sábado, abril 07, 2012

Dia Mundial da Saúde



Dia Mundial da Saúde é dedicado aos idosos


Jornal do Brasil

Celebrado neste sábado, 07 de abril, o Dia Mundial da Saúde será dedicado aos idosos. Estima-se que, em 2050, 400 milhões de homens e mulheres terão mais de 80 anos, número muito superior aos 14 milhões que compunham a população nesta faixa-etária na década de 1950
.(continua)

Pois é, as pessoas falam, falam, e não fazem muito ou mesmo nada para prevenir as doenças e problemas consequentes ao envelhecimento. Até que... Como dizem muitos, 'saúde é um bem que a gente só dá valor quando perde'. Se você quer entender de forma simples o que estou dizendo, lembre-se de uma mensagem que ficou famosa, narrada por Pedro Bial, e originalmente apresentada num comercial da agência DM9DDB.

Eu aprendi o segredo pra ter saúde com meu avô: faça de tudo, mas faça pouquinho. Ele bebia, mas ninguém nunca o viu bêbado. Inconsciente dos males do cigarro, ele começou a fumar muito jovem, mas podia passar dias sem por um cigarro na boca. Adorava açúcar, mas não repetia sobremesa. Gostava de Carnaval e foi pro Galo da Madrugada até o ano em que morreu, aos 83. Nunca foi visto em baderna ou detido pela Polícia. Bem capaz, isso sim, de ter dado uma paquerada na última ida ao Galo, porque mesmo casado era um namorador assumido e deixou 28 filhos registrados para atestar o fato (parece que nisso ele não era moderado, ops).

Sim, meu avô teve algumas das doenças degenerativas comuns a um idoso e suas complicações, mas sua qualidade de vida era invejável porque ele era relativamente obediente e muito persistente. Quantas vítimas de dois derrames em uma semana você conhece que ficaram com o lado direito totalmente paralisado, e em um ano estavam completamente sãos? Até bater prego com a mão afetada, ele batia!

Moderação e persistência, esse é o meu conselho pra manter-se com saúde. E ter cautela, eu acrescentaria, porque o meu querido velhinho se foi em três meses devido a um câncer de pulmão, provavelmente devido aos cigarros que ele fumou por uns 70 anos. Com moderação.

Nenhum comentário: