segunda-feira, abril 02, 2012

Isso vai dar um rolo...


Acupuntura é procedimento médico, decide TRF da 1ª Região


O Tribunal Federal Regional (TRF) da 1ª Região decidiu na terça-feira (27) que a acupuntura é uma prática exclusivamente médica. A decisão é favorável a uma série de ações por meio das quais o Conselho Federal de Medicina (CFM) pedia desde 2001 a anulação de resoluções que autorizavam a psicólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas o uso profissional das técnicas de acupuntura. As resoluções compunham o corpo de normas dos Conselhos Federais de Psicologia (CFP), Farmácia (CFF) e Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Fonte: CFM


Desde que eu era estudante que isso rola. Pra quem não sabe, existe até curso técnico de acupuntura! A meu ver, a questão maior é usar as agulhas como tratamento de uma patologia não diagnosticada por um médico. Por exemplo, se você tem uma tendinite e o médico indica fisioterapia, o fisioterapeuta tem liberdade de escolher quais as técnicas (TENS, ultrassom, etc) para o tratamento, mas é o médico quem faz o diagnóstico. Não sou contra a especialização para outras categorias da área, mas esses outros profissionais só deveriam entrar em cena depois de uma avaliação e indicação médicas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou acupunturista, formado no Japão onde há 1500 anos se pratica esta arte.Neste país os cursos de acupuntura são de nível técnico, e depois de formados são submetidos a uma prova de profissionalização.
Como citaste no tratamento de tendinite, não vemos a tendinite como uma dor isolada, avaliamos o que causou esta, jamais tratando os sintomas, no caso a dor causada por uma inflamação neste tendão.Buscamos restabelecer o equilíbrio energético do canal em questão, pela localização, tipo de dor, período, aspecto, classificando conforme as teorias orientais (Yin e Yang, 5 elementos, Sangue e KI, Excesso e deficiência).
Espero que esta arte seja assim preservada no Brasil.
Tenha um dia muito iluminado!

Odessa Valadares disse...

Caro leitor,

eu admito que sou leiga no assunto. Tive apenas uma aula na faculdade sobre os princípios da acupuntura, inclusive essa informação do curso técnico no Japão. Minha própria mãe foi curada pela acupuntura quando a medicina tradicional falhou, e tenho grande interesse pelos princípios da especialidade.

Só me preocupa o diagnóstico da patologia ser feito por um não-médico. Acho que poderíamos trabalhar em conjunto.