quinta-feira, agosto 23, 2007

Quem precisa do SUS...

Quem tem plano de saúde não imagina a peregrinação que sofre quem não tem.
Por exemplo, um paciente de uns 16 anos me procurou com linfadenomegalia (ínguas) em regiõe inguinais (virilhas) há dois meses, que só doía quando era sacudido, em pé, na traseira das camionetes onde pegava carona. Lavrador, sem passado sexual, sem lesões em órgão genitais ou membros inferiores, sem outros sinais ou sintomas. Descartado infecção local, portanto.
Linfonodos (móveis) móveis, elásticos, aumentados de volume, o maior com 1 cm de diâmetro. Sem sinais de malignidade (câncer).
Hemograma sem alterações (sem sinal de infecção), TGO e TGP normais (sem evidência de destruição de tecido), USG sem alterações (não havia tumor, nem pus), VDRL negativo (não tinha sífilis).
Os exames demoraram mais dois meses e não houve alteração física. No início, perdeu um pouco de peso, logo recuperado. Não pude fazer mantoux (pra descartar tuberculose) e outros exames (pra descartar tanta coisa que não cabe aqui) porque o SUS não dispõe no município. Tive que encaminhar para um infectologista em Recife, que ainda não consultou por causa da greve nos hospitais.
Esse rapaz caminhou alguns quilômetros de madrugada pra pegar uma ficha e ser atendido por mim. Teve que ir à cidade (eu trabalho num sítio), autorizar o exame, ir outro dia colher o sangue, outro dia pra autorizar o ultra-som, outro pra fazer o ultra-som, outro pra marcar o raio x de tórax, outro pra pegar o resultado do exame de sangue, outro pra pegar o resutado do ultra-som, outro pra pegar o raio x, acordar de madrugada pra marcar outra ficha comigo, se passaram seis meses e ainda não sabe o que tem.

Uma das maiores economias que você faz na vida é ter um plano de saúde mesmo que nunca precise usá-lo.

PS (13/10/2008):
Eu esqueci de 'encerrar o caso': era tuberculose. Descobrimos após 1ano depois do início da investigação porque o pai dele apresentou tosse, expectoração... Tirando o fato da demora absurda, há algo de muito legal nesse caso. Como médica da família inteira, eu fiz o diagnóstico por causa dos sintomas do pai dele. Eu adoro essas associações!

Um comentário:

Suzi disse...

Bem vinda! Tava com saudades. beijos!!