sábado, novembro 30, 2013

Mais médicos

Mais 2117 médicos cubanos chegando. 'Segundo informações do Ministério da Saúde, os médicos passarão por uma semana de acolhimento nas capitais para conhecer a estrutura de saúde e as doenças mais frequentes da região, antes de seguirem aos municípios e distritos indígenas.' Sei, com ou sem curso, teve médico passando até penicilina pra um simples bicho geográfico (Larva Migrans)...

sexta-feira, novembro 29, 2013

Então, hoje, o Ministério manda um email porque eu ainda (?) não enviei meu relatório de primeiras impressões sobre o programa. Querem um depoimento sobre meu primeiro mês na unidade de saúde. Sei, no final do terceiro mês lembraram de pedir, né?

sexta-feira, novembro 22, 2013

terça-feira, novembro 19, 2013

O papa-figo

Eis-me aqui, novamente, de castigo por causa da labirintite. Depois de dois dias de enjôo insuportável, tive que me render e não ir pro trabalho. Enquanto isso, fico pensando que mundo é esse em que vivemos, onde uma criança menor de dez anos sabe exatamente por que não se deve falar com estranhos.

Ontem foi dia de 'Saúde na Escola', mais um dos programas do Ministério. Uma palestra minha, outra da educadora física. Meu tema era 'Violência e Acidentes', com uma lista de pontos a serem enfocados. No geral, muito fáceis, até que eu dei de cara com 'violência sexual'. Como abordar violência sexual num grupo de criancinhas? A verdade é que eu sabia 'como', porque tive tal orientação em casa, é bem verdade que numa idade um pouquinho mais avançada. Também é verdade que eu não queria abordar o tema. Não que me incomode falar sobre sexo, o que eu temia era assustar os meninos.

Escolhi um meio-termo. 'Não fale com estranhos', disso eles sabiam. A resposta a 'Vocês sabem por quê?' foi incrível: 'Por causa do Papa-figo', 'Porque o homem do carro preto leva a gente' e até um 'Um menino de três anos foi roubado e apareceu num barreiro' (é, eles assistem TV e entendem o noticiário). Então veio a mais triste das respostas: 'Porque o homem do saco leva e estupra as meninas'. Ele não tinha dez anos, com certeza. Eu não tive coragem de perguntar se ele, ou os outros, sabiam o que era estupro. Só aproveitei a deixa. 'Estupra os meninos também, vocês sabiam?'. Um deles relatou ter sido abordado por um estranho, que convidou-o para uma volta de carro, que foi recusada. Acrescentei que depois do estupro, geralmente o 'papa-figo' mata as crianças.

Qual é! É a verdade! Psicólogos que estudaram os contos infantis concluíram que as histórias serviam para alertar as crianças contra os perigos do dia-a-dia. A lenda do papa-figo é baseada em fatos bem reais, como bem sabem os historiadores. Eu, não nego, fiz ainda pior: instilei a desconfiança não apenas contra os estranhos, mas também familiares e amigos. Ensinei a eles o que é o Conselho Tutelar, o número do SAMU eles já sabiam, e ofereci o apoio do posto caso precisem. Espero que nunca precisem, porque eu vou adoecer novamente ou precisar de advogado.

segunda-feira, novembro 18, 2013

Pós?

Finalmente começaram as aulas à distância da pós. Sim, são obrigatórias, mas pessoalmente, eu não tenho interesse algum em ser especialista em Saúde da Família. O que eu posso ser além de médica, supervisora e secretária de saúde? E dois dos cargos são de indicação política, portanto, uma pós não acrescenta em nada aos meus ganhos, exceto o que já venho aprendendo nesses muitos anos. Essa pós só existe pra justificar a troca do nome 'salário' para 'bolsa', para quem não sabe.

sábado, novembro 16, 2013


Porque hoje Bonner faz 50 e eu deveria apagar 38 velinhas, mas cadê coragem pra fazer bolo, chamar gente, etc, etc?

sexta-feira, novembro 15, 2013

Responsabilidade

Eu tenho uma porção de responsabilidades no posto de saúde. Chegar na hora, não sair antes do horário, não me ausentar sem avisar, tratar todos com urbanidade, notificar todas as diarreias. Tenho que contar todos os atendimentos psiquiátricos, de usuários de drogas e de álcool, todas as visitas domiciliares, quantas consultas foram agendadas, quantas foram demanda espontânea. É preciso informar quantas solicitações de radiografia, preventivo de câncer de colo uterino e exames laboratoriais foram pedidas. Todo dia, eu registro quantos pacientes hipertensos e diabéticos foram atendidos. Todo dia, eu separo os pacientes por faixas etárias e registro. Todo dia, eu preciso anotar o que foi consulta, o que foi urgência, quem fez pré-natal, o que precisou de observação na unidade e o que foi transferido. Tenho que fazer isso e separar por idade!

Existem metas para eu cumprir, e eu sempre fiz o possível pra isso. O município ao qual eu presto serviço tem apenas duas obrigações comigo: fornecer transporte para o trabalho e avisar mensalmente ao Ministério que eu estou trabalhando. Sem isso eu não recebo a bolsa/salário. Não avisou. Até isso tem que ser responsabilidade minha.

segunda-feira, novembro 11, 2013

Aos pouquinhos

Chegaram mais 150 médicos cubanos para o programa Mais Médicos hoje, e mais 150 chegarão até o fim da semana. Dois deles deram entravista, falando em... portunhol.

sábado, novembro 09, 2013

Direitos, direitos!

Citando:

"Li nos jornais que o governo se assustou ao saber que o subterfúgio da “bolsa-formação” a ser usado para remunerar os médicos cubanos não está isento do recolhimento das contribuições previdenciárias. O aviso veio da Secretaria da Receita Federal. O órgão alertou que a importância mensal paga aos médicos constitui salário e, como tal, está sujeita ao recolhimento ao INSS de 11% pelos contratados e de 20% pelo contratante. Para o governo, a despesa mensal subiu de R$ 10 mil para R$ 12 mil por médico.

Como se trata de salário, haverá sobre ele incidência de todos os encargos sociais (FGTS, seguro acidente do trabalho, salário-educação, descanso semanal remunerado, férias, abono, aviso prévio e outros) que somam 102,43% do salário. É isso que diz a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)."

Da Veja.

Para Doda


Comprovada a teoria que a gente passa anos e anos sem ver o verdadeiro amigo e ele continua amigo, a família de coração continua família.

sexta-feira, novembro 08, 2013

Lei de Murphy

Finalmente chegou a imipramina de 25mg, que estava faltando há semanas (eu substituí por 2 comprimidos de 10mg). Mas quando todas as doses estão perfeitas, tudo finalmente está certinho, equilibrado, derrubam a balança.

quinta-feira, novembro 07, 2013

Mais Médicos

Há algo de muito errado num programa de atenção à saúde quando eu, trabalhadora do programa, sei quais são meus direitos através da imprensa. Só hoje eu soube que estão pagando minha previdência social, e eu estava prestes a fazer o mesmo por conta própria, vejam só.