domingo, novembro 27, 2011

Questão interessante


"E, quando eu for, o que farão com as cartas, as fotos, os desabafos que guardei comigo, e só comigo? Invadirão a minha alma, os meus segredos, e nada saberão da tal veracidade, da intensidade que representam para mim. São muitos anos vividos na imensidão dos meus sentimentos, perdida em sonhos que não se realizaram e que numa invasão de privacidade, que realmente não terá mais razão de ser, serão jogados numa lata de lixo, ou guardados numa caixa, que não abrirão mais, dentro de um armário, ocupando um espaço.
E, num determinado dia, talvez, queimem os meus sonhos, os meus desafabos, porque a ninguém mais pertencerão."
(Sylvia)

Fonte: Blog Sylvia dos Ss

(Sylvia é outra médica escritora que se importa com quem atende, lá de Santa Catarina, também gosta de música, poesia e imagens bonitas)

Por minha vez, tenho meus papéis e (arquivos) privados. Sempre me pergunto o que fazer com isso. Tenho ideia pra onde vai quase tudo que possuo (e é quase nada), mas preciso manter meus escritos por enquanto. Se não permito que ninguém os leia enquanto estou viva, como será quando eu me for?

Só pra saber

"Oh Juventude: sabia que a geração de você não é a primeira a aspirar por uma vida plena de beleza e de liberdade? Sabia que todos aqueles que o precederam sentiam no coração aquilo que você sente hoje e que depois foram vítimas do ódio e da infelicidade? Sabia que todos aqueles desejos ardentes que você possui, somente vão se realizar se você for capaz de exercer amor e compreensão pelos homens, animais, plantas, e estrelas, de tal forma que cada alegria será também sua alegria, e cada dor também sua? Jovem, abra os olhos, o coração, abra as mãos e fuja daquele veneno que seus antecessores sugaram avidamente da História. Só então o mundo inteiro há de se tornar a pátria de todos vocês, e seu trabalho, seus esforços, se espalharão como bençãos sobre a Terra."

(- O Youth: Do you know that yours is not the first generation to yearn for a life full of beauty and freedom? Do you know that all your ancestors felt as you do -- and fell victim to trouble and hatred? Do you know also, that your fervent wishes can only find fulfillment if you succeed in attaining love and understanding of men, and animals, and plants, and stars, so that every joy becomes your joy and every pain your pain? Open your eyes, your heart, your hands, and avoid the poison your forebears so greedily sucked in from History. Then will all the earth be your fatherland, and all your work and effort spread forth blessings.

- em 1932; "Albert Einstein, The Human Side: New Glimpses From His Archives"
)

Fonte:Wikipédia

Ah, tá. Pensei que era só eu.

sábado, novembro 26, 2011

Sunsets

Então, a minha médica resolveu dobrar a dosagem de uma das minhas medicações (justamente a mais cara), porque tem um ano que eu estou nesse chove-não-molha, praticamente sem trabalhar, com produção zero de escrita, etc, etc. Ela não aumentou nenhuma das outras porque já estão na dosagem máxima, vale salientar. A volta será em 30 dias e não 60, como habitual, mas eu sigo tentando, um minuto de cada vez. Li em algum lugar que nada é tão insuportável que não possa ser aguentado por um minuto.

Daqui a pouco vou telefonar pra farmácia pra saber se as outras caixas de uma das medicações chegaram (só tinha uma ontem) e aproveito pra ver o sol se pondo num dos pontos mais altos da cidade. E você, anônimo leitor? Onde gostaria de estar daqui a pouco?

A caminho de Lages, RN (Brasil)

Chicago, EUA

Kinderdijk, Holanda

Harlem Pier Park (Hudson River), NY (EUA)

Ponte Vecchio sobre o Rio Arno, Florença (Itália)

San Francisco, EUA

sexta-feira, novembro 25, 2011

Pra curtir


Presente de aniversário de uma pessoa muito querida, esse foi devorado de uma vez, embora seja o tipo de livro pra ser lido com atenção, relido e consultado, conforme orientação de quem o escreveu. E você ainda ajuda entidades beneficentes mundo afora! Só não tente ler sem comprar, tem um feitiço anti-ladrão. Você foi avisado.

Para Nerds e Geeks

Do Byte que Eu Gosto

Imagine se o mundo fosse dominado por nerds. Possivelmente não duraria muito, pois nerds não fazem sexo e… Mentira, nerds fazem sexo sim. Algumas frases famosas ficariam bem mais legais se tivessem sido ditas por um nerd:

Doação de sangue e o Facebook

REDES SOCIAIS
Ministério da Saúde vai buscar novos doadores de sangue

Brasília – Em busca de aumentar o número de doadores de sangue no país, o Ministério da Saúde decidiu contar com a ajuda das redes sociais. A partir de hoje (23), a página do ministério no Facebook terá um aplicativo em que o internauta poderá se cadastrar como doador de sangue.

O interessado deve informar o nome, o tipo sanguíneo e a região onde mora. Ele não será obrigado a doar imediatamente. Os hemocentros terão acesso ao banco de doadores interessados para poder acioná-los quando for registrada falta de algum tipo de sangue em determinada região. Com o cadastro virtual, a ideia é que os internautas espalhem a novidade para amigos que vivem na mesma região.

Atualmente, 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. O percentual está dentro do parâmetro estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que varia de 1% a 3% da população. No entanto, a pressão por mais bolsas de sangue cresce a cada ano no país. As 3,5 milhões de bolsas de sangue coletadas por ano já não têm sido suficientes para suprir a demanda, por exemplo, dos transplantes de órgãos. O ideal é chegar a 5,7 milhões anuais.

Se cada brasileiro doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusões, calcula o ministério.

O lançamento do aplicativo virtual faz parte da campanha do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 deste mês.

Quem pode doar sangue:

- Homens e mulheres de 18 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal
- O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista

Recomendações:

- Não doar em jejum
- Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
- Evitar fumo e comidas gordurosas

Quem não pode doar:

- Pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade
- Grávidas e mulheres em fase de amamentação
- Pessoas expostas a doenças transmissíveis (Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas)
- Usuários de drogas
- Pessoas que tiveram relação sexual com parceiro eventual sem uso de preservativo

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: Ministério da Saúde.

Indicações


'iGenius How Steve Jobs Changed the World' (2011)
Documentário curto e objetivo, feito depois da morte de Steve Jobs, a partir de depoimentos de colegas e usuários, famosos e anônimos, dos produtos da Apple. Como beneficiária indireta do trabalho de Jobs - nunca pude custear algo da Apple, mas eles acabam influenciando o resto do mercado - fiquei encantada com o que o iPhone fez, em termos de acessibilidade, aos deficientes.

(Ok, essa indicação de 'iGenius partiu de mi hermano, que acertou em cheio, pra variar)


'Preciosa' (2009)
Sabe a frase 'amor só de mãe'? Eu diria 'amor, nem de mãe', depois de assistir 'Precious'. Ou não, se considerarmos o amor da garota, como mãe. Pra quem se pergunta se a história é real, a autora declarou 'é e não é', porque a história de Precious é uma mistura da história de várias garotas que ela conheceu quando era professora. Oscar merecidíssimo de melhor atriz, assim como o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante. Faltou uma indicação de melhor direção de arte, mas teve indicação pra melhor direção.


'O Beijo da Mulher-Aranha' (1985)
Pra quem lembra, o Oscar de Melhor ator desse filme teve agradecimento em português ('Saudades, Brasil'), porque o filme foi rodado aqui. Prêmio merecido pro William Hurt, que já era meu queridinho de outros filmes. O personagem é tão bem interpretado que você não sabe por quem torcer. Esqueça a Sônia Braga, se encante (mais uma vez), com Milton Gonçalves falando em inglês. Aliás, o elenco quase todo é brasileiro. Direção de Hector Babenco.

quinta-feira, novembro 17, 2011

E pra mim

Olha outro doido que mora mais ou menos sozinho! O bom do Will, tirando é a variedade de temas, além do humor, lógico. Imagino o tanto de personagens que passeia pela casa dele.


('Mais ou Menos Sozinho', de Will Leite)

Será que tem mais que aqui?


('Antes de Dormir 04', de Will Leite)

Pro meu vizinho

Cujo gosto musical é singular.



Aproveito e indico o Will, tirando. A Dona Anésia é A atendente de suporte, A maior. Como o Ali, sabe? É, o Ali, que disse que era o maior. Cada um que achasse em que ele é o maior.

Segurança Pessoal IV ('O assalto')

Encerrando a série 'Segurança pessoal', de dicas de segurança pessoal enviadas por email, de uma apresentação .pps do Núcleo de Segurança do Banco do Brasil, entitulado 'SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO - Regras para não se tornar uma vítima da violência urbana'. Minha intenção é apenas divulgar informação para evitar novas vítimas de violência.

Então, finalmente, o assalto ocorre. O que fazer? Antes, lembrar de outro local comum pra assaltos.

NO CAIXA ELETRÔNICO

REGRA N.º 01: NUNCA utilize caixas eletrônicos à noite, todo mundo que entra em um caixa durante a noite sai com dinheiro. Ninguém paga contas sábado à noite.

- Só utilize caixas em mercados, shoppings ou outros locais onde há seguranças e grande número de pessoas;
- Evite os caixas eletrônicos, procure planejar suas necessidades antes e sacar dinheiro em locais seguros;
- Não confie nas câmaras de segurança, elas não impedem que alguém te roube;
- Nunca aceite ajuda no caixa eletrônico.

DURANTE A ABORDAGEM
1. Fique calmo;
2. Peça calma ao bandido;
3. Faça ele se sentir no controle da situação;
4. Nunca resista, entregue objetos que forem pedidos;
5. Não transmita raiva ou sentimento de vingança;
6. Contra uma arma de fogo não existe força física suficiente;
7. O ladrão drogado ou bêbado tem reflexos alterados, sendo assim faça tudo com muita calma e com movimentos suaves;
8. Nunca crie situações que façam o bandido sentir que está perdendo o controle;
9. Nunca revide a agressões físicas contra você ou contra seus acompanhantes;

Lembre-se: O objetivo principal é sobreviver ao assalto. Pessoas que são assaltadas e saem vivas não viram manchete de jornal, pessoas mortas sim.

VALORIZE A VIDA
1. Preocupe-se sempre em evitar assaltos, atue na prevenção, adquira uma postura segura;
2. Releve provocações no trânsito, em bares ou boates. Isso é sinal de inteligência e não de covardia;
3. Durante um assalto entregue objetos de valor. Não há nada mais valioso que a vida;
4. Evite toda e qualquer situação que possa lhe expor a riscos.




Se você se interessou, pode dar uma olhada em Segurança Pessoal (Fora de Casa), neste mesmo blog.

Segurança Pessoal III ('Você e o carro')

Atenção! Recebi essas dicas de segurança pessoal por email. Lembro que o texto original é de uma apresentação .pps do Núcleo de Segurança do Banco do Brasil, entitulado 'SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO - Regras para não se tornar uma vítima da violência urbana'. Estou postando sem intenção de lucro, etc.

NO ESTACIONAMENTO

Prefira os estacionamentos pagos
Carro na rua sempre é mais perigoso.

Planeje onde vai deixar o carro
Muitas vezes você chega quando está claro e há bastante movimento na rua, e quando vai embora a rua já está deserta e escura.

Quando retornar, reavalie a situação
Se desconfiar de alguma coisa, passe direto por seu carro e reavalie a situação. Em dúvida, chame a polícia (190).

Procedimentos preventivos
- Tire a chave da ignição;
- Não deixe chave de casa do veículo;
- Não fique dentro do carro estacionado;
- Não deixe objetos à vista;
- Verifique a tampa de gasolina.

DIRIGINDO

Identificação
Evite colocação de adesivos nos vidros.

Portas e vidros
Mantenha as portas sempre travadas e vidros fechados.

Ocorrências imprevisíveis
- Batidinhas na traseira do seu veículo;
- Pneu furado;
- Líquido no para-brisas ou pedras;
- Pedido de ajuda/socorro.

CUIDADO
PARADO VOCÊ SE TORNA UM ALVO MUITO FÁCIL

Procedimentos preventivos
- Se estiver sendo seguido;
- Ao chegar em casa;
- Evite rotinas;
- Manutenção do veículo;
- Telefones de emergência.


(Sugestões extras: é melhor andar - e perder um pneu furado - que a vida; sendo seguido, não pare e vá à polícia. Tenha uma rotina ao chegar em casa, que impeça abordagem ao entrar, como portão eletrônico, avisar a alguém em casa que está chegando e até dar uma volta prévia no quarteirão)

ABORDAGEM NO CARRO
Se alguém te abordar proceda da seguinte forma:

1. Tenha calma e peça calma:
Mantenha-se calmo e peça que o bandido tenha calma, faça ele se sentir no controle da situação, bandidos acuados ou com medo podem agir por impulso.

2. Obedeça rapidamente:
Obedeça as ordens do assaltante e faça-as com calma porém com rapidez.

3. Informe o que vai fazer:
Mantenha as mãos onde o assaltante possa vê-las (no volante). Se for pegar objetos, soltar o cinto ou abrir a porta informe o assaltante e faça movimentos suaves. Lembre-se que o assaltante está nervoso.

4. Se tiver que descer do carro faça de maneira correta:
Veja as explicações a seguir.

ABORDAGEM NO CARRO



PARADO NO SEMÁFORO

Vá reduzindo a velocidade devagar, tentando chegar ao cruzamento quando o sinal estiver abrindo.

Quando o sinal estiver vermelho, procure manter seu carro à direita da rua ou na faixa central, evitando também a calçada.

Geralmente os ladrões atacam pelo lado esquerdo, o do motorista.

Lembre-se:
Carro parado é alvo fácil.



(termina no próximo post)

Segurança Pessoal II ('Você e o bandido')

Continuando a repassar, por uma questão de solidariedade, as dicas de segurança pessoal que recebi por email. Lembro que o texto original é de uma apresentação .pps do Núcleo de Segurança do Banco do Brasil, entitulado 'SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO - Regras para não se tornar uma vítima da violência urbana'.

Até agora, o bandido/suspeito escolheu o tipo de ataque/assalto, e planejou o que fazer (embora nem todos planejem, o que é pior pras vítimas). É hora da vítima entrar na história. Eu chamaria esse capítulo de 'Você e o bandido'.

REGRAS

O bandido
- Não quer ser exposto;
- Sempre faz uma seleção das vítimas;
- Sempre irá escolher o mais fácil, ou seja, o mais despreparado;
- Durante um assalto o bandido está nervoso e com medo;


(observação pessoal: isso é um assaltante 'normal'. Se ele estiver drogado, for inexperiente ou com problemas emocionais, essas regras nem sempre valem)

Observe sempre:
- O comportamento;
- As mãos (geralmente escondidas nos bolsos);
- Os olhos (dizem que os olhos são o reflexo da alma, isso de fato funciona, observe os olhos e saberá se há ou não intenção ruim).


(Isso vale pra fase de vigilância, lembra do post anterior? O melhor momento pra interromper a ação do bandido)

AÇÕES DE PREVENÇÃO

Errado:
- Achar que não vai ocorrer com você.
- Permitir que ocorra.

Certo:
- Agir preventivamente, evitando que ocorra a abordagem.

MARGEM DE SEGURANÇA




CAMINHANDO NA RUA

O bandido está vindo em sua direção
Mude a direção, volte mantendo o espaço entre você e ele.

Ele apertou o passo em sua direção
Procure um local seguro, movimentado (ex. loja, mercado, etc.).

Não há locais para se proteger
Corra e observe o comportamento do suspeito. Corra antes que ele feche o espaço entre vocês, depois da abordagem nunca corra! Reagir é uma atitude de altíssimo risco.

Se ele correr em sua direção
Está claro que ele pretende cometer um delito, sendo assim grite.

Geralmente o bandido não irá correr atrás de você, ele não quer chamar a atenção, prefere escolher outra vítima menos preparada.

O que gritar?
Gritar “socorro” faz as pessoas ao redor recuarem pois fica claro que há perigo.

Gritar “fogo” desperta o interesse das pessoas, fazendo-as sair das casas para ver onde está o fogo.

Gritar o nome de alguém, “Paulo”, é a melhor opção, o bandido achará isso muito incomum e ficará com medo de haver mais pessoas no local (quem é Paulo, um homem, um policial, um cão feroz?). As chances dele desistir são grandes.


(Sobre 'o que gritar': li, há muitos anos, que em caso de agressão dentro do domicílio é melhor gritar FOGO. Muita gente não quer se envolver em briga de casal)

REGRA
Se tiver o pressentimento de que alguém vai te abordar nunca feche o espaço. Muitas pessoas que foram assaltadas relatam que perceberam que algo iria acontecer e não fizeram a prevenção.



(continua no próximo post)

Segurança Pessoal ('Assaltos: tipos, como planejar e evitar um')

Comecei a assistir 'Criminal Minds' por causa de uma indicação insistente e fiquei profundamente interessada. Não nos crimes, mas na forma como agem os unsubs (suspeitos), justamente para evitar ser vítima de um deles. Eu sei que CM geralmente lida com serial killers, mas encontrei um antigo email e tem tantas informações boas pra evitar assaltos que chega a ser crime não repassar.

Vejamos se como apresentadora eu estou mais pra Jason Gideon que pra Dr Spencer Reid.

O original é uma apresentação .pps do Núcleo de Segurança do Banco do Brasil, entitulado 'SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO - Regras para não se tornar uma vítima da violência urbana'. Começa abordando como o bandido trabalha, depois aborda como você deve reagir. Eu descreveria essa primeira parte como 'Assaltos: tipos, como planejar e evitar um'.

PRINCIPAIS AMEAÇAS
1. Seqüestro relâmpago
Com duração de 1 a 24 horas, geralmente para realizar saques e transações bancárias.

2. Seqüestro com pedido de resgate.
Selecionado por status, nível hierárquico, tipo de carro, etc.

3. Seqüestro com veículo
Para levar o carro. Qualquer veículo está sujeito. Geralmente é feito por encomenda de ano, cor e modelo, para se utilizar as peças.

4. Assalto à mão armada
Com conseqüências relacionadas a reação da vítima.

5. Assalto mediante seqüestro
Seqüestro de funcionário para realização de assalto em empresas.

PREVENÇÃO

A prevenção representa 90% em segurança.
Sendo assim as ações devem se concentrar nessa etapa.

(Reação representa 5%; sorte fica com os outros 5%)

PREPARAÇÃO PARA UM ASSALTO

1o Pré-eleição do alvo
Essa fase pode levar meses, dias ou apenas alguns segundos. É a fase em que o bandido irá escolher quem abordar (levantamento).

2o Identificação do alvo
O alvo foi escolhido. Geralmente o mais fraco, mais distraído ou com base no que o bandido procura (foco da investida).

3o Vigilância (*)
Período que o bandido avalia toda a situação antes do ataque (monitoramento).

4o Planejamento
O bandido já tem tudo o que precisa, agora ele planeja como será o ataque (dia, hora, local, forma de abordagem, arma, etc).

5o Ataque (**)
O bandido faz a abordagem. Nessa fase já não há como fazer prevenção. Menos de 5% de êxito nas ações de interrupção.

(*) Melhor momento para interromper a ação do bandido.
(**) Pior momento para interromper a ação do bandido.

(no próximo post tem mais, pra não ficar cansativo)

quarta-feira, novembro 16, 2011

Um cantinho especial


Você já teve um cantinho especial na infância, pra onde fugia quando tudo estava desabando? Não precisa ser um lugar tão arrumadinho, só quieto o bastante pra fingir que o mundo lá fora não existia. Talvez seu cantinho não fosse pra fugir, apenas era o seu lugar no mundo, talvez tenha sido o único lugar verdadeiramente seu no mundo, até hoje.

Bem, hoje, vou dispensar os clássicos sótãos, porões e afins; vou ficar com locais arborizados, porque cresci entre um quintal arborizado e um jardim florido. Então, entre,


É, pode, entrar.


Fique à vontade.









Dia de Estrela


O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela ONU como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995. Na Declaração de Paris, os estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e valor da pessoa humana, além de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, para tanto devendo ser incentivada a prática da tolerância, a convivência pacífica entre os povos vizinhos.

Foi então evocado o dia 16 de Novembro, quando da assinatura da constituição da UNESCO em 1945. Remetia, ainda, à Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma:

1. Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18);
2. Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19)
3. A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26).


Para a consecução da tolerância entre os povos, são relacionados os seguintes instrumentos jurídicos internacionais:

- Convenção Internacional dos Direitos Civis e Políticos.
- Convenção Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
- Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.
- Convenção para a Prevenção e Combate ao Crime de Genocídio
- A Convenção de 1951 relativa aos Refugiados, e seus Protocolos de 1967 e, ainda, os instrumentos regionais.
- Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher.
- Convenção contra a Tortura e combate a todas as formas de tratamento cruel, desumano ou castigo degradante.
- Declaração de Eliminação de todas as formas de Intolerância baseada na religião ou crença.
- Declaração dos Direitos das Pessoas que pertencem a Nações ou Minorias Étnicas, Religiosas e Lingüísticas.
- Declaração de Medidas para Eliminar o Terrorismo Internacional.
- Declaração de Viena, e Programa de Ação da Conferência Mundial de Direitos Humanos.
- Declaração de Copenhague e Programa de Ação adotada pela Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social.
- Declaração da UNESCO sobre Raça e Preconceito Racial.
- Convenção da UNESCO e Recomendação contra a Discriminação na Educação.


Fonte: Wikipédia.

Wishing stars


Origami stars, Lucky stars ou Wishing stars, qualquer nome que você dê a essas estrelinhas não diminui a graciosidade delas. Podem ser feitas em qualquer tamanho, mas são justamente as menores que fazem mais sucesso. Aprendi a fazê-las com mi hermanito (que aprendeu sozinho, desmontando uma), e as adoro. Se você também quiser aprender, aqui está o passo-a-passo, e saiba que vendem as tirinhas pela internet, em todas as cores.




A propósito, feliz aniversário pra nós, tio William Bonner.

terça-feira, novembro 15, 2011

Bens ou Investimentos?

'(...) possuir o imóvel onde se mora, um carro ou outro bem que esteja em uso em geral se classifica muito mais como consumo do que como investimento (embora dê alguma segurança), e fica longe de ser um Fundo de Reserva, a não ser que seu uso seja completamente supérfluo (e você possa abrir mão de um dia para outro), e a liquidez dele no mercado seja alta e permanente – o que é raro, especialmente em crises.'



Li algo parecido há alguns anos. No texto, o autor explicava por que ele não era a favor de se ter uma casa própria. Os motivos eram os mesmos acima (a liquidez do bem deve ser alta e permanente). Ele aconselhava, ao invés da compra, calcular quanto custaria a casa e investir uma parcela 'X', mês a mês. No caso de necessidade do dinheiro, seria mais rápido sacar de um fundo de investimento que vender a casa.

Ah, certo. Você paga aluguel, eu também. Mas, se eu ou você fossemos financiar um imóvel, provavelmente a parcela do financiamento seria um pouco mais alta, certo? Pois pegue a diferença e invista! Parece uma ninharia? Faça uma simulação no site do seu banco, no plano de investimentos mais baratinho e tenha uma surpresa. E caso você seja meio esquecido ou desorganizado, autorize a transferência automática. Isso pode ser feito até pra poupança, cujo rendimento é mínimo. É só autorizar no caixa automático.

(Isso não me ensinaram na escola, nem no curso de Economia Doméstica. Aliás, o que aprendemos de prático na escola, além de ler e escrever? Ah! Eu usei a fórmula do volume das pirâmides pra calcular quanto de terra preciso comprar pra nivelar o jardim. Tinha esquecido. Desculpe, professores.)

Antes que eu me esqueça, o texto acima é do Efetividade.net, um blog com dicas que vão de negócios a como arrumar seu guarda-roupa com método científico (sem precisar saber de ciências), como se livrar de conversas chatas, até listas de presente (de Natal, pra mulheres, pra casa, pras mães...). O autor é administrador (daí os posts sobre GTD, etc), mas fique à vontade: pule pra o que interessa a você. Eu consulto e indico.

***

Falando em indicações, leia com atenção 30 Easy Ways to Save Money (and No, you are not doing them all!). Esse texto foi indicado pelo Efetividade.net e, guardadas as devidas proporções com o 'american way of life', tem dicas simples e efetivas de economia. Incluindo tirar férias.

Bom Feriado...

...àqueles que podem curti-lo. Aqueles que não têm uma infestação de pulgões e cochonilhas sendo combatida no pergolado - calda de fumo, veneno e sabão já foram, falta a água benta -, bem entendido. A meu ver, é como se aquela mudança não terminasse nunca, embora tudo esteja no devido lugar (ou quase).

Nessas horas,



Para onde você gostaria de ir hoje, leitor(a)?

Bora-Bora


Cingapura


Egito


Grécia


Itália


México


Polinésia Francesa


Todos eles têm praia, marítima ou fluvial. É só escolher.

Atenção!

ANVISA PROÍBE ALIMENTOS E BEBIDAS À BASE DE 'Aloe vera'

A planta, popularmente conhecida como babosa, também é usada para a fabricação de cosméticos e medicamentos fitoterápicos


Aloe vera: alimentos e bebidas feitos com a planta, que é mais conhecida como babosa, são proibidos pela Anvisa (ThinkStock)


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.

De acordo com a resolução, o uso da Aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido. As informações são da Agência Brasil.

Saiba mais
ALOE VERA
Popularmante chamada de babosa, a planta, nativa do norte da África, está presente em fórmulas de cosméticos, pomadas e medicamentos fitoterápicos a alimentos. Entre os benefícios atribuídos à planta, estão ações desintoxicante, digestiva, laxativa e antialérgica.
Aloe vera é o nome científico da planta conhecida popularmente como babosa. É usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento. Por se encaixar na categoria de "novos alimentos", a planta precisa ser submetida ao registro da Anvisa para poder ser comercializada com esse fim.
(Com Agência Estado)

Fonte: Veja, em 14/11/11.
O Google é mesmo inacreditável. O Google Imagens então, não há como descrever. Você pede 'X', vem 'X' e o alfabeto inteiro. O que Halley Berry tem a ver com 'jardim interno' ou 'jardim de inverno'? Anyway, estava procurando bancos pra jardim e encontrei algo belo, em matéria de fotografia. Esqueça os jantares e outras atividades à luz de velas. Esses aqui não têm cheiro, nem fumaça, segundo o fabricante (Lumen Art Works); mas eu gostei mesmo foi das fotos.