terça-feira, janeiro 07, 2014

Etna, nunca mais

Passei anos sonhando com uma estante. Não 'uma' estante, mas 'aquela' estante. Não havia dinheiro, não havia disposição, não havia apartamento ou casa própria pra fazer estante de alvenaria ou de gesso. Eu colecionava fotos de estantes. Sério! Tenho pastas de arquivos de estantes. É bem verdade que há anos eu havia comprado várias estantes de aço, pintado de preto, mas não eram 'as' estantes.

Comecei a trabalhar no 'Mais Médicos' e resolvi: 'Agora a estante sai'. Naveguei e pesquisei em todos os sites de vendas de móveis online. Só dois ofereciam estantes para livros e TV: Etna e Tok&Stok. A estante da Etna era um tantinho mais barata, a da Tok&Stok era feita com três módulos (mais fácil de transportar). A da Etna venceu por causa das medidas. Parecia feita pro cômodo que uso como sala de TV/biblioteca/home office. Tão perfeita que pintei uma das paredes calculando o contraste do branco da estante com o roxo da parede.

Comprar pelo site, nem pensar. Primeiro não vendiam, depois passaram a vender, mas um produto que custava 1500 reais passava a valer quase três mil, por causa do frete. Como agora tem Etna em Recife, eu me desloquei num domingo, exclusivamente para encomendar a tal estante. Abordei o primeiro vendedor, fiz o pedido, ele comentou que a estante estava em falta, então ia demorar pra entregar, por isso ele nem ia cobrar o frete. 'Espera, moço. Não sai prometendo assim que eu não moro aqui. O senhor vai entregar no interior sem cobrar frete?', eu brinquei. Dei o endereço do meu irmão, que mora na capital. O vendedor fez questão de avisar que os puxadores da estantes eram à parte.

Entregaram duas caixas há cinco dias e veio o primeiro sinal de problema. 'Uma das caixas mede 1,70 m, mais ou menos', dizia a mensagem do meu irmão. Eu tinha o manual de montagem da estante, que baixei pela internet, e ali indicava que teria duas tábuas de 2,05m, a largura do móvel. Enfim, eu aguardei que as caixas chegassem aqui no interiorzinho, trazidas com boa vontade por um casal amigo que tem camionete e se ofereceu pra pegar. Chegaram ontem, duas caixas 'pesadas como o pecado', como diria Stephen King.

Hoje, eu resolvo comemorar o dia do leitor montando minha tão sonhada estante. Fotografo as caixas, na intenção de postar o 'antes e depois', abro e, cadê as ferragens? Será que também eram à parte? Eu peguei a listinha pra conferir tábua por tábua, faltava um terço das peças, mais ou menos. Ligo pra Etna em Recife, me deixam na espera por DEZ minutos, contadinhos, até a ligação cair. Na segunda ligação, eu me fiz de doida e pedi que transferisse direto pra vendas. O vendedor até que foi útil e me indicou dois números, da própria loja, onde se resolvem essas questões. Só que não resolveram nada e enquanto eu esperava, medi a tábua que deveria ter 2,05m. Tem 1,625m. Minha altura exata.

Acabei no 0800 da Etna. A essa altura, eu não queria mais as peças faltantes. Eu queria devolver as caixas e ficar com meus livros no chão, onde estão há dois meses, esperando a tão proclamada estante. A atendente, depois de muito consultar alguém, chegou a algumas conclusões: 'A estante tem 2,05m de largura' (porque foi isso que ela leu na tela do computador dela, apesar de eu ter a tábua, a fita métrica e ser da altura da tábua), 'a estante não pode ser devolvida porque perdeu a garantia ao sair do endereço de entrega' e 'as peças restantes não podem ser entregues porque a estante tem que passar por uma vistoria, que não pode ser feita porque as caixas não estão no endereço de entrega'. Não adianta mandar de volta pro endereço do meu irmão porque eles não aceitam.

Ou seja: eu gastei 1500 reais num monte de tábuas e, se eu quiser uma estante, terei que encontrar um marceneiro que se disponha a montar esse quebra-cabeça. Alguém quer madeira (doada) pra uma fogueira? Pode vir pegar.

Em tempo: esqueçam a palavra 'reforma'. Eu vou estudar MUITO e morar num apart hotel, onde todos os móveis já estão escolhidos e montados, as cores das paredes também já escolhidas e pintadas. Não sei de onde eu tirei essa ideia de mudar tudo, mas sei quando: foi alguma crise de mania que passou sem ser diagnosticada. Eu vou assumir o prejuízo e seguir em frente. Sem estante.

Nenhum comentário: