sábado, novembro 13, 2010

Mais uma da turma do suporte

Meu irmão parou um bom tempo nos últimos dias, pra me dar suporte. Modem, roteador, multifuncional, um horror de fios, uma planta baixa de eletricidade pra 'multiplicar' as tomadas da casa (acredite, só existe uma tomada, com interruptor em cada quarto) sem sobrecarregar demais a rede elétrica. Até concordou com minha sugestão de pedir orientação à CELPE, gente! Não é que ainda me lembro da Física do 2o grau? Valeu professor Roberto (Tio Rô, pras saudosas)!

Eu pedi pra irmos com calma, porque é muita informação (notebook, netbook, celular, HD externo, pendrive, CD-RW, DVD-RW, mp nem sei que número) e a Oi Velox não conseguiu, em 30 dias, funcionar 100% em nenhum dia. Ou o telefone não funcionava, ou o sinal da internet não estava ativo (embora constasse que sim), mas a conta vence na terça-feira, sim senhor. O pessoal do suporte da Oi Velox já sabe meu nome, meu endereço, meu celular, chegamos ao ponto do supervisor do suporte instalar pessoalmente a linha (que constava como instalada há uma semana). É muito numa cabeça só, viu? A multifuncional continua na caixa. Deixa eu me acostumar com o resto.

Hoje, meu irmão conseguiu (telefone e internet funcionam 100% há 48 horas, vou ali dar uma festa e já volto) me orientar pra termos conexão remota, um dos motivos dele insistir na Oi Velox. A verdade é que entre o antigo servidor (que finalmente acordou e estar correndo atrás do prejuízo porque um monte de gente está migrando), os modens pra conexão móvel (TIM, Claro, VIVO), e a Oi Velox, não tem muito o que pensar. Aqui no interiorzinho, tem que ser a Oi Velox. Conexão móvel cai, oscila demais. O antigo servidor, chegou a 12 kbps, a VIVO conseguiu 8 kbps e um 'técnico de suporte' que veio aqui, olhou e disse: 'Moça, não está tão lento, olhe: cento e tantos kb'. Eu inspirei fundo e disse: 'Moço, a velocidade da internet é medida em kbps. Significa Kbytes por segundo. Feito carro, que anda em km/h, sabe? Então, isso aqui é o fluxo de dados, enviados pelo computador, no momento. O quanto eu estou mandando e recebendo, com a velocidade X. Obrigada, viu?'. E devolvi o modem no dia seguinte. ISSO é um suporte? Cruz-credo!

(Se você quer entender por que os servidores são como são, leia 'O que vacas têm a a ver com a má qualidade da Banda Larga')

Mas voltando à conexão remota, pra quem não conhece. A pessoa pode conectar remotamente o computador, de graça. Se quiser baixar dados remotamente, tem uma versão paga. Então pra que serve? O computador dá bronca aqui, e meu irmão lá na capital acessa e vê tudo que eu vejo, mexe no mouse dele e clica onde quer, vê o que quer. Você pode desabilitar a autorização (pro cara do suporte, que não é seu irmão, não ficar vendo tudo que você está acessando no momento) e só habilitar quando pedir ajuda. Muito legal, se o cara do suporte orienta que existe essa disponibilização de todas as suas pastas enquanto ele está logado. O problema é quando o usuário não sabe o que é 'conexão remota':

Do Vida de Suporte, um blog divertido pra quem conhece um pouquinho de informática.

Um comentário:

Suzi disse...

Nêga que delícia te ter de volta! Nem me fale da turma do suporte, Vc nao imagina o que passei (e eventualmente ainda passo) com a turma do suporte do site novo. Já disse q vou escrever um livro, e ficar rica com ele, por supuesto,listando tudo que pode dar errado no lançamento de uma site de vendas on line. Parece Alien. Vc pensa que matou o bicho, resolveu o problema e ele renasce de um lugar q vc nem imagina.
bem vinda!
E tua caixa tá quase pronta e vai até sexta feira.

beijooooossss