sábado, julho 09, 2011

Não entendo mesmo

SUS vai atender pacientes em casa

Pacientes com dificuldade de locomoção ou que precisam de atenção regular, mas não necessitam ser hospitalizados, vão receber cuidados médicos em casa. É o que prevê portarias publicadas na sexta -feira(8) pelo Ministério da Saúde. Elas reorganizam o atendimento de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o atendimento domiciliar, o governo quer reduzir as internações hospitalares e estimular a recuperação do paciente em casa, que é mais rápida. Para este ano, o investimento deve ser de R$ 36,5 milhões. O ministério vai publicar outras portarias para definir como os profissionais da rede de atenção básica, entre eles os do Programa Saúde da Família, deverão proceder nesses casos. Fonte: Agência Brasil




'Vai atender'? Eu atendo, socorro e acompanho pacientes nestas condições há dez anos! E o próprio MS (Ministério da Saúde) tem uma quota mínima de visitas domiciliares na nossa produção mensal, na Estratégia de Saúde da Família (PSF já não se usa mais). É por essas e outras que, tão logo eu compense, eu vou me desligar disso tudo. Como não se deve tomar decisões tão graves numa descompensação, estou esperando tudo entrar nos eixos, mas definitivamente: eu estou na profissão errada. Cancelamento da inscrição primária no Conselho Regional de Medicina é minha primeira prioridade, tão logo eu melhore.

Nem vem. A maioria da população não é médica e consegue se sustentar. Logo, eu também consigo.

***

Essa notícia só fez reforçar minha vontade de sumir no mundo. Portanto, eis minhas escolhas: reaprender a andar de bicileta (e entrar em forma urgente), ou dosar o lítio (de novo).





Ah, a-do-rei isso:

2 comentários:

Eli Monteiro disse...

Sabe, a idéia de sumir no mundo numa bicicleta já me ocorreu um milhão de vezes, levando-se em conta não saber pedalar morar em um centro "nervoso" até que seria bem rápido, mas, com flores tão lindas e dias tão corridos... seria inútil como tantas outras idéias.
Resta apenas viver e me contentar com as pequenas chances que a vida nos oferece.
Uma semana tranquila para você.
Eli Monteiro

Odessa Valadares disse...

Eli,

se você ler 'Vetor', de Robin Cook, pode mudar de idéia. Um dos personagens é médico, e seu veículo em NY é uma bicicleta!

As aventuras da mesma turma de personagens, aparentemente, começam em 'Cego', continuam em 'Vetor' e seguem por 'Cromossomo 6'.

('Aparentemente', porque não leio Cook com frequência há muitos anos)