terça-feira, março 29, 2011

Algumas pessoas...

... deveriam ficar pra semente.

Em boa companhia



Enquanto devoro Anne Rice e seus vampiros - sem exagero, ler um livro por dia é ou não é devorar? - MacGyver está me fazendo companhia, nessa longa descompensação depressiva. Foi a primeira série de TV que assisti e, apesar da censura da época, foi-me permitido assistir. A censura era, com certeza, porque Mac rodava o mundo expondo ditaduras, tráfico de drogas, de pessoas e de influência, e provava que ciência e lógica podiam vencer a violência. Num Brasil em pleno movimento de 'Diretas Já' e fim da ditadura militar, dá pra entender por que 'MacGyver' passava às dez da noite no domingo, após o 'Fantástico' - um horário considerado nobre nos EUA, mas não aqui.

Descobri que aos 22 anos do fim da série, 'MacGyver' continua tão legal quanto na minha infância. Marcou de tal forma uma geração, que os pais de um professor meu, já velhinhos, consideravam o máximo assistir os episódios no fim das tardes, já no início desse século. Putz! As tias de Bart Simpsom consideravam MacGyver o ícone sexual de suas vidas, lembram disso?

Acho que nasci geek, se a minha primeira série de TV envolvia Física, Química, e um inesquecível episódio onde ele reconstituiu a face de uma mulher a partir de um crânio, digno de fazer invenja a Ângela Montenegro, na recente 'Bones'. Um canivete suíço foi meu sonho de consumo, por muito, muito tempo. Do meu irmão também. 'Fazer um MacGyver' é uma expressão pra quem tem mais de 30. Alguém até imaginou o cartão do cara como algo assim:



E você, anônimo leitor? Qual a série da sua infância?

segunda-feira, março 28, 2011

Alguém me explica?



'A cor púrpura' teve onze indicações nas categorias de melhor filme, melhor atriz (Whoopi Goldberg), melhor atriz coadjuvante (Oprah Winfrey e Margaret Avery), melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor trilha sonora, melhor canção original (Miss Celie's Blues) e melhor roteiro adaptado. Não ganhou nenhuma. Demorou mesmo uns bons anos pra aceitarem Spilberg.

Indico ambos: livro e filme.

sábado, março 26, 2011

Saldo do Dia



Acabei o primeiro volume das 'Crônicas Vampirescas' de Anne Rice.

'Entrevista com o Vampiro' foi a primeira vez que olhei pra Tom Cruise e pensei que ele era mais que um rostinho bonito. O elenco, tirando o Antonio Banderas, é excelente. Brad Pitt faz um Louis notável, o que torna interessante a indicação pro Troféu Framboesa de 'Pior Dupla' pra Louis e Lestat, mas aquele relacionamento sempre foi complicado mesmo. Quanto a Kirsten Dunst, foi uma das pessoas em que bati os olhos pela primeira vez e soube que a veria muitas e muitas vezes, quando ela disse 'more' (acrescente Angelina Jolie em 'O Colecionador de Ossos', Natalie Portman em 'O Profissional' e Kevin Spacey em 'Se7en', a essa lista de previsões certeiras) - e sem dúvida, ela rouba boa parte da cena. Ganhou uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante. A direção de arte é excelente e mereceu a indicação ao Oscar. Apesar de meu conhecimento de música, especialmente rock, ser praticamente nenhum na época, a trilha sonora me impressionou (e foi indicada tanto ao Oscar quanto ao Globo de Ouro).

Tudo isso pra dizer que cheguei à triste conclusão que Hollywood não entendeu Anne Rice. Toda a sensualidade dos vampiros tão maravilhosamente descrita transformou-se numa atuação absolutamente gay, no sentido pejorativo da palavra. Será que esses diretores não sabem que existem homo e bissexuais que falam e agem sem afetação? Cruzes! E o que dizer do desespero deles, ao tentar entender quem são, qual o motivo de sua existência? A gente lê e tem vontade de prescrever qualquer inibidor de recaptação de serotonina: Prozac, Sertralina, e por aí vai. Considero ler Anne Rice durante uma crise depressiva algo altamente contraindicado. Assistir uma adaptação da obra, nas mesmas condições, é mera distração. Nem vou falar de 'Rainha dos Condenados'. Se o filme é aquilo, estremeço ao imaginar minha opinião ao ler o livro.

Anônimo leitor, na dúvida entre livro e filme, leia o livro. Funciona em 99% das vezes.

As verdadeiras estatísticas

Provavelmente com a intenção de levantar meu astral, meu irmão me enviou uma série de gráficos. Eis alguns dos melhores:








Sem dúvida, esse é perfeito:

Porque há vampiros e vampiros


Finalmente comecei a ler Anne Rice. Sem lobisomens, sem vampiros brilhando, sem comparação possível.

"... Vi minha vida como se não fizesse parte. dela, a vaidade, o egoísmo, a busca constante de tolas preocupações, as preces a Deus e à Virgem e uma fieira de santos cujos nomes enchiam meus livros de orações, nenhum dos quais fez a menor diferença numa existência mesquinha, materialista e egoísta. Vi meus verdadeiros deuses... os deuses da maioria dos homens. Comida, bebida, e segurança no conformismo. Cinzas."

sexta-feira, março 25, 2011

Ser bipolar

Em algum texto, eu descrevi que ser bipolar é como estar com TPM o mês inteiro. A imagem é precisa, mas não esclarece muito pros homens, livres da verdadeira maldição de Eva. Não se engane, a maldição de Eva foi 'sangrarás todos os meses, com dor'. Recentemente, encontrei descrições mais simples sobre o que é ser bipolar:





Ainda assim, são descrições muito simplórias. Não esclarecem o quanto de dor uma pessoa pode sentir, especialmente quando está na fase depressiva. Enxaqueca, fibromialgia, cefaléia de alta tensão e a relativamente recente descoberta da síndrome do coração partido, estão diretamente relacionadas a sintomas depressivos. Acredite-me: eu sei o que é sentir dor. Muita dor. Muita gente sabe, e existem associações espalhadas pelo mundo, para apoio a esses sofredores incompreendidos, porque dor é invisível. Aqui e ali, é possível encontrar símbolos de apoio como esses, para bipolares e outros portadores de dor crônica:







Chegou-se ao ponto de incluir uma cor específica para portadores de dor crônica usarem em laços, broches, canecas e camisetas, do mesmo modo que os bipolares e portadores de câncer, como uma forma de apoio e reconhecimento pelo sofrimento que passamos:







Talvez isso sirva como forma de educar a população, fazê-los entender que nem todo paciente psiquiátrico é 'doido'. Que qualquer pessoa com dor crônica é menos tolerante ou paciente com os problemas do dia a dia. Um bom exemplo é o personagem 'Dr House'.

Acho que não é má idéia um curso básico, ensinando como lidar com deficientes físicos, pacientes psiquiátricos e outras situações tão comuns na área de saúde. No mínimo, por uma questão de respeito:



Se você quer conhecer todas as fitas (e cores) de apoio a doenças e condições médicas, clique aqui. Tenha consciência que uma cor pode apoiar diferentes problemas de saúde. Por exemplo, essas são algumas das fitas de apoio a portadores de câncer:



Fonte das imagens: CafePress

sexta-feira, março 18, 2011

Atenção:



Se você for usuário de plano de saúde e tiver consulta marcada em 7 de abril, remarque.

quinta-feira, março 17, 2011

Humor Negro

Já pensou se fosse fácil assim?




Certas brincadeiras só têm graça pra quem vive a situação. Por exemplo, eu AMO '28 dias', com a Sandra Bullock, e tem gente que não vê a mínima graça num grupo de pessoas em tratamento por causa de álcool, cocaína, jogo, mentir compulsivamente, e por aí vai. Se você tem alcoolistas na família, provavelmente vai gostar. É o caso desse texto abaixo, que vem numa caneca da CafePress:

Thank you for calling our mental health help line

*If you are obsessive compulsive, press 1 repeatedly
*If you are co-dependant, ask someone to press 2 for you
*If you have multiple personalities, press 3, 4, 5 and 6
*If you are a paranoid, we know who you are and what you want, wait in line till we trace your phone call
*If you have hallucinations, press 7 and we’ll transfer you to our Pink Elephant Department
*If you schizophrenic, listen carefully and a little voice will tell you which number to press
*If you are depressed, it doesn’t matter which number you press, no one will answer
*If you suffer amnesia press 8, then provide name, DOB, address, marital status and SS#
*If you suffer from short term memory loss press 9009990
*If you are maniac you probably no longer at the phone by now
*If you fit all or none of the mentioned categories, you are having a psychotic episode. Organize your thoughts and call back later.


Existem dezenas de opções pra pessoas com Transtorno Bipolar, Distimia, Depressão, Mania, Esquizofrenia, Ciclotimia, e o que mais aparecer.

Antes que perguntem...

I'm still...



Fonte: CafePress

Sobrevivi a mais uma noite de enxaqueca e fui à luta, pegar o comprovante de rendimentos pra declação do IR, no município onde trabalhei até novembro passado. Estamos no dia 17, a Receita Federal está recebendo declarações desde o dia 01, e o papel não estava impresso, quem tem a chave não estava, só chega depois das onze... Sem falar que a secretária de administração do tal município é também secretária de saúde de onde estou trabalhando agora. Ou não estou trabalhando, já que passei a semana de cama, com enxaqueca. Vale salientar que não vi um centavo do novo emprego, desde janeiro. Também vale acrescentar que o município anterior descontou o imposto do sindicato sem consultar ninguém, e eu havia pago tudo desde março do ano passado. A essa altura, eu aceitei que gestores nunca vão nos entender. Nem mesmo os que um dia foram da área de saúde.



É difícil explicar pros outros que eu não gosto de exercer a profissão, nunca tive certeza se esses detalhes sórdidos são o motivo ou apenas contribuem pra essa sensação de ser a mais idiota das criaturas porque chego e saio no horário, sigo a lei, etc, etc. No fim de tudo, voltei pra casa sem nada resolvido, sem saber quando será resolvido, e firmemente resolvida a largar o SUS e a medicina de vez. Resta saber o que fazer pra pagar as contas.

Amanhã é dia de resolver as pendências na Caixa: cartão vencido, atualização de endereço, etc, etc.

quarta-feira, março 16, 2011

Me mudei pro número 5150, temporariamente.




'5150' é o código usado em psiquiatria para indicar alguém perigoso para si e para os outros. Então, a plaquinha na entrada é essa:



Fonte: CafePress

domingo, março 13, 2011

Dia de estrela

Amanhã é o Dia Nacional da Poesia. Entre Quintana e Cecília, Drummond e Vinícius, quem escolher? Como esquecer Augusto dos Anjos? Indico a quem ainda não conhece Bruna Lombardi, Martha Medeiros, o saudoso João Cabral de Melo Neto, Castro Alves, Carlos Pena Filho, Bilac, e a lista segue, infinita, porque - amante ardoroso ou leitor desavisado - todo mundo conhece alguma poesia.



Lembrança de Morrer

Álvares de Azevedo

Quando em meu peito rebentar-se a fibra,
Que o espírito enlaça à dor vivente,
Não derramem por mim nenhuma lágrima
Em pálpebra demente.

E nem desfolhem na matéria impura
A flor do vale que adormece ao vento:
Não quero que uma nota de alegria
Se cale por meu triste passamento.

Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro,
... Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro;

Como o desterro de minh’alma errante,
Onde fogo insensato a consumia:
Só levo uma saudade... é desses tempos
Que amorosa ilusão embelecia.

Só levo uma saudade... é dessas sombras
Que eu sentia velar nas noites minhas...
De ti, ó minha mãe, pobre coitada,
Que por minha tristeza te definhas!

De meu pai... de meus únicos amigos,
Pouco - bem poucos... e que não zombavam
Quando, em noites de febre endoudecido,
Minhas pálidas crenças duvidavam.

Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda,
É pela virgem que sonhei... que nunca
Aos lábios me encostou a face linda!

Só tu à mocidade sonhadora
Do pálido poeta deste flores...
Se viveu, foi por ti! e de esperança
De na vida gozar de teus amores.

Beijarei a verdade santa e nua,
Verei cristalizar-se o sonho amigo...
Ó minha virgem dos errantes sonhos,
Filha do céu, eu vou amar contigo!

Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
Foi poeta - sonhou - e amou na vida.

Sombras do vale, noites da montanha
Que minha alma cantou e amava tanto,
Protegei o meu corpo abandonado,
E no silêncio derramai-lhe canto!

Mas quando preludia ave d’aurora
E quando à meia-noite o céu repousa,
Arvoredos do bosque, abri os ramos...
Deixai a lua pratear-me a lousa!

sábado, março 12, 2011

Jornal? Que jornal?

Não, eu não quero detalhes sobre o Japão. Estou descompensada sem isso mesmo. Num instante, faço listas e mais listas: guias de episódios de séries de TV, soundtracks das mesmas séries, organizo as músicas de sete temporadas de Cold Case e... Daí a pouco me desorganizo legal. Fico me perguntando o que faço aqui, se não deveria ir pra uma casa menor, uma cidade ainda menor, e não sei por que não largo tudo antes dos 40.

Sem dúvida, preciso ajustar o lítio, o anti-depressivo, e não me atrevo a aumentar o estabilizador de humor, com medo de mais dez quilos na balança. 'Basta a cada dia o seu mal', segundo um dos livros sagrados. No caso, o 'carnaval' da cidade, que é após a Quarta-Feira de Cinzas. Misture axé, música de vaquejada, brega, música de dor de cotovelo, paródias horríveis de músicas estrangeiras, e o vizinho ouvindo 'Superman ficou fraco' e você entenderá que o Japão vai ter que esperar sua vez.

Curtas

'Coyote Ugly' continua sendo um daqueles filmes divertidos, apesar de 'América' ter imitado descaradamente a dança em cima do bar. Mas nada supera a fala 'Jim, Jack, Johnny Red, Johnny Black, and Jose; all my favorite men'.

Depois de 'O Discurso do Rei', até 'Inception' perdeu um pouco da graça. Só um pouco, afinal eu vivo aquilo há aaaaanos, sabe? E continuo achando que o lado de lá é mais interessante.

'A Rede Social' tem uma boa direção, mas quem viu 'Piratas do Vale do Silício' tem que reconhecer que o enredo é muito melhor. Steve Jobs rules!

Preciso assistir 'Toy Story 3'! Adoro a Pixar. Aliás, a Pixar não seria o que é sem Steve Jobs. Pelo tanto que falo do cara, eu já deveria ter um iPhone, mas uma pessoa que consegue apagar a própria agenda do celular por engano, não merece um iPhone.

Tem dias que...

Os ombros suportam o mundo

Carlos Drummond de Andrade

Chega um tempo em que não se diz mais: meu deus!
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor!
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

***

Nesses dias...

domingo, março 06, 2011

Atualizações



Não bastasse ver apenas meio Oscar (a outra metade foi suprimida pela Globo, com o Fantástico e o BBB), a cerimônia foi precedida pelas notícias da morte de Dr Moacyr Scliar - médico e escritor - e a realidade da saúde em Curralinho-PA e municípios adjacentes. Por que será que EU não ganho mil e trezentos reais por dia? Eu trabalho, de fato, das oito às quatro, viu? Muitas vezes, sem parar pra almoçar.

Quem quiser acessar os dados dos municípios auditados pela Controladoria-Geral da União, clique aqui.

Então, você já viu o Oscar ou já tem a lista dos indicados e ganhadores. Meus comentários estão pra lá de atrasados, mas não tem internet lá onde trabalho e passo metade da semana. Ainda assim, eu registro que sou fã da Natalie Portman desde 'O Profissional'.

quinta-feira, março 03, 2011

About CSI

Happy Birthday, George Eads, and thanks for killing Justin Bieber.

Não bastava toda a programação virar uma zorra, a Record avisa que CSI vai 'tirar folga' e CSI Miami vai 'assumir os casos'. Ninguém merece Caruso no Carnaval.

Nunca imaginei Marg largando CSI.