sábado, fevereiro 05, 2011

Dia de estrela


Hoje é o dia nacional da mamografia. Todos os anos, morrem milhares de mulheres que descobriram tarde demais que tinham câncer de mama. O objetivo da mamografia é descobrir a doença o mais precocemente possível, pra conseguir curar a pessoa. O câncer de mama também ocorre em homens, então, se você tem um parente de primeiro ou segundo grau (mãe, tia, avó, prima) com diagnóstico confirmado, procure um ginecologista, mastologista ou oncologista, antes que os sintomas apareçam.

Câncer de mama tem cura, o problema é convencer os gestores que sai mais barato pagar uma mamografia do que custear um tratamento de câncer. As vagas para mamografia geralmente são tão poucas que chega a ser ridículo. Onde trabalho agora, são 20 (VINTE) vagas por mês para todo o município. Em uma semana, é possível solicitar vinte mamografias num único posto. Basta atender 20 mulheres acima de 40 anos que nunca fizeram o exame, ou que passaram do prazo pra nova mamografia.

O mais interessante é que sobram vagas, segundo os donos dos mamógrafos. A principal razão é que os médicos se esquecem de pedir o exame. A segunda razão, a meu ver, são as pacientes que temem fazer o exame por causa de dor, ou porque têm medo do resultado. O exame não é doloroso, posso atestar como paciente. Entretanto, algumas pessoas são mais sensíveis à dor que outras, especialmente quem toma muito café ou consome muito sal, que causam retenção de líquidos, daí a dor. Também não se recomenda fazer a mamografia perto da menstruação, pelos mesmos motivos.

Na dúvida, eu prefiro fazer o exame. Com certeza, um câncer dói mais que uma mamografia.

***
Também é Dia do Papiloscopista. Mesmo com toda tecnologia, ainda não conseguiram excluir o técnico em impressões digitais.

Nenhum comentário: