sábado, janeiro 25, 2014

Incluindo eu

Segundo o Governo, das 6300 vagas apenas 891 profissionais brasileiros ou estrangeiros (incluindo eu) se inscreveram de forma independente para o programa 'Mais Médicos'. O restante foi preenchido por médicos cubanos trazidos pelo Ministério da Saúde, que está trazendo mais 2000 médicos cubanos.

terça-feira, janeiro 21, 2014

A saber

'Ministério da Saúde suspende verba do PSF em Santana do Mundaú, Al' porque os médicos não cumpriam a carga horária, como descobriu o Tribunal de Contas. Se investigarem direitinho, vão suspender a verba em quase todo o país.

domingo, janeiro 19, 2014

sexta-feira, janeiro 17, 2014

Mais Médicos

Farmácias no Amapá recusam receitas de médicos cubanos.

'Ser tia'

O primeiro filho de mi Hermano nasceu! Agora são dois os sobrinhos. E hoje minha amada Doda contou que também está grávida. Haja sobrinho.

P.S.: nota 0 para a 'médica' que descartou o trabalho de parto da minha cunhada. A saber: o diagnóstico do início do trabalho de parto é feito a partir da presença de contrações rítmicas (nem sempre dolorosas), com freqüência de 2 a 3 vezes e intensidade de 20 a 30 seg, em 10 minutos. Usa-se até uma fórmula!Atividade Uterina = freqüência (número de contrações em 10 minutos) X intensidade (maior duração de uma dessas contrações), se for igual ou maior que 60 é trabalho de parto. Também é trabalho de parto quando, no primeiro parto (primípara) a dilatação for de 2 a 3 cm e nos partos seguintes (multípara), a dilatação for de 4 cm. Também considera-se trabalho de parto o apagamento do colo uterino em 50% nas primíparas e de 30 a 40% nas multíparas.

terça-feira, janeiro 14, 2014

Estante, a saga

Então que domingo eu reuni minhas forças e saí cedinho daqui pra falar pessoalmente com o pessoal da Etna, antes de jogar a (meia) estante no lixo. Tive que esperar a loja abrir, a gerente só chegaria uma hora depois e eu não podia esperar porque tinha que lavar roupa (na casa de outra pessoa, vale salientar, continuo sem água). Um funcionário muito educado me atendeu, concordou com tudo que eu disse, anotou meus dados, me deu o número dele pra manter contato e eu saí de lá sem saber quem era mais doido: a Etna, que um dia me trata como lixo, no outro me trata como cliente, ou eu. Dei o prazo mental de uma semana pra me livrar da (meia) estante e fui na Livraria Cultura pra minha viagem não ser uma perda total (finalmente, '...E o Vento Levou'!).

Ontem eu tive tanta coisa pra fazer, inclusive estudar a galope pra cumprir o prazo insano da pós, que me esqueci da Etna. Hoje, eu estava no sítio mais distante fazendo uma visita quando o telefone toca (e nunca tem área onde eu trabalho). Era meu irmão. A Etna mandou o resto da estante pra casa do meu irmão, sem falar comigo, nem com ele, nem com minha cunhada. Quase encontram a casa fechada. Minha cunhada disse que os entregadores estavam muito aborrecidos (devem ter levado uma bronca, eu espero) e que uma das caixas tem... pelo menos dois metros!

Resultado: vou ter que pagar alguém pra trazer a outra metade da estante. Não vejo a hora de tirar os livros do meio da casa.

sábado, janeiro 11, 2014

Que fim de semana!

Chegou água, mas não com pressão suficiente pra alcançar minha caixa d'água. Ligo a bomba d´água, que deu muito trabalho no último mês, mas agora estava funcionando bem. Funcionar, funcionou, mas nada da água subir. Água na cisterna tinha, a vizinha me mostrou. Cansada de lidar com essa bomba, fui comprar outra, de outro modelo. Quando o rapaz veio instalar, disse que o modelo não é compatível com o nível de água da cisterna. Cadê a água? A cisterna está vazando. Sem bomba, sem água e minha roupa ficou na máquina de lavar, torcida, mas sem enxaguar, uma semana.

E ainda preciso estudar aquelas falácias do SUS pro questionário da pós.

sexta-feira, janeiro 10, 2014

Que semana!

Sem estante, sem água, sem enfermeira, com labirintite e hoje descubro que deveria estar cursando uma disciplina da tal pós do Mais Médicos que se encerra dia 14/01 (adeus fim de semana). Sem paciência, totalmente descompensada.

Ah, tá

Médico cubano se recusa a atender porque não recebeu salário.

quinta-feira, janeiro 09, 2014

Meia estante

Acordei com uma ideia: fui conferir as etiquetas nas caixas da Etna e percebi que seriam 4 caixas e não duas, pois só entregaram os volumes 2 e 3!

terça-feira, janeiro 07, 2014

Etna, nunca mais

Passei anos sonhando com uma estante. Não 'uma' estante, mas 'aquela' estante. Não havia dinheiro, não havia disposição, não havia apartamento ou casa própria pra fazer estante de alvenaria ou de gesso. Eu colecionava fotos de estantes. Sério! Tenho pastas de arquivos de estantes. É bem verdade que há anos eu havia comprado várias estantes de aço, pintado de preto, mas não eram 'as' estantes.

Comecei a trabalhar no 'Mais Médicos' e resolvi: 'Agora a estante sai'. Naveguei e pesquisei em todos os sites de vendas de móveis online. Só dois ofereciam estantes para livros e TV: Etna e Tok&Stok. A estante da Etna era um tantinho mais barata, a da Tok&Stok era feita com três módulos (mais fácil de transportar). A da Etna venceu por causa das medidas. Parecia feita pro cômodo que uso como sala de TV/biblioteca/home office. Tão perfeita que pintei uma das paredes calculando o contraste do branco da estante com o roxo da parede.

Comprar pelo site, nem pensar. Primeiro não vendiam, depois passaram a vender, mas um produto que custava 1500 reais passava a valer quase três mil, por causa do frete. Como agora tem Etna em Recife, eu me desloquei num domingo, exclusivamente para encomendar a tal estante. Abordei o primeiro vendedor, fiz o pedido, ele comentou que a estante estava em falta, então ia demorar pra entregar, por isso ele nem ia cobrar o frete. 'Espera, moço. Não sai prometendo assim que eu não moro aqui. O senhor vai entregar no interior sem cobrar frete?', eu brinquei. Dei o endereço do meu irmão, que mora na capital. O vendedor fez questão de avisar que os puxadores da estantes eram à parte.

Entregaram duas caixas há cinco dias e veio o primeiro sinal de problema. 'Uma das caixas mede 1,70 m, mais ou menos', dizia a mensagem do meu irmão. Eu tinha o manual de montagem da estante, que baixei pela internet, e ali indicava que teria duas tábuas de 2,05m, a largura do móvel. Enfim, eu aguardei que as caixas chegassem aqui no interiorzinho, trazidas com boa vontade por um casal amigo que tem camionete e se ofereceu pra pegar. Chegaram ontem, duas caixas 'pesadas como o pecado', como diria Stephen King.

Hoje, eu resolvo comemorar o dia do leitor montando minha tão sonhada estante. Fotografo as caixas, na intenção de postar o 'antes e depois', abro e, cadê as ferragens? Será que também eram à parte? Eu peguei a listinha pra conferir tábua por tábua, faltava um terço das peças, mais ou menos. Ligo pra Etna em Recife, me deixam na espera por DEZ minutos, contadinhos, até a ligação cair. Na segunda ligação, eu me fiz de doida e pedi que transferisse direto pra vendas. O vendedor até que foi útil e me indicou dois números, da própria loja, onde se resolvem essas questões. Só que não resolveram nada e enquanto eu esperava, medi a tábua que deveria ter 2,05m. Tem 1,625m. Minha altura exata.

Acabei no 0800 da Etna. A essa altura, eu não queria mais as peças faltantes. Eu queria devolver as caixas e ficar com meus livros no chão, onde estão há dois meses, esperando a tão proclamada estante. A atendente, depois de muito consultar alguém, chegou a algumas conclusões: 'A estante tem 2,05m de largura' (porque foi isso que ela leu na tela do computador dela, apesar de eu ter a tábua, a fita métrica e ser da altura da tábua), 'a estante não pode ser devolvida porque perdeu a garantia ao sair do endereço de entrega' e 'as peças restantes não podem ser entregues porque a estante tem que passar por uma vistoria, que não pode ser feita porque as caixas não estão no endereço de entrega'. Não adianta mandar de volta pro endereço do meu irmão porque eles não aceitam.

Ou seja: eu gastei 1500 reais num monte de tábuas e, se eu quiser uma estante, terei que encontrar um marceneiro que se disponha a montar esse quebra-cabeça. Alguém quer madeira (doada) pra uma fogueira? Pode vir pegar.

Em tempo: esqueçam a palavra 'reforma'. Eu vou estudar MUITO e morar num apart hotel, onde todos os móveis já estão escolhidos e montados, as cores das paredes também já escolhidas e pintadas. Não sei de onde eu tirei essa ideia de mudar tudo, mas sei quando: foi alguma crise de mania que passou sem ser diagnosticada. Eu vou assumir o prejuízo e seguir em frente. Sem estante.

Feliz Dia do Leitor!

quinta-feira, janeiro 02, 2014

Mais Médicos

Mais 422 médicos brasileiros, apenas 6,69% das vagas nessa etapa do programa, foram aprovados. Claro, mais médicos cubanos serão aceitos pra preencher as vagas restantes.

quarta-feira, janeiro 01, 2014

Resoluções

As melhores resoluções de Ano Novo são as que a gente já começa o ano cumprindo.


Sala de estar pintada hoje à tarde. A cor à direita é 'areia', da Eurolux. À esquerda, a mesma cor, misturada com 'branco neve', da mesma marca.

Sensações

Uma colega de turma postou um link em inglês e eu encontrei no G1, a notícia de um estudo sobre as emoções humanas, comparando a temperatura do corpo, de acordo com o que a pessoa sente. Chocante comparar as imagens da depressão com a da felicidade.