


Ainda assim, são descrições muito simplórias. Não esclarecem o quanto de dor uma pessoa pode sentir, especialmente quando está na fase depressiva. Enxaqueca, fibromialgia, cefaléia de alta tensão e a relativamente recente descoberta da síndrome do coração partido, estão diretamente relacionadas a sintomas depressivos. Acredite-me: eu sei o que é sentir dor. Muita dor. Muita gente sabe, e existem associações espalhadas pelo mundo, para apoio a esses sofredores incompreendidos, porque dor é invisível. Aqui e ali, é possível encontrar símbolos de apoio como esses, para bipolares e outros portadores de dor crônica:





Chegou-se ao ponto de incluir uma cor específica para portadores de dor crônica usarem em laços, broches, canecas e camisetas, do mesmo modo que os bipolares e portadores de câncer, como uma forma de apoio e reconhecimento pelo sofrimento que passamos:





Talvez isso sirva como forma de educar a população, fazê-los entender que nem todo paciente psiquiátrico é 'doido'. Que qualquer pessoa com dor crônica é menos tolerante ou paciente com os problemas do dia a dia. Um bom exemplo é o personagem 'Dr House'.
Acho que não é má idéia um curso básico, ensinando como lidar com deficientes físicos, pacientes psiquiátricos e outras situações tão comuns na área de saúde. No mínimo, por uma questão de respeito:

Se você quer conhecer todas as fitas (e cores) de apoio a doenças e condições médicas, clique aqui. Tenha consciência que uma cor pode apoiar diferentes problemas de saúde. Por exemplo, essas são algumas das fitas de apoio a portadores de câncer:

Fonte das imagens: CafePress
Um comentário:
Meus parabéns, de coração!
Um ótimo post informativo, explicativo, conscientizador :-)
Beijos,
El Lo Hermanitto
Postar um comentário