sábado, abril 10, 2010

Vida Própria

"As melhores guinadas de enredo surgem não das necessidades do enredo, mas das vidas dos seus personagens. Sempre que você levar sua história a uma nova direção, faça-o de um jeito que ecoe de algum modo as personalidades deles, ou com os seus passados. [...] Se as suas peripécias parecem mecânicas, certifique-se de que não esta tratando o enredo como se ele acontecesse em isolamento: Torne-o parte das vidas dos personagens. [...] Você pode fazer isso aprendendo a ouvir os seus personagens. Se você tem uma boa compreensão de quem são os seus personagens--suas histórias, seus sonhos, como eles se sentem em um dado momento--então seus personagens podem freqüentemente assumir vida própria e começar a contribuir para a história."
(O escritor David King, no artigo "How to Plot Like a Pro" publicado em Writer's Digest de julho de 1998)

Se meus personagens assumirem mais vida, vou cobrar aluguel e aumentar a feira. Eu já contei que eles fazem o que querem? Tenho brigas homéricas com pelo menos uma delas, justamente quem mais me ajuda quando a história 'trava'.

Dica pra iniciantes: sempre que der um bloqueio, deixe os personagens assumirem a história.

Um comentário:

Nanda disse...

Amei os posts da última semana, principalmente esse e o das regras para escrever. É muito bom escrever sobre escrever...

E by the way, ressucitei o meu blog (o último, nem sei se você lembra dele). Espero dessa vez aproveitá-lo melhor.

Beijo pra tu, estou com saudade!