terça-feira, julho 02, 2013

Com Toe Tag


Meu irmão me enviou um email hoje, com o que acha ser uma boa notícia: o Governo Federal pretende pagar um salário de 10 mil reais por mês a cada médico que for trabalhar no interior. Segundo o site do G1, 'é provável que o valor seja fixo independente da região em que os profissionais atuem'.

Conforme expliquei a mi hermano, o problema não é o valor, mas as condições de trabalho. Há vários anos, eu só trabalho quando as contas me obrigam. Em parte, por causa do meu humor, mas a principal causa é exercer a profissão nessas condições vergonhosas. Antes, eu achava que o problema era comigo, mas nos últimos tempos, lendo os depoimentos de vários colegas, vi que não estou só.


o Governo promete 10 mil reais por mês, mas não percebe que, se 13 mil vagas foram abertas na última edição do Provab, mas só 3,5 mil médicos estão atuando no programa, a 8 mil reais cada, não serão dois mil reais que farão a diferença! Estão repetindo a mesma proposta de interiorização dos anos anteriores, com um salário ligeiramente maior e com a alternativa de médicos estrangeiros. Desde que me formei, sinto-me em 'A cidadela', de A. J. Cronin, lá em Gales do Sul. O que me parece é que de 1924 até hoje, o atendimento prático não mudou nadinha.

Enfim, vimos que apesar dos protestos, o Governo não vai mudar nada, pelo menos no que toca à saúde desse país. Então, vamos aproveitar o aumento, porque a Saúde Pública está falecida há muito.


Nenhum comentário: