SUS vai atender pacientes em casa
Pacientes com dificuldade de locomoção ou que precisam de atenção regular, mas não necessitam ser hospitalizados, vão receber cuidados médicos em casa. É o que prevê portarias publicadas na sexta -feira(8) pelo Ministério da Saúde. Elas reorganizam o atendimento de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o atendimento domiciliar, o governo quer reduzir as internações hospitalares e estimular a recuperação do paciente em casa, que é mais rápida. Para este ano, o investimento deve ser de R$ 36,5 milhões. O ministério vai publicar outras portarias para definir como os profissionais da rede de atenção básica, entre eles os do Programa Saúde da Família, deverão proceder nesses casos. Fonte: Agência Brasil
'Vai atender'? Eu atendo, socorro e acompanho pacientes nestas condições há dez anos! E o próprio MS (Ministério da Saúde) tem uma quota mínima de visitas domiciliares na nossa produção mensal, na Estratégia de Saúde da Família (PSF já não se usa mais). É por essas e outras que, tão logo eu compense, eu vou me desligar disso tudo. Como não se deve tomar decisões tão graves numa descompensação, estou esperando tudo entrar nos eixos, mas definitivamente: eu estou na profissão errada. Cancelamento da inscrição primária no Conselho Regional de Medicina é minha primeira prioridade, tão logo eu melhore.
Nem vem. A maioria da população não é médica e consegue se sustentar. Logo, eu também consigo.
***
Essa notícia só fez reforçar minha vontade de sumir no mundo. Portanto, eis minhas escolhas: reaprender a andar de bicileta (e entrar em forma urgente), ou dosar o lítio (de novo).
Ah, a-do-rei isso:
2 comentários:
Sabe, a idéia de sumir no mundo numa bicicleta já me ocorreu um milhão de vezes, levando-se em conta não saber pedalar morar em um centro "nervoso" até que seria bem rápido, mas, com flores tão lindas e dias tão corridos... seria inútil como tantas outras idéias.
Resta apenas viver e me contentar com as pequenas chances que a vida nos oferece.
Uma semana tranquila para você.
Eli Monteiro
Eli,
se você ler 'Vetor', de Robin Cook, pode mudar de idéia. Um dos personagens é médico, e seu veículo em NY é uma bicicleta!
As aventuras da mesma turma de personagens, aparentemente, começam em 'Cego', continuam em 'Vetor' e seguem por 'Cromossomo 6'.
('Aparentemente', porque não leio Cook com frequência há muitos anos)
Postar um comentário