segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Há 13 anos...

Eu não perdia uma cerimõnia de entrega do Oscar. Eu só soube que o Oscar era esses mês por causa de um e-mail de Fernanda. Claro, meu irmão me convidou, mas eu não estava com espírito para me arrancar do meu canto para a capital em pleno Carnaval. Ontem à noite, eu pensei se valia a pena assistir a entrega de prêmios para filmes aos quais eu não havia visto nem o trailer.

Da última vez que perdi o Oscar, minha mãe havia me colocado de castigo. É, anônimo leitor, eu, no terceiro período de Medicina e de castigo! E nem me dei ao trabalho de argumentar 'Mas é noite de Oscar!', isso não cola com minha mãe (Claro que num ano seguinte, eu acordei a casa inteira por causa de 'A lista de Shindler'. Minha mãe é fã de carteirinha de Spilberg, não foi vingança não). Se eu merecia o castigo de perder o Oscar, tudo bem, mas eu me prometi que daquele ano em diante só passaria a noite do Oscar com quem entendesse de cinema.

Fernanda estava na primeira vez que tive verdadeira companhia pra festa, assim como o ex (que ainda era namorado dela!) e meu irmão. Foi uma das melhores noites de minha vida!

Então, eu perdi meu amado Heath Leadger ganhando Oscar póstumo. Considerando que eu, fã de Leadger e leitora do 'Batman', não tive coragem nem de assistir a esse
o filme, dá pra entender meu desligamento temporário das novidades do mundo. 'Cavaleiro das Trevas', 'Wall-e' e 'A duquesa' estão há meses aqui, enviados por meu irmão e eu sem me animar muito pra assistir...

De qualquer forma, eis a lista dos principais prêmios:

Melhor Filme
Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Diretor
Danny Boyle, de Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Ator
Sean Penn, de Milk - A Voz da Igualdade

Melhor Atriz
Kate Winslet, de O Leitor

Melhor Ator Coadjuvante
Heath Ledger, de Batman - O Cavaleiro das Trevas

Melhor Roteiro Original
Dustin Lance Black, de Milk - A Voz da Igualdade

Melhor Roteiro Adaptado
Simon Beaufoy, de Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Filme Estrangeiro
Departures, de Kundo Koyama

Melhor Animação
Wall-E, de Andrew Stanton

Melhor Fotografia
Anthony Dod Mantle, de Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Direção de Arte
O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Figurino
A Duquesa

Melhor Som
Batman - O Cavaleiro das Trevas

Melhor Efeitos Sonoros
Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Montagem
Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Efeitos Visuais
O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Maquiagem
O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Trilha Sonora
Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Canção
Jai Ho, de Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Curtametragem (animação)
La Maison em Petits, de Kunio Kato

Melhor Curtametragem
Toyland, de Jochen Alexander

Melhor Curtametragem (documentário)
Smile Pinki

Melhor Documentário em Longametragem
O Equilibrista, de James Marsh

5 comentários:

Anônimo disse...

E faço questão de registrar! O Morcegão recebeu 8 indicações ao Oscar, e venceu 2.

Wall-E por sua vez recebeu 6 indicações, e levou 1. Porém, os comentários é que merecia ter sido indicado também a melhor filme!

E uma justa citação ao f-a-n-t-a-s-t-i-c-o apresentador Hugh Jackman, que dançou, cantou, animou, encantou e roubou a cena :-)

Ano que vem tem mais, Hermanita!

Lo El Hermanito :-p

Suzi disse...

Putz, eu também perdi esse ano. Não acompanhei nadinha. E gosto muito disso tudo.
beijos!

Odessa Valadares disse...

Se o SBT tivesse transmitido, eu poderia ter visto algo. Mas não! E na Globo só tinha desfile de escola de samba.

Quem sabe editam e apresentam nessa sábado, hã? Adoraria ver Hugh Jackman...

Grissom's Girl disse...

E aí, chuchu?
Algúem passou reprise?
Eu apelei pro YouTube.
Pelo menos a Kate e o Heath ganharam. Estava torcendo pra eles.
E vc t-e-m que ver o Wall-E!!!

Odessa Valadares disse...

Pois é, está aqui e eu criando coragem pra assistir...

Adorei o avatar. Posso?