terça-feira, setembro 27, 2011

Dia de...


Cosme e Damião (quase nunca lembro, foi puro acaso), santos protetores das crianças e dos enfermos, padroeiros dos médicos e farmacêuticos. Agora, alguém me explica por que o Dia do Médico é comemorado no Dia de São Lucas? Eu sei, ele também era médico, mas...


Em cidade pequena, Cosme e Damião é meio como Halloween. Meio mundo de gente distribui doces. Conheci um médico que andava com o carro lotado de doces o ano inteiro, pra distribuir pras crianças. Aqui, também entregam pros adultos, ou entregam pra mim, que cuidava de crianças. Fazem festas, com bolo, brincadeiras, parece aniversário. Nunca fui a nenhuma. Recebi convite, mas era dia de plantão, acho.



Outro Dia de Estrela




Também é Dia Nacional de Órgãos e Tecidos. Sou doadora, de carteirinha, desde antes da lei. Coloquei RG e carteira de doadora juntas, pra não haver confusão. Há uns anos, houve coleta de sangue pra doadores de medula óssea aqui, pra um caso grave de leucemia ou linfoma, então essa carteira também está junto, incluindo a de doadora de sangue.



Está vendo que não precisa morrer pra ajudar alguém? São órgãos e tecidos. Sangue é um tecido, por exemplo. E a qualquer momento posso receber um email ou telefonema pra doar medula óssea (do pessoal do REDOME). Vou continuar viva e inteira.



Falando em continuar viva, como ninguém vive para sempre, já avisei minha família (de coração e de sangue), mas registro novamente: doem tudo. O que der pra aproveitar pros vivos - até os ossos -, e o que sobrar mandem pra estudo, num daqueles tanques de anatomia, por exemplo. Parece mórbido, mas vou ajudar um monte de gente e poupar uma despesa...

Nenhum comentário: