sexta-feira, novembro 28, 2008

Drops

Do Drops da Fal

Passar a noite em claro é bom, as fichas caem, você se acalma, pensa melhor, enxerga o óbvio. Que tava bem ali. Ali. E vc bancando a louca sem ver.

Cansei de tentar explicar pras pessoas por que passo as noites em claro. Quem sabe essa frase da Fal esclareça de vez.
***
Adoro presente atrasado. Finalmente o DVD de Grissom's Girl chegou! O carteiro já estava azedo de tanto que eu perguntava (Sobre 'Kiss the Sky': Esqueça WP. O filme é genial). E meu 'Minúsculos Assassinatos e Alguns Copos de Leite' (da mesma Fal) está ali, presente de Vicky. Aguardando a vinda de Fal a Pernambuco pra colocar um rabisco lá. Nunca fui fã de autógrafo de artista, mas dedicatória de autor é maravilhoso!

Claro que ainda estou me recuperando da leitura da dedicatória da autora para o Alexandre. Sabe aquelas dores tão fundas que calam? Passei mais uma semana pra poder continuar a leitura da história, propriamente dita.

Por quê? Porque grandes amores existem, anônimo leitor, não são invenção de escritor desocupado, nem de diretor de comercial de margarina. Eu tive um grande amor e me congratulo por ter sido sábia o suficiente pra me permitir aproveitar tudo que pude. Porque da mesma forma que o amor de Fal partiu desse plano subitamente, 'de repente, não mais que repente', eu e ele descobrimos que nosso 'felizes para sempre' tinha vencido o prazo de validade. Ou como eu comentei com uma correspondente minha: 'Marido bom, ou Deus tira, ou a gente estraga'.
***
Vou ali curtir minha enxaqueca.

"Nobody said it was easy/No one ever said it would be so hard"

Eu ampliei bastante meus conhecimentos musicais nos últimos meses e 'The Scientist' (Coldplay) não apenas é a cara do Dr Grissom, mas a minha também. O verso acima, em particular, cabe perfeitamente para minha atual fase (e pra do Grissom também, diga-se de passagem).

E a enxaqueca voltou, com força total!

domingo, novembro 16, 2008

Irmão que é irmão...

'Sábado, 15 de Novembro de 2008, 10:54
Olá Jaguatirica!
Rezo para que esteja tudo bem na medida do possível!
E como amanhã é dia de bolo, o que gostaria de ganhar de presente?
Opção A: Um chá da tarde com Sarah e Grissom => Xi, esquece, já falei com eles e a agenda está lotada :-(
Opção B: Um Toyota Bandeirante com direção hidráulica => Ops, esquece este também por que esqueci de jogar na MegaSena :-(
Opção C: O livro "Noites de Tormenta" => Eita! Este eu posso dar sim!!!! (
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2611500&sid=897021764101115384597250739&k5=CA37B0B&uid=)
Opção D: Algo muito legal, que lhe agradaria tanto ou mais que as opções anteriores, mas que por falta de imaginação minha não consegui adivinhar o que é.
E aí, qual a sua escolha ? :-D
Beijos,'


Então, respondendo:
Aceito 'e) todas as opções anteriores.'

a) Fica meio difícil ter o chá da tarde com Gris e Sara porque ela finalmente cansou de esperar e se mandou (10 anos é teeeeempo!). Mas aceito só o Grissom, pra bater papo simplesmente e limpar a vista. Cuidado! Chá da tarde é tão 'Lady Heather' (ADORO o personagem) que o shipper do casal se chamava T-4-2 (tea for two), eh, eh.

=> 10 anos: eles se conheceram em SF, 2 anos depois ele convidou-a para trabalhar em Vegas, 'cozinhou' a moça mais 5 anos. Finalmente agarrou-a (ou foi agarrado, nunca disseram), escondeu o caso de todo mundo por mais 2 anos. O relacionamento foi revelado por causa do sequestro, 6 meses depois ela voltou para SF traumatizada com a cidade. Ele nunca foi visitá-la, ela telefonava. Mais 6 meses, ela retorna por causa da morte do 'negão de olho verde', dá todo apoio possível, o convida para uma nova vida (dinheiro ele tem) e sabe o que o cara responde? 'Por que VOCÊ não fica?'. Sabe de uma? Ela se mandou e ficou incomunicável por quase um mês. Agora mandou um vídeo por e-mail: entrou pra um programa de preservação de vida marinha (exatamente a 'nova vida' que ela ofereceu a ele, que é biólogo), está num barco, a caminho de Galápagos e comunicou que ele não precisava mais se preocupar com ela. Ele? Na maior fossa, fazendo 'terapia' com Lady Heather (que como toda mulher inteligente, foi logo perguntando onde estava Sara e ela sabia que ele estava na casa da ex-dominatrix). Eu sou a favor da pessoa dar uma chance, duas, três, mas uma hora você diz 'chega!'. Se quiser que vá atrás. Estou na minha fase 'Sara Sidle', deu pra perceber, né?

b) um Toyota Bandeirante, com tração nas quatro rodas, pra fazer visitas domiciliares numa região rural... que idéia maravilhosa pra um presente! Agradeço carinhosamente a boa intenção.

c) uma vez que não consigo MESMO encontrar o bendito filme (nem em DVD pirata, o que NUNCA comprei), só a legenda (como a gente tem a legenda pra baixar e não consegue o filme?), agradeço o presente. Aliás, se encontrar 'Uma carta de amor' ( 'Message in a bottle'), pode encomendar também que eu reembolso. É do mesmo autor.

d) gostaria de ME dar de presente o livro de House (literatura profissional!). Encomenda e me manda o valor pra eu depositar na sua conta?

Vou-me embora pra cozinha. Vai que Grissom resolve MESMO aparecer... melhor fazer um bolo, uns salgadinhos. :p

Hoje eu estou de estrela

Vou processar a CBS pelo meu atual vício. Desde que os produtores de CSI assinaram com Linkin Park que essa música não me sai da cabeça:

"Leave Out All The Rest"
Linkin Park

I dreamed I was missing/ You were so scared/ But no one would listen/ Cause no one else cared/ After my dreaming/ I woke with this fear/ What am I leaving/ When I'm done here/So if you're asking me/ I want you to know

[Chorus]
When my time comes/ Forget the wrong that I've done/ Help me leave behind some/ Reasons to be missed/ And don't resent me/ And when you're feeling empty/ Keep me in your memory/ Leave out all the rest/ Leave out all the rest
[End Chorus]

Don't be afraid/ I've taken my beating/ I've shared what I made/ I'm strong on the surface/Not all the way through/ I've never been perfect/ But neither have you/ So if you're asking me/ I want you to know

[Chorus]

Forgetting/All the hurt inside/ You've learned to hide so well/Pretending/ Someone else can come and save me from myself/ I can't be who you are

[Chorus]

Forgetting/ All the hurt inside/ You've learned to hide so well/ Pretending/ Someone else can come and save me from myself/ I can't be who you areI can't be who you are

E não é nada pessoal. Na verdade, o episódio inteiro foi baseado na letra da música: É Grissom, sem tirar nem pôr (a tradução está aqui). O episódio foi ao ar na semana passada e a bendita música não pára de tocar no meu 'Winamp mental', como diz Vicky.

(aliás, a culpa é de 'Grissom's Girl', que me indicou a promo do episódio.)

***
Porque eu tenho um lado hobbit, presente pra você, anônimo leitor:




Esses são os jardins da casa de Claude Monet, em Giverny, França. Pra quem ama as pinturas do artista que criou o impressionismo, é um prazer saber que os jardins e a casa foram preservados e são ponto de visitação turística até hoje. Por dentro, a casa também foi conservada com os objetos originais.


É nisso que dá ter insônia e assistir documentário na TV Cultura: você arranja mais um item para sua lista de sonhos improváveis (suspiro). O mais difícil foi escolher o que postar. As imagens são impressionantes. É só comparar com os quadros.

***
envelhecer, quem sabe
não seja assim tão desastroso
me interessa perder esta ansiedade
me atrai ser atraente mais tarde
um pouco mais de idade, que importa
envelhecer, quem sabe
não seja assim tão só

(Martha Medeiros)

***

Lembra de Morre Lentamente do Neruda? Olha uma versão brasileira sobre o tema:

sim, é verdade, estou feliz
mas isso não significa
que não deva olha pros lados
e que precise
acordar todo dia à mesma hora

sim, a princípio, nada me falta
mas não preciso em função disso
deixar de querer um pouco mais
e trocar meus desejos
por outros que não lembro agora

sim, que me conste, eu estou bem
mas o espelho não é o mesmo todo dia
já não gosto tanto assim dos meus desenhos
e hoje não vou comprar morangos
e sim abacates, uvas e amoras

sim, pra que negar, estou alegre
mas não vou me conformar com calmantes
nem me embriagar de satisfação
não quero a morte lenta, exijo a renovação
a mim a santa paz não devora

(Martha Medeiros)

***

Aliás, estou aderindo ao Projeto Deusa- Amar a si própria, da Carla San.

***

Vou ali colher uns lírios no meu jardim (eu sei que girassóis são uma paixão, mas flor predileta mesmo, é lírio). Eu sabia que um dia acertava mão para plantar algo!

quinta-feira, novembro 13, 2008

É no que dá ser incomum

Em maio desse ano, eu entrei em colapso. E o INSS me colocou 'de molho' até dezembro. Então a enxaqueca foi sumindo, sumindo e desapareceu. Mas, o tempo não pára e dezembro está quase aí. Eu fui melhorando e reassumindo um paciente aqui e outro ali. Sem nenhuma exceção, cada atendimento que fiz durante esses meses de licença-médica veio acompanhado de uma dor de cabeça. E porque faltam duas semanas, minha gastrite voltou. Minha rinite reapareceu hoje e há dias que durmo pouco e pessimamente.

Como parte do tratamento para isso tudo, aceitei uma terapia não convencional (tudo que é convencional falhou comigo). E ter um terapeuta não-convencional rende momentos únicos. O conselho dele para essas próximas semanas?

"Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado. (Gandalf)".

Tá, eu li e reli as principais obras de Tolkien porque meu irmão adora o autor e meu ex AMA a Terra Média desde antes dos filmes. Mas, raios! Eu tinha que ter um terapeuta que cita 'O Senhor dos Anéis'?

domingo, novembro 09, 2008

Do Drops da Fal

amanditas.com

Tem uns dias em que você chora até dormir. Sem filosofia, sem grandes explicações, sem blablablá. Pode ser de tristeza, de medo, de alívio. Provavelmente é de cansaço. Who cares? Você chora até dormir, depois você acorda, sai e vai resolver o que dá. E se na volta você chorar de novo, tudo bem.

***

Não, eu definitivamente não quero discutir a relação, analisar as variáveis, estudar os paradigmas, focar nos pontos principais, melhorar as relações, reavaliar as estratégias, sondar o terreno, pedir uma segunda opinião, deixar a massa adrede prepara, controlar danos, ajustar expectativas, listar dados, fechar poros, conter despesas, partir para o ataque, poupar o mensageiro, abraçar minha criança interior, adotar uma tecnologia, aparar arestas, ouvir o outro lado, traçar rotas de fuga, vivenciar papéis, transar aquele lance, esperar cinco minutinhos, rever os conceitos, justificar as escolhas, passar um cafezinho, cortar as pontas, avaliar as críticas, dominar os jargões, mudar os paradigmas, agir estrategicamente, agregar valor, inicializar um processo, respeitar os limites, instalar o equipamento, tentar só mais um pouquinho, ser uma boa menina.

Calçada (os grifos são meus, não da Fal)

O marido da Tela já nos ensinou: não se guarda lixo dentro de casa. É ruim? Não leia. Te irrita? Não converse. Você não concorda? Afaste-se. Não perca tempo, calorias, humor e neurônios tentando entender gente doida, irritando-se com coisas que você não concorda, aturando os imbecis. Isso endurece as artérias, desgasta, cansa. Lixo é na calçada, senhores leitores, sempre. Na vida civil, na vida virtual, não importa: só o que nos faz felizes, sempre que possível, só o que fala aos nossos corações, só o que dá prazer.Paz, meus bens.Vamos em frente, a semana nem começou ainda.

Algumas pessoas são mesmo família (como comentei há alguns dias). Eu não tenho classificação pro meu grau de parentesco com a Fal (mesmo porque uma pessoa tão importante pode ficar chocada com tamanha intimidade), mas digamos que somos 'colegas de noites insones'.

sábado, novembro 01, 2008

Deus, dai-me paciência. Dai-me MUITA paciência.

(porque paciência é igual a dinheiro, só serve muito e de uma vez só. Dinheiro aos pouquinhos não rende nada!)

***

Meu computador está como carro velho: aprendeu o caminho da oficina. Isso significa, basicamente, que deu pau mais uma vez. Ainda bem que o ‘mecânico’ (leia-se ‘meu irmão’) é competente o suficiente pra resolver a questão por telefone(!).

Não, eu não sou tradutora, mas tenho boa vontade. Não, eu também não sou salvadora do mundo, mas ‘incorporo o personagem’. Não, eu ainda não aprendi que as pessoas não gostam de gente que quer ajudar, mas eu bem que queria aprender!

Como eu já disse: eu queria aprender a dizer ‘não é da minha conta’!

***

Deu pra perceber que eu estou na TPM? :)

Não enche!

PS: Minha médica (e os livros médicos que atravancam minha estante) diz que o tratamento farmacológico da TPM é com anti-depressivos. Ah, tá. Eu tomo toda sorte de anti-depressivos há uma década e continuo esperando a melhora dos sintomas da TPM. Sugestão pessoal? Diminua café, sal e chocolate da dieta e faça exercício físico. ISSO funciona! (Deu pra perceber que eu não estou fazendo tudo que deveria, certo?).

***

Ah, Deus abençoe a Suzi. Adorei o mimo!