexual e outras formas de violência, a relação passa a contar com 45 itens. Embora não trate especificamente da violência contra as mulheres, o texto automaticamente remete a casos de estupro e agressão física, dos quais elas são as maiores vítimas. A Lei 10.778, de 2003, no entanto, já estabelecia a obrigatoriedade de notificação de casos de violência contra mulheres atendidas em serviços de saúde públicos ou privados.

Segundo o Ministério da Saúde, a atualização da lista ocorre por causa de mudanças no perfil epidemiológico e do surgimento de novas doenças e também da descoberta de novas técnicas para monitoramento das já existentes, cujo registro adequado permite um melhor controle epidemiológico. Na última atualização haviam sido acrescentados à lista os acidentes com animais peçonhentos, atendimento antirrábico, intoxicações por substâncias químicas e síndrome do corrimento uretral masculino.

A Portaria nº 104 também torna obrigatória a notificação, em 24 horas, de todos os casos graves de dengue e das mortes por causa da doença às secretarias municipais e estaduais de Saúde. Também devem ser comunicados todos os casos de dengue tipo 4. As secretarias, por sua vez, devem notificar as ocorrências ao Ministério da Saúde.

PRIVACIDADE

O presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, Marcos Gutemberg Fialho da Costa, destaca que as notificações de doenças e agravos sempre incluem o nome do paciente e que a responsabilidade pela preservação da privacidade das vítimas de violência será das secretarias de Saúde e dos responsáveis pelo Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

Ginecologista, Fialho confirma que, até hoje, os médicos e profissionais de saúde só denunciavam os casos de violência com a concordância dos pacientes, a não ser em casos envolvendo crianças e adolescentes, quando, na maioria das vezes, o Conselho Tutelar era acionado.

Para o médico, a inclusão da agressão à integridade física na lista de notificações obrigatórias é um avanço, mas o texto terá que ficar muito claro, já que o tema violência contra a mulher ainda suscita muita polêmica, e cada profissional terá que usar de bom senso, analisando caso a caso, para não cometer injustiças e também não se sujeitar a sofrer processos administrativo e disciplinar.

Responsável pelas delegacias da Mulher de todo o estado de São Paulo, a delegada Márcia Salgado acredita que a notificação obrigatória dos casos de violência, principalmente sexual, vai possibilitar o acesso das autoridades responsáveis por ações de combate à violência contra a mulher a números mais realistas do problema. De acordo com ela, os casos de agressão contra a mulher não tinham que ser obrigatoriamente notificados à autoridade policial.

"A lei determina que cabe à vítima ou ao seu representante legal tomar a iniciativa de comunicar a polícia. No momento em que isso passa a ser de notificação compulsória e a equipe médica tem que informar a autoridade de Saúde, fica mais fácil termos um número mais próximo da realidade", disse a delegada à Agência Brasil, destacando a importância de que a privacidade das vítimas de violência, principalmente sexual, seja preservada.


Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: Agência Brasil.

Eu indico

Estação Saúde, de Dr. Dráuzio Varela. É impressionante como Dr Dráuzio simplifica assuntos tão complexos. Mais didático, impossível.

domingo, janeiro 23, 2011

Recente, li em algum lugar (acho que foi no Twitter): 'O gosto musical é inversamente proporcional ao volume que se ouve'. Eu acrescento: a embriaguez também é inversamente proporcional ao volume da música. É difícil estudar quando o vizinho passa o dia ouvindo porcaria no último volume. Estudar, só, não. É difícil ouvir a TV, o computador, o rádio, meus pensamentos...

Vizinho bom é aquele que não incomoda. Cresci ouvindo que 'vizinho não é pra viver na casa dos vizinhos, porque vizinho é família mais próxima que a gente tem'. Em geral, se você não for de incomodar, quando precisar, seu vizinho vai ajudar com boa vontade.

(Que raios de música é essa que repete 'minhas amigas são três' umas dez vezes antes de começar de verdade? E a versão das bandinhas de 'Time after time'? Chamar essa música de 'brega' é ofensivo. Independente da letra, as músicas de Reginaldo Rossi são muito bem arranjadas.)

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Tá, eu também acredito no coelhinho da Páscoa

Divulgado o piso salarial dos médicos para 2011

É de R$ 9.188,22 o piso salarial dos médicos em 2011, para uma jornada de 20 horas semanais de trabalho. O valor, que passou a vigorar em primeiro de janeiro, é resultado da atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor - (INPC), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - (DIEESE), cujo índice acumulado em 2010 foi de 6,91%. O piso salarial dos médicos serve como referência e é parâmetro para orientar as reivindicações da categoria em dissídios, convenções, acordos coletivos de trabalho e demais negociações.

Fonte: Fenam

Se alguma vez eu tivesse esse valor pago por 20 horas de trabalho, teria investido em qualquer coisa e estaria afastada da profissão há muuuuito tempo.

Enquanto o concurso não vem
















(Clique nas imagens para ampliar)

Adoro fotografia. Sempre tem alguma flor à vista aqui em casa, nem que seja na tela do PC.

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Certas coisas...

...eu não sei fazer. Apesar de toda boa vontade alheia, programas, etc, não consigo baixar vídeos. O programa diz que baixou, mas não estão na pasta, vai entender. Também estou apanhando pra postar isso, que vi no 'Byte que eu gosto': a evolução do Batmóvel. O site também indicou o vídeo de lançamento do tablet da Motorola. Fantástico.

Você já viu um pé de maconha ao vivo?


Acabo de descobrir que, além de trabalhar no polígono da maconha, moro nele. Agora me perguntem se eu já vi maconha. Não. Só na TV.

Fico pensando se algum dia alguém vai me dizer que planta ou trafica, quando eu perguntar a profissão. Todo mundo só diz 'agricultor'.


Tocando em Frente

Composição: Almir Sater e Renato Teixeira

Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte,
Mais feliz, quem sabe
Eu só levo a certeza
De que muito pouco sei,
Ou nada sei
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua historia
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
De ser feliz
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua historia
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
De ser feliz

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Ah!

Aqui tem lista dos ganhadores do Globo de Ouro. Pro caso de você, como eu, também ter ficado longe da civilização nos últimos dias.

Dia de estrela

Hoje é dia mundial do terapeuta ocupacional, amanhã é dia do farmacêutico.
Hoje foi dia de trabalhar além do horário, pegar 'n' transportes pra voltar pra casa. Amanhã é dia de colocar a vida em ordem.
Hoje é dia da desforra com a dieta, depois de três dias loucos. Amanhã é dia de compensar.
Hoje é dia de colocar a correspondência em dia. Amanhã, ler o que aconteceu no mundo.
Hoje é dia de me perguntar quanto tempo eu aguento no emprego e o que estou fazendo tão longe de casa, amanhã dia de organizar a estratégia de estudo pro concurso pra trabalhar pra sempre perto de casa.

Hoje, amanhã. Que diferença faz? Dorothy estava certa:
'Não há lugar como o lar'.

P.S.: hoje é dia de São Sebastião, padroeiro dos homossexuais. Padroeiro daqui também, maior festa.

domingo, janeiro 16, 2011

Ah, esses concursos!

Resolvido: vou fazer concurso pra ser médica 40 horas por semana, e ter todo o tempo restante pra qualquer outra coisa. Cansei de não ter direito a carteira assinada.

'Como assim, médico não tem direito a carteira assinada?'. Bom, direito a gente tem. O que não se encontra é gente disposto a assiná-la. Minha turma completou dez anos de formatura e minha carteira continua em branco. E, não se engane, o salário não é um pouco maior, uma vez que os empregadores não pagam férias ou décimo-terceiro. Pouquíssimos municípios pagam o décimo, não há um centavo a mais pelos dias de férias. Pelo menos, temos INSS. E é só. Daí os municípios, forçados pelo Governo Federal, estão abrindo concursos pra Estratégia de Saúde da Família. Eu não me interessei pela maioria porque não eram próximos à cidade onde moro e/ou todo mundo tinha certeza de fraude. Perdi um concurso excelente, ao lado de casa, porque ninguém onde eu trabalhava comentou. E não havia outro médico na minha equipe, eu não era concorrente.

Há um ano, falam da possibilidade de concurso no município onde trabalhei até novembro passado (foi o lugar onde trabalhei mais tempo desde que me formei, só não aceito trabalhar no mesmo sítio). Vamos organizar o quadro de horários e começar. Isso significa estudar português (tem uns vinte anos que fiz isso). Estudar pra prova nunca foi o meu forte. Eu gosto de estudar pra aprender, porque o paciente precisa, pra saber sobre um assunto novo. Por isso, o último concurso que fiz, foi o Vestibular.

Vou-me, que amanhã tem emprego novo.

E...

...amanhã tem Globo de Ouro, pra quem acompanha o que está passando no cinema ou na TV a cabo. Como aqui não tem cinema, e eu mal vejo TV, não posso opinar a respeito das indicações. A lista completa do Globo de Ouro está aqui.

Sono? Cadê você?



Definitivamente meu relógio biológico está no horário do Japão. Com direito a 'The object of my affection', na Band. Adoro esse filme, talvez seja o Sting cantando a música-tema. Mas também gosto dessa aqui:

You Gotta Be

Des'ree

Listen as your day unfolds
Challenge what the future holds
Try and keep your head up to the sky
Lovers, they may cause you tears
Go ahead release your fears
Stand up and be counted
Don't be ashamed to cry
You gotta be
You gotta be bad, you gotta be bold
You gotta be wiser, you gotta be hard
You gotta be tough, you gotta be stronger
You gotta be cool, you gotta be calm
You gotta stay together
All I know, all I know, love will save the day
Herald what your mother said
Readin' the books your father read
Try to solve the puzzles in your own sweet time
Some may have more cash than you
Others take a different view
My oh my heh, hey
You gotta be bad, you gotta be bold
You gotta be wiser, you gotta be hard
You gotta be tough, you gotta be stronger
You gotta be cool, you gotta be calm
You gotta stay together
All I know, all I know, love will save the day
Don't ask no questions, it goes on without you
Leaving you behind if you can't stand the pace
The world keeps on spinning
You can't stop it, if you try to
This time it's danger staring you in the face
Oh oh oh Remember
Listen as your day unfolds
Challenge what the future holds
Try and keep your head up to the sky
Lovers, they may cause you tears
Go ahead release your fears
My oh my heh, hey, hey
You gotta be
You gotta be bad, you gotta be bold
You gotta be wiser, you gotta be hard
You gotta be tough, you gotta be stronger
You gotta be cool, you gotta be calm
You gotta stay together
All I know, all I know, love will save the day
You gotta be bad, you gotta be bold
You gotta be wiser, you gotta be hard
You gotta be tough, you gotta be stronger
You gotta be cool, you gotta be calm
You gotta stay together
All I know, all I know, love will save the day


Tradução aqui.

E eu tenho emprego novo na segunda-feira. Vejamos no que dá.

segunda-feira, janeiro 10, 2011







Fonte: Desktop Nexus

Insônia, insônia...

The L word (Los Angeles, um monte de garotas, que não querem saber de rapazes, se você me entende)



Torchwood, da BBC (spin-off de 'Dr Who', com um toque de Arquivo X. Indicação de Vicky)



Californication, com David Duchovny (indicação de Vicky, há anos)



Todas pra maiores de 21 anos (contém cenas de sexo, uso de drogas, relacionamentos homo e/ou bissexuais, e outras impropriedades). Você foi avisado.

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Cite a fonte

Chequei meus emails agora. Meia-noite aqui. Havia o seguinte comentário:

Prezada Odessa,

Fiquei muito feliz em ver este texto que escrevi reproduzido em seu blog!!! Fico sempre à sua disposição para qualquer contribuição que possa fazer!!
Gd bj,

Fernanda Cunha


O texto em questão foi postado em novembro o ano passado. Dois pensamentos me ocorreram: a) a professora, doutora, etc, etc, gostou? b) ela gostou porque eu citei a fonte (e possivelmente porque repassei informações importantes).

Fica a lição: cite a fonte, sempre que puder. Se eu não tivesse citado a autora naquele post, o email seria ameçando um processo, no mínimo. Algo que eu faria, com certeza, se alguém estiver postando meus textos por aí.

Customizando



O que fazer com lâmpadas incandescentes queimadas? No site de Rodrigo Barba, existem algumas sugestões, e outras mais no Bulbs Ilimited.







Outras idéias: