sexta-feira, dezembro 04, 2009

Por que eu adoro CSI

'I love you without knowing how, or when, or from where. I love you straightforwardly, without complexities or pride; so I love you because I know no other way than this: where 'I' does not exist, nor 'you', so close that your hand on my chest is my hand, so close that your eyes close as I fall asleep'

Não, isso não é Shakespeare. É Pablo Neruda. E não, Grissom nunca declamou isso. Sara Sidle sim, mas não na TV. Desde que as séries de TV foram criadas, há fãs das mesmas. Os fãs de Star Treck não apenas fazem convenções. Há verdadeiros livros, ensinando a linguagem de outras raças, mostrando a arquitetura a Enterprise e por aí vai. Da mesma forma, os fãs começaram a criar suas próprias histórias com seus personagens prediletos, as chamadas fanfictions.

Não, eu não adoro CSI por causa das fanfictions. Desse modo, eu amaria AX pelo mesmo motivo. Não é isso. CSI abriu-me as portas pra muito, muito conhecimento mesmo. Começou com a própria série, tendo a ciência como ponto principal, mas à medida que o tempo foi passando, eu estudava sobre tudo que era comentado na série e depois nas fanfictions. Uma vez que o pessoal do lab é um bando de geeks (uns nerds e tanto), os fãs são geeks também, ou pelo menos entendem o que é ser geek. Grissom e Sara são a máxima expressão disso e os autores e autoras de fics não sentem pudor em nos entupir de conhecimento sem parecer esnobes.

Foi assim que eu cheguei a esse poema de Neruda (e saí lendo Neruda), conheci Tennyson (e incumbi Vicky de rezar no túmulo do poeta, já que ela está em Westminster), estudei a Síndrome e o Transtorno de Asperge, o que é Crise de Identidade, e tanta coisa mais que não está diretamente relacionada a perícia. Porque geeks amam saber sempre mais, pelo prazer de saber, não pra se exibirem. CSI me fez estudar os sonetos de Shakespeare pelo puro prazer de identificar quais combinavam com Grissom e Sara, provou que um médico pode abandonar sua carreira e continuar sendo ele mesmo (obrigada por isso, Dr Langston), que você pode mudar suas escolhas e continuar fiel aos seus princípios (ver Grissom fora do lab foi TUDO).

Eu adoro CSI porque a série me mantém alerta. Se AX me fez entender que ninguém está acima de qualquer suspeita, CSI me mostrou que preciso conhecer a mim mesma, se eu quiser confiar nos meus instintos. AX é sobre fé e verdade, CSI encontra a verdade através da ciência. Não, eu não vivo, durmo e respiro essas séries. Bem disse Grissom: 'Não confunda fantasia com realidade'. Eu acrescentaria, 'mas se a realidade for muito dura, ou muito insípida, a fantasia pode nos manter mentalmente sãos'.

Um comentário:

Grissom's Girl disse...

Adoro você, amiga. Adoro.
Vc sabe do que estou falando...
Me acertou em cheio.
Obrigada!