sábado, março 01, 2014

Ciclando

Essa semana, a coragem acabou. Do nada, eu afundei. Começou no fim de semana passado. Dia 21 de fevereiro de 2014 tinha tudo pra ser um dos dias mais felizes de minha vida. Era o primeiro dia da minha pós-graduação em Dermatologia. Não é a Residência Médica, que eu tanto sonhei, com muito mais horas de aula e me pagando, ao invés de eu pagar por tudo, mas é o melhor que eu posso fazer nas atuais circunstâncias. Não bateu aquela felicidade, sabe? Parecia a reprise de um filme. Há uns dez anos, eu comprei um teclado da Casio, um sonho de infância. Praticamente não usei, nunca fui atrás das aulas e acabei negociando com a mãe de um paciente meu, pra alegria do rapazinho. Porque o sonho do teclado tinha prazo de validade.

Achei que havia acontecido o mesmo com a Dermatologia, mas com o passar dos dias, mudei de ideia. Passei os últimos meses numa crise de hipomania, o que, para mim, é o pior de ser bipolar. Eu fico com medo de falar demais, de irritar alguém, de incomodar, porque eu mesma me irrito de tão agitada que fico. Durante a primeira aula do curso, eu me calei muitas vezes, quando poderia ter respondido às perguntas. Eu cheguei a perguntar depois ao professor se eu estava falando demais. O que eu não percebi é que a minha falta de entusiasmo era o fim da fase maníaca e o início da fase depressiva que se segue. É o que se chama de 'ciclar'.

Acho que todo mundo imagina que, se eu tomo minhas medicações, isso não deveria acontecer. Mas acontece. Não de forma tão dramática e sofrida quanto sem a medicação, mas acontece. Acho que é da mesma maneira que ocorre com as pessoas não bipolares, ditas 'normais', que têm seus momentos de euforia e tristeza também.

O lado bom de sair da mania é que eu consegui me concentrar, finalmente. O apartamento, que nunca esteve tão caótico, começou hoje a parecer comigo novamente. A compulsão por comida sumiu, magicamente. Metade da lista de tarefas pro Carnaval já está resolvida e espero finalizar o resto amanhã, pra me dedicar aos estudos. Vou ocupar meu tempo até a ficha cair e me sentir feliz com meu sonho se realizando.

3 comentários:

Anônimo disse...

A ciclagem acontece mesmo com quem está com medicação em dia? Como pode? E a pessoa que entra na "hipermania", fase maníaca forte, como faz pra convencer a voltar pra medicação?

Bjs.

Odessa Valadares disse...

Não, a ciclagem não acontece do mesmo jeito. A medicação impede a mania. A pessoa piora, mas é muito brando se comparar a crise sem medicação. Dá pra perceber a mudança sem que a pessoa vá de um extremo a outro. É como tomar calmante por causa de uma notícia traumática: você fica mal, mas não ruim como seria sem o remédio.

Com a medicação, as crises de hipomania podem ser muito produtivas. O pensamento fica mais rápido, inclusive, e a maioria se sente superbem

Odessa Valadares disse...

Mas eu não gosto da sensação da mania. Me sinto temerária e acho isso assustador.