quinta-feira, outubro 24, 2013

Só acredito vendo

Muita gente (incluindo muito médico) não entendeu por que o Conselho Federal de Medicina fez um acordo com o Governo, aceitando a lei do Mais Médicos. Um dos motivos foi que o Governo ofereceu-se para criar uma carreira de Estado em até três anos. Eu recebi até email do sindicato esclarecendo isso. Mas quando a lei foi sancionada, isso não estava lá, né? Porque a presidente vetou essa parte.

terça-feira, outubro 22, 2013

Últimas

Lá se vão 12 milhões de reais gastos em acomodações para o Programa Mais Médicos, sem falar nas despesas jurídicas. É importante saber que o programa foi sancionado pela presidência e agora é o Ministério quem dá os registros provisórios aos médicos estrangeiros.

Mal do século

Recentemente, eu me questionei: não estaria diagnosticando casos demais de depressão? Não estaria supermedicando essas pessoas? Por que até ali não haviam sido diagnosticadas? Passei a ter mais cuidado, mas os casos continuaram aparecendo. Hoje, atendi um homem com trinta e poucos anos, viúvo e perguntei a causa da morte da esposa. Suicídio em virtude de depressão. Então lembrei que a literatura psiquiátrica recomenda em relação a depressão que, na dúvida do diagnóstico, medique e reavalie em algumas semanas. Eu não estou diagnosticando demais, são os colegas que não veem os sintomas.

domingo, outubro 20, 2013

Amar é...

...percorrer 674 Km em 4 dias pra passar 36 horas com quem a gente ama. Poder jantar com Hermano e ver o quarto azul do futuro sobrinho. Abraçar a irmã de alma que eu não via há uns sete anos. Ter que destravar meu inglês pra falar com o marido dela. Aceitar que tudo muda, que as pessoas crescem e envelhecem, pra melhor ou pra pior. E a gente também. Ainda bem.

Dia de Estrela

Devidamente lembrado por Kati.

E servindo de motivo pra mais protesto:

É mesmo?

A Universidade Federal de Mato Grosso fez o que o Ministério da Saúde deveria ter feito ao selecionar os profissionais para os Mais Médicos: entrou em contato com as universidades onde os médicos se formaram, ou assim alegavam. E 41 alunos de universidade bolivianas nunca estudaram por lá ou não concluíram o curso. A Polícia Federal está cumprindo mandatos e os acusados poderão ser responsabilizados pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica. Só não entendi por que não serão acusados de exercício ilegal da Medicina.

quarta-feira, outubro 16, 2013

Hã?

Desde que o Mais Médicos começou, os colegas têm postados os erros que encontram, cometidos pelos médicos estrangeiros. Como alguém comentou, os melhores médicos raramente vão para lugares ermos. Portanto, o problema não é com o país onde o médico nasceu, mas com a capacidade do profissional. Ainda assim, uma imagem tem sido bastante compartilhada nosn últimos dias, tamanho o absurdo. O antibiótico Azitromicina deve ser prescrito 1 vez ao dia, geralmente 500 mg por dia, durante 3 dias, às vez 1g em dose única, às vezes 500 mg no primeiro dia e 250 mg por mais 4 dias, de acordo com a doença a ser tratada. Mas esse médico argentino prescreveu de 8/8 horas!


Inicialmente, o Ministério da Saúde negou que o médico pertencesse ao programa, mas agora está cobrando providências ao CRM.

terça-feira, outubro 15, 2013

Porque...

...filme predileto dispensa justificativa. E já era predileto antes de eu descobrir William nele.

segunda-feira, outubro 14, 2013

domingo, outubro 13, 2013

Mais Médicos e CFM

A classe médica vem se dividindo contra e a favor do CFM. O presidente da entidade se disse satisfeito com o resultado das negociações sobre o 'Mais Médicos' e tem gente fazendo abaixo-assinado pra não pagar mais a anuidade pro conselho regional de Medicina. Hoje eu recebi um email do Sindicato dos Médicos de Pernambuco:



NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco – Simepe vem a público externar total e irrestrito apoio ao Conselho Federal de Medicina – CFM, na pessoa dos médicos Roberto D'Avila e Carlos Vital, que na última terça-feira (08/10), negociaram com o Governo Federal medidas que reduzem os danos trazidos pelo Programa "Mais Médicos - MP 621/13", momento este gerado graças à reação da categoria que fez a pressão necessária para a revisão de pontos essenciais. Importante ressaltar que a posição adotada não implica em adesão ao Programa que continua a merecer as nossas críticas.

O registro dos estrangeiros ficará a cargo do Ministério da Saúde, desobrigando os Conselhos Regionais de Medicina de inscreverem estes médicos. Fica claro que não somos coniventes com esta arbitrariedade governamental e não reconhecemos esses profissionais como médicos plenamente habilitados. Ainda assim, os mesmos estarão sob fiscalização dos conselhos de medicina para apurar e julgar eventuais denúncias e irregularidades.

Conseguimos ainda a redução do tempo de pré-requisito de Residência Médica na Atenção Básica de dois para um ano, e a redução do tempo máximo de atuação sem revalidação dos diplomas de médicos estrangeiros de seis para até três anos.

A maior conquista desta negociação diz respeito as nossas históricas bandeiras de luta:

· Criação da Carreira de Estado – no prazo de até três anos, com acesso através de concurso público e remuneração compatível com o grau de complexidade e responsabilidade exigidos, além das condições de trabalho necessárias ao bom atendimento aos usuários do SUS;

· Financiamento do SUS - compromisso das lideranças do Governo em trabalhar pela aprovação de um projeto para ampliar o orçamento federal da saúde em R$ 25 bilhões até 2017;

· Formação médica - avaliação periódica dos cursos de graduação médica a cada dois anos, garantia de número de vagas na residência médica proporcional aos egressos da graduação.
Esclarecemos que esta negociação com o Governo Federal faz parte de nossa luta!

Temos receios e desconfiança quanto ao cumprimento da proposta por parte do governo, e afirmamos que o Programa "Mais Médicos" está distante de ser a solução estruturante para a devida qualificação do SUS.

Vamos continuar com as fiscalizações e denúncias das precárias condições de trabalho, o sucateamento da rede, dificuldades de acesso a exames complementares e o desabastecimento da assistência farmacêutica. Manteremos a luta com resistência e indignação.

O SIMEPE posiciona-se contrário a forma de condução política no setor saúde pelo governo federal e conclama todos os médicos a responderem à campanha difamatória sofrida nos últimos tempos nas urnas em 2014.

Simepe alerta: o governo Dilma faz mal a saúde dos brasileiros!

quinta-feira, outubro 10, 2013

Elas

Ela veio no início da semana, contando como viu dois filhos morrerem nos próprios braços, que o marido bate nela, que xinga, que ele bebe e usa crack, maconha e cocaína, que essa semana ele chegou com o nome da outra tatuado no corpo. Ela não tem sorte com homens. A primeira vez dela foi com um namorado que a drogou. Ela ainda engravidou por causa disso. Imagine resumir todo um relato desse em 'sofre violência física e psicológica do atual parceiro. Antecedente de violência sexual'. Fiquei sem saber o que sugerir e ela olhou pra mim: 'Mas agora chega. Eu vou no juiz pedir uma ordem e vou me separar dele'. eu me perguntei onde ela encontra força pra isso.

Ela veio ontem. Está separada há um mês. Aguarda ansiosamente o resulta do exame de HIV que eu solicitei num dos primeiros dias em que cheguei na unidade. Trouxe um resultado de exame, acreditando ser a sorologia de sífilis, mas o laboratório errou e fez um hemograma. Solicitei o exame novamente. Ela não quer saber dele. Ele não apareceu, nem fez ameaça. Ainda bem.

Ela veio hoje. Não disse duas palavras e já estava chorando. Garante que ele não é violento, mas quando a gente vai conversando percebe a pressão. Peguei uma mão dela. Lembrei que ela ainda está em condições de perceber que precisa de ajuda, tem quem se importe com ela, tem um emprego, tem um patrimônio, o que é muito mais que a maioria tem. Seguro a outra mão dela, sugiro um antidepressivo e ela concorda. Aviso que estou ali de segunda a sexta, e espero que isso ajude. Depois me pergunto de onde saiu aquele discursinho tão bonito que eu fiz pra ela. Provavelmente daquela parte de mim que gostaria de ouvir os discursinhos quando estou descompensada.

terça-feira, outubro 08, 2013

E essa agora?

Enquanto os registros provisórios não saem, os médicos estrangeiros seguem recebendo ajuda de custo e bolsa do governo. Ainda sem trabalhar.

Enquanto isso, a MP do Mais Médicos foi aprovada pela Câmara e segue para o Senado. Pelo texto atual, o médico estrangeiro pode atuar três anos com registro provisório e, a partir daí, tem que fazer o Revalida.

segunda-feira, outubro 07, 2013

Faça o que digo...

Sim, o que eu prescrevo pros meus pacientes é o que eu faço pra mim. Era pra ser O fim de semana, organizando a tão sonhada reforma do escritório. Mas apareceu uma gripe tão horrível, com direito a tosse de cachorro, que me fez até pensar em asma. Depois de passar dois dias de cama, resolvi pegar pesado: chá de macela sumiu até com a tosse. Eu não estava 100% hoje, mas deu pra ir pro trabalho sem ficar tossindo direto.

Fechar produção é um serviço importante, sim, mas que poderia ser perfeitamente feito por outra pessoa. E era, há até alguns anos, no município onde trabalho. Por alguma razão absurda, preferem que um profissional com ensino superior perca tempo calculando quantas consultas fez em pessoas de onze anos - e isso vale para TODAS as faixas etárias - assim como visitas domiciliares, encaminhamentos para emergência, consultas de pré-natal, etc. Imagine o tempo gasto e calcule no que ele poderia ser gasto em benefício dos pacientes.

sábado, outubro 05, 2013

Paralisação

Quinta-feira foi dia de ser paciente, receber receita, solicitação de exame e atestado. Por isso, o atendimento da sexta-feira foi dobrado. Sem direito a um minutinho pra respirar. Só o tempo de almoçar mesmo. Quando finalmente chegou a última paciente, era uma bronca: uma trombose venosa profunda, que seguiu pro hospital onde a nossa enfermeira estava de plantão. Pensa que acabou? Foi só colocar o pé em casa que o telefone toca pra avisar que uma das minhas duas únicas paciente particulares estava muito doente. É, foi um daqueles dias.

Pra encerrar, abro o site da Veja e leio que os médicos vão fazer paralisação para protestar contra o texto final da MP do Mais Médicos. Leio também sobre o comentário da presidente sobre como um médico deve diagnosticar. Sei...

terça-feira, outubro 01, 2013

Mais Médicos

O primeiro médico estrangeiro desistiu do programa. Tudo bem, é direito dele. Agora me expliquem o seguinte: ele devolveu os dez mil da ajuda de custo, mas pode ficar com os dez mil do mês que ganhou no mês de treinamento. Se eu desistir hoje, não terei direito ao mês que passei trabalhando. NA verdade, se eu trabalhar seis meses e desistir, terei que devolver os seis meses. Que sistema é esse?

A MP do Mais Médicos foi aprovada em comissão especial e seguiu para a Câmara. No texto, os registros provisórios serão dados pelo Ministério da Saúde e não mais pelos Conselhos Regionais de Medicina, e os médicos continuam sem direito trabalhista algum.

Enquanto isso, a segunda leva de médicos brasileiros começa a atuar dia 14 no Mais Médicos. E estão chegando mais 2 mil cubanos.