domingo, fevereiro 06, 2011

Hoje é...

... Dia do Dermatologista. Por muitos anos, eu sonhei com a residência ou especialização de Dermatologia. Hoje, é uma das especialidades mais 'in', devido à estética. Raros são os dermatologistas que não fazem cosmetologia, bem mais rentável. Até mesmo os profissionais de saúde costumam ignorar as manifestações dermatológicas de uma doença sistêmica, piorando o prognóstico do paciente. Todo mundo só quer saber de peeling, carboxiterapia, fototerapia, aplicação de botox, e por aí vai. A maioria esmagadora dos clínicos prefere prescrever uma medicação tópica que mistura corticóides, antifúngicos e antibióticos, porque não distingue infecção bacteriana, fúngica, farmacodermia, zoonose, etc, etc. Apesar da lei exigir receita carbonada, ainda aparece gente no ambulatório usando 'Quadriderm' e similares, por conta própria ou mesmo repetindo uma antiga prescrição médica.

Um bom dermatologista tem que ser um bom clínico. Quando estudei Dermatologia, vi uma pessoa chegar com a queixa de perda de cabelo e sair com o diagnóstico provável de hipotiroidismo. Atendi uma pessoa com dor de cabeça recorrente devido a hipertensão não diagnosticada, que foi internada às pressas por severa reação alérgica a dipirona. Mais de uma vez, a suspeita diagnóstica de AIDS, foi levantada pela presença de lesões na pele. Vi dois rapazes com manchas no corpo devido a sífilis, mais de um paciente com leishmaniose cutânea devido a picada de mosquito, entre outros casos tão interessantes.

Não estou dizendo que cosmetologia não é importante. Conheci pelo menos três pessoas com graves problemas de auto-estima devidos a alguma dermatose. Diagnostiquei diversos casos de hanseníase, a partir de uma lesão aparentemente inofensiva. Vi doenças raras e raríssimas em 10 anos de PSF, e trato regularmente casos simples de acne e melasma, evitando uma via crucis pro paciente, de tão poucas que são as vagas pra dermatologia. Tão raras que no sertão são comuns as complicações de hanseníase, devido à falta de dermatologistas.

Da próxima vez que você vir uma lesão de pele, não se medique. Procure um dermatologista.

Nenhum comentário: