domingo, abril 29, 2012

Pois é...


Ev'rybody had a hard year.
Ev'rybody had a good time.
Ev'rybody had a wet dream.
Ev'rybody saw the sunshine.
Oh yeah, Oh yeah. Oh Yeah.
Ev'rybody had a good year.
Ev'rybody let their hair down.
Ev'rybody pulled their socks up. (yeah.)
Ev'rybody put their foot down.
Oh yeah. Yeah! WOOOOHOO!

[Oh my soul...it's so hard.]

(I've got a Feeling, The Beatles)

sábado, abril 28, 2012

Por Falar em Mudança

Acho que uma mudança só está concluída quando a área de serviço/lavanderia fica arrumada. Isso porque a gente vai sacudindo pra lá tudo que é 'pra arrumar depois' e acaba sendo o cômodo mais atulhado e complicado de organizar.

Minha área de serviço ainda não está totalmente organizada, mas está funcional. Ontem eu consegui pendurar o varal de teto e comecei a lavar a roupa suja que estava se acumulando. O bom daqui é que é muito ventilado, então tem roupa que já está seca antes mesmo da máquina terminar de lavar a segunda carga. Ainda bem, porque o varal é pequeno.

Falta pendurar todos os quadros, replantar todas as mudas, descobrir como o CD de instalação da impressora sumiu (estava numa pasta, dentro de um organizador!) e pendurar meus colares. No geral, está tudo até arrumado. Até as cortinas já estão no lugar.

O que atrasa é resolver questõezinhas relativas ao trabalho. O rapaz que vai instalar a internet no consultório 'se esqueceu' de vir e agora só tem horário na quarta-feira. Finalmente os cartões de visita ficaram prontos, assim como os receituários para controlados. O resto eu mesma fiz no word, com direito até a marca d'água. Quando o dinheiro der, eu compro um desses programas pra consultório médico. Trabalhei sem isso por mais de dez anos e nunca perdi uma ficha, então não é imprescindível.

Agenda, bata, toalhas de mão, lençóis, luvas, resma de papel, cartucho extra... Se alguém se lembrar de mais alguma coisa, por favor me avisa?

quinta-feira, abril 26, 2012

Tudo novo, de novo

Não sei se você já percebeu, mas a vida parece com crescimento de criança: tem as fases de ‘estirão’ e os períodos de descanso. Você vê o menino no último dia de aula e quando ele volta das férias, está enorme. Minha vida é assim: com fases de repouso e outras de agitação. Os últimos anos foram de repouso, preparo ou até mesmo recuperação, após mais de uma década de serviço puxado. Eu diria que estava me preparando pra me colocar em campo novamente, já que eu não consigo mesmo largar da Medicina (ou é a Medicina que não me larga).

De repente, apareceu um lugar melhor pra eu morar. É, adeus pergolado. Mas a verdade é que eu só fui praquela casa porque o lugar onde eu estava morando estava com o chão cedendo. A casa com pergolado era muito grande pra uma pessoa só, além de ficar numa ladeira, e a rua não ter calçamento. Outro imóvel da mesma locadora da casa vagou no início deste mês e vamos lá correr atrás de pintor, gente pra fazer mudança, medir tudo pra saber se os móveis iam caber... Aquela eterna novela.

Ao mesmo tempo, surgiu um lugar numa clínica particular, na mesma rua pra onde eu estava me mudando. Terminaram a reforma essa semana, com tudo adaptado pra cadeirantes e idosos, inclusive os banheiros. Chegou a notícia de uma pós-graduação, começando no próximo mês. Tudo isso justamente quando a nova mistura de medicações prescrita começou a fazer efeito.

Por isso, eu sumi daqui. Porque fazer mudança aos pouquinhos, ir pra capital e pra diretoria regional de saúde pra solicitar receituários controlados, instalar telefone, antena, internet, campainha e caixa de correio, alem de avisar a todo mundo sobre o consultório, consome muito tempo.

Finalmente, depois de quase 12 anos de formada, encomendei meus cartões de visita e criei um modelo de receituário. Mas continuo querendo atender gente do sítio. Por isso, nada de propaganda na rádio daqui, por enquanto (em cidade pequena, rádio é o melhor meio de divulgação). Preferi ir os lugares onde trabalhei e entreguei os panfletos da clínica. Agora é torcer pra dar certo.


sábado, abril 07, 2012

Dia Mundial da Saúde



Dia Mundial da Saúde é dedicado aos idosos


Jornal do Brasil

Celebrado neste sábado, 07 de abril, o Dia Mundial da Saúde será dedicado aos idosos. Estima-se que, em 2050, 400 milhões de homens e mulheres terão mais de 80 anos, número muito superior aos 14 milhões que compunham a população nesta faixa-etária na década de 1950
.(continua)

Pois é, as pessoas falam, falam, e não fazem muito ou mesmo nada para prevenir as doenças e problemas consequentes ao envelhecimento. Até que... Como dizem muitos, 'saúde é um bem que a gente só dá valor quando perde'. Se você quer entender de forma simples o que estou dizendo, lembre-se de uma mensagem que ficou famosa, narrada por Pedro Bial, e originalmente apresentada num comercial da agência DM9DDB.

Eu aprendi o segredo pra ter saúde com meu avô: faça de tudo, mas faça pouquinho. Ele bebia, mas ninguém nunca o viu bêbado. Inconsciente dos males do cigarro, ele começou a fumar muito jovem, mas podia passar dias sem por um cigarro na boca. Adorava açúcar, mas não repetia sobremesa. Gostava de Carnaval e foi pro Galo da Madrugada até o ano em que morreu, aos 83. Nunca foi visto em baderna ou detido pela Polícia. Bem capaz, isso sim, de ter dado uma paquerada na última ida ao Galo, porque mesmo casado era um namorador assumido e deixou 28 filhos registrados para atestar o fato (parece que nisso ele não era moderado, ops).

Sim, meu avô teve algumas das doenças degenerativas comuns a um idoso e suas complicações, mas sua qualidade de vida era invejável porque ele era relativamente obediente e muito persistente. Quantas vítimas de dois derrames em uma semana você conhece que ficaram com o lado direito totalmente paralisado, e em um ano estavam completamente sãos? Até bater prego com a mão afetada, ele batia!

Moderação e persistência, esse é o meu conselho pra manter-se com saúde. E ter cautela, eu acrescentaria, porque o meu querido velhinho se foi em três meses devido a um câncer de pulmão, provavelmente devido aos cigarros que ele fumou por uns 70 anos. Com moderação.

GSR 4ever!


(CSI S12E18 'Malice in Wonderland')

Dia de Estrela

Feliz Dia do Jornalista!



Em especial, pra Vicky e Fabiana, William Bonner e Fátima Bernardes. :o)

sexta-feira, abril 06, 2012

Sabe...


“A vida é muito longa para se caminhar sozinho
Não se consegue fazê-lo sozinho
É como mãos nuas cavando em pedra
E se as coisas derem errado
Nem mesmo o dinheiro vai pagar essas contas
Mas o tempo mostrará que as pessoas ficarão bem
As tempestades nunca vêm para ficar
Isso só mostra o quanto precisamos um do outro
O quanto precisamos um do outro, e dos desafios todos os dias
Há sinais pelo caminho
Que nos lembram o quanto precisamos um do outro
O quanto precisamos um do outro.”
(How Bad We Need Each Other, by Marc Scibilia, que tocou no finalzinho do último episódio de Bones)

quarta-feira, abril 04, 2012

segunda-feira, abril 02, 2012

Hoje é Dia de...



O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). continue lendo
Fonte: Wikipédia.

Isso vai dar um rolo...


Acupuntura é procedimento médico, decide TRF da 1ª Região


O Tribunal Federal Regional (TRF) da 1ª Região decidiu na terça-feira (27) que a acupuntura é uma prática exclusivamente médica. A decisão é favorável a uma série de ações por meio das quais o Conselho Federal de Medicina (CFM) pedia desde 2001 a anulação de resoluções que autorizavam a psicólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas o uso profissional das técnicas de acupuntura. As resoluções compunham o corpo de normas dos Conselhos Federais de Psicologia (CFP), Farmácia (CFF) e Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Fonte: CFM


Desde que eu era estudante que isso rola. Pra quem não sabe, existe até curso técnico de acupuntura! A meu ver, a questão maior é usar as agulhas como tratamento de uma patologia não diagnosticada por um médico. Por exemplo, se você tem uma tendinite e o médico indica fisioterapia, o fisioterapeuta tem liberdade de escolher quais as técnicas (TENS, ultrassom, etc) para o tratamento, mas é o médico quem faz o diagnóstico. Não sou contra a especialização para outras categorias da área, mas esses outros profissionais só deveriam entrar em cena depois de uma avaliação e indicação médicas.

domingo, abril 01, 2012

Parabéns...


... pra minha cunhada, que faz mi hermano tão feliz!

É hoje!!!!!



Half man! Half Man!!

***

Finalmente a temporada de séries está de volta. Pelas minhas contas, o filho de Bones já deve estar com uns 10 meses. Aliás, eu adorei essa camiseta:



Totalmente 'Bones'. :)