sábado, dezembro 28, 2013

Uma escrivaninha xerife


À procura do que dizer, de como descrever o que senti ontem ao ver um de meus sonhos realizados, encontrei hoje esse texto de Eliane Brum, no site da Época:

'(...)Desde pequena, eu sonho com uma escrivaninha Xerife. Não sabia que se chamava xerife a escrivaninha dos meus sonhos. Descobri agora. Esta escrivaninha de madeira é cheia de gavetinhas e escaninhos de vários tamanhos e tem uma tampa. Quando você para de trabalhar, você fecha e ninguém sabe o que há lá dentro. Não tenho a menor ideia de onde eu possa ter visto uma dessas na minha cidade, lá no interior do Rio Grande do Sul. O fato é que eu sempre achei que essa era a única escrivaninha que um escritor poderia ter. Por causa das gavetinhas e, especialmente, por causa da tampa.

É mágico. Você está lá, escrevendo, todo escancarado e, de repente, você fecha. E até chaveia. Seus anjos e principalmente seus demônios ficam lá dentro, sem risco de se dependurarem no lustre, esconderem-se em algum lugar onde você não os ache ou mesmo assombrar o resto da família.

Tive várias escrivaninhas ao longo da vida, de fórmica à penúltima, toda modernosa, feita com madeira de demolição. No sábado, comprei minha última, a minha própria Xerife. Por que só agora? Porque só agora a mereci.

Decidi que vou me enforcar nas cordas da liberdade. Para isso, precisava me reinventar com tudo aquilo que já era meu. Para marcar este ato, queria transformar algo da matéria volátil dos sonhos em existência concreta. A escrivaninha dos devaneios da minha infância materializou-se, com tudo de incontrolável que existe quando nos arriscamos a desentocar os sonhos – com uma vara que é sempre meio curta – e os expomos às intempéries do real.

Foi um ato de profundo simbolismo para mim, que adoro rituais de passagem.(...)'

***

Eu também fiz por merecer minha escrivaninha xerife que, apesar de vir com a fechadura quebrada, é tão linda como sempre sonhei. O que eu fiz? Me inscrevi na pós que passei mais de uma década desejando e sempre 'acontecia algo' pra não dar certo. Meu sonho teve frete caríssimo, aborrecimento com o transporte, mas valeu a pena. Espero que a pós também valha.


Também encontrei isto: como decorar sua escrivaninha xerife (em inglês)

4 comentários:

Doda disse...

Vai valer sim!

:-*

P.S. A escrivaninha faz um lindo contraste sobre a parede lilás!

SISSI- disse...

belissima,adorei

SISSI- disse...

lindissima

Sylvia disse...

A minha está comigo há 55a, ganhei do meu pai, para estudar, e já veio de um leilão das famílias antigas de Pelotas. É semelhante a tua, mas quando eu a abro, saem tantos sonhos, de tantos que nela escreveram, que às vezes parece-me que estou sonhando um sonho que não é meu.
Feliz 2014.