domingo, agosto 31, 2014

?

Eu aguento o sábado inteiro a secretaria de saúde me mandando ligar pra ela, não atendendo a ligação, me fazendo passar mensagem, mandando mensagem em péssimo português dizendo que estou desligada do município e não do Mais Médicos, ligando pra mim e dizendo que 'o telefone estava no silencioso' (se você marca hora pra receber ligação, isso não existe). Me garantindo que já tem um médico pra me substituir na segunda-feira, então não existe risco daquela criança de risco ficar sem assistência. Depois manda outra mensagem perguntando se a prefeita pode ligar pra mim. Acabando, em suma, com minha ida ao almoço das ex-alunas no centenário da ED. Então, hoje à noite, ela manda outro sms dizendo para nos reunirmos amanhã e resolvermos 'esse impasse'.

Oi? E a paciente psiquiátrica sou eu...

sábado, agosto 30, 2014

Foi bom enquanto durou

O problema nunca foi a equipe. É a secretária de saúde.

segunda-feira, agosto 25, 2014

Ultimato

Um fim de semana inteiro organizando todas as referências bibliográficas. Sabe aquelas regrinhas insuportáveis da ABNT? Autor vírgula inicial ponto título do artigo em itálico etc, etc. Vinte e quatro referências, a maioria em inglês. O programa deu pau, a suposta orientadora não respondeu até uma hora dessas e o prazo é até hoje, meia-noite. Pra mim, é perfeito. Eu nunca quis essa pós. Desde que eu possa continuar no emprego, ótimo. Se não puder, tudo bem também. Contanto que alguma coisa se resolva, pra mim está tudo bem.

É difícil explicar como eu consigo levantar quase todos os dias. Por enquanto, é um idoso que lembra muito meu avô e que tem sido negligenciado pela família. Ele tem um monte de problemas graves que só fazem piorar porque a família não se mexe. Hoje, confirmei que uma idosa alcoolista, que está sem beber há mais de meio ano, está com câncer, mas tem tudo pra ficar curada. Fui eu quem viu a lesão e encaminhei-a para o especialista.

Só quem trabalha na saúde pública entende o que é amar e odiar em partes iguais esse trabalho. Ter que prescrever benzetacil para uma criança porque não tem cefalexina, que a mãe não tem condições de comprar. Convencer uma gestante a fazer um sumário de urina particular porque ela pode ter um abortamento se esperar pelo exame 'urgente' do SUS. Só quem trabalha na saúde pública entende por que eu vivo descompensando e não consigo emagrecer, por que precisei de mais de dez anos pra começar uma pós e não tenho nenhum estímulo para terminar algo em saúde pública, por que todo dia eu chego em casa e não consigo fazer mais nada além de fugir pra outra realidade que não essa.

sábado, agosto 23, 2014

Cansada de descompensar. Tenho um trabalho que me paga bem, uma equipe boa, com as esperadas exceções. Finalmente comecei os cursos para praticar alguma coisa de dermato, então, bam! 'Descompensação, como vai?'. Um trabalho de conclusão de curso que não vou escrever, toda a teoria de peelings químicos que não colocarei em prática, a academia que paguei e não fui, tudo que comprei pra decorar o apartamento e não instalei. Cansada de me preparar pra uma grande prova que nunca vai acontecer.

quinta-feira, agosto 21, 2014

Simplesmente sumir

Vontade de largar pós, posto e apartamento com vizinhos dementadores.

Ser palhaça

Você explica e explica à agente de saúde que só tem condições de atender 20 pessoas, e ela sempre coloca mais gente. Você numera fichas de um a vinte, e hoje foram atendidas QUARENTA pessoas. Ela não sabe, mas foi a última vez que a microárea dela foi atendida por mim.

Estou pensando numa vingança passivo-agressiva. Algo assim: vou na próxima quinta e digo que minha quota já foi atendida, tenham um bom dia, agradeçam à agente de saúde.
Ou, de forma mais profissional, prestar uma queixa, com todos os nomes das pessoas atendidas hoje e encaminhar à supervisora. Vou ficar com uma cópia. Aliás, posso resgatar todos os atendimentos das quintas e provar que a prática é recorrente.

terça-feira, agosto 19, 2014

Ser sobrevivente

Suzi, da Brigite Acessórios, colocou o site inteiro em promoção. Pedido vai, comentário vem, ela me diz que não consegue comentar aqui no blog, mas está feliz de me ver arrumar o ninho. Ai, Suzi, se você visse o caos que andam as coisas...

Minha casa, minha letra e minhas finanças sempre refletiram meu estado emocional. Eu ando até equilibrada da doença bipolar, mas desde que troquei de vizinhos, perdi o pique pra extreme makeover do apartamento. A louça se acumula na pia, esqueço de tirar o lixo (ou lembro e não tenho coragem de tirar) e faço só o mínimo necessário pra seguir com a vida.