sexta-feira, junho 05, 2009

Honestidade

Finalmente eu assinei meu contrato de prestação de serviços com a prefeitura do município onde estou trabalhando. Pela primeira vez, em oito anos de PSF, eu vi escrito que o contrato não me dá direito a nada e que eu posso sair quando quiser, sem pegar uma multa. Preto no branco. Sem direito a direitos trabalhistas e mantida com aquele salário por causa do Governo Federal que repassa a verba.

Eu já sabia disso, mas muitos dos meus colegas não sabem. As pessoas ainda não acreditam quando eu digo que minha carteira de trabalho nunca foi assinada e que u não tenho direitos. Aquele deputado descobriu a América ao constatar que 80% dos vínculos empregatícios na área médica são assim. Pelo menos esse município avisa claramente, não faz como certa prefeitura onde trabalhei quando recém-formada. 'Poderão ser atribuídos ao contratado os mesmos direitos dos funcionários concursados em cargo igual ou equivalente' significou receber os direitos enquano a secretária de saúde era uma profissional de saúde decente. Quando ela foi demitida e colocaram alguém da família do prefeito, deixamos de ter os mesmos direitos.

Não, anônimo leitor, não tente entender. Meu sindicato começou a se mexer no ano passado porque chegamos ao limite. Se você tem alguém que pensa em fazer Medicina, eu recomendo que a pessoa leia o antigo blog e os posts desse aqui, com o marcador 'ser médica'. Não pretendo desestimular, mas não quero que ninguém quebre a cara, imaginando que as pessoas ainda respeitam a nobre arte. Bom, algumas ainda respeitam, mas são poucas.

(Quando o sindicato resolver a questão dos vínculos empregatícios, eu acerto as contas com eles. Na época do contrato onde estava escrito 'poderão', eles nem se mexeram.)

Um comentário:

Moacy Cirne disse...

Oi,
apesar da especificidade de seu blogue, acredito que o seu alcance extrapola a área médica, quer por seus toques literários, quer por sua experiência de vida. E grato pelo comentário no Balaio, posto há pouco tempo.

Um abraço.