domingo, outubro 18, 2009

Amar é...


Amar é dizer 'não'. Amar também é dizer ‘não é da minha conta’, como me ensinou Suzi. “Como uma médica diz ‘Não é da minha conta’?”, você se pergunta. Eu respondo. Quando você tem uma saúde praticamente perfeita até entrar numa faculdade de Medicina. Exceto por uma compreensível cólica menstrual, eu era saudável até ser aprovada no vestibular de Medicina. Era mesmo! Então... Vieram rinite, sintomas de depressão, ansiedade, gastrite e meu peso? Eu entrei na faculdade tão magra que era, pelos cálculos do índice de massa corpórea, abaixo do peso ideal. Isso mesmo! O stress do vestibular me deixou tecnicamente desnutrida. Eu, com uma família obesa, que sempre tive tendência pra engordar, entrei na faculdade abaixo do peso normal. Terminei a faculdade 14 quilos mais gorda, mas estava dentro da faixa indicada. A essa altura, eu tinha rinite alérgica, doença do refluxo gastro-esofágico, tinha transtorno bipolar e havia tomado um monte de antidepressivos. Desde então, eu devo ter usado tudo que a indústria farmacêutica lançou pra tratamento de depressão, exceto os tricíclicos. Bem, faltou o eletrochoque, mas foi cogitado. Depois, descobriu-se que eu tenho uma intolerância a lactose. Como assim? Eu tomei leite a vida inteira! O pior é que tenho mesmo. O nariz coça quando eu como alguma coisa com leite, dá pra acreditar?

No ano passado, eu também tive que aprender a dizer ‘chega’. Quando eu estava no ginásio (que agora tem outro nome), eu tinha aulas de teatro. Assisti a uma peça de outra turma, em que uma médica atendia diversos pacientes. Ela curava todos, mas funcionava assim: se o paciente tinha uma tosse, saía de lá sem a tosse e a médica atendia o paciente seguinte tossindo. Se o paciente seguinte tinha uma coceira, a médica ficava se coçando. Era muito engraçado pra nós na platéia, mas relembrando, se parece muito comigo. Por que eu consegui crescer numa família com tendência a obesidade, aprendi a comer corretamente, me exercitava, e só depois de me formar e sair da casa de minha mãe eu comecei a engordar? Uma das muitas respostas está na minha profissão. Claro que resolver minha própria dieta e ter um carro ajudou, mas o estresse interferiu nisso. Os problemas dos outros passaram a ser os meus. A cada vez que alguém não queria assumir a responsabilidade pela própria saúde, era eu quem me preocupava e perdia meu sono. Eu não sabia dizer ‘não é da minha conta’. Isso se chama ‘delegar responsabilidade’ e é uma das maiores qualidades de um líder ou de um gerente. Eu não nasci pra liderar e não sou uma boa gerente. Não nasci pra trabalhar em grupo porque raramente encontro pessoas confiáveis. Quando encontro, é maravilhoso, mas é realmente difícil.

Portanto, quando a gente fica engolindo tudo calado, quando não diz o que fica atravessado na garganta, quando aceita tudo de cabeça baixa, diz ‘sim, senhor’, ‘não, senhor’, como ensinaram na escola ou porque foi a educação que nos deram, afinal ‘obedeça aos mais velhos’ e porque ‘honrar pai e mãe’ faz parte dos 10 mandamentos, algumas conseqüências virão. Comigo, a conseqüência foi engordar e adoecer seriamente. Eu nunca vou poder agradecer o suficiente ao médico do INSS que me afastou. Eu não pedi pra ser afastada, eu queria pedir demissão. Foi a prefeitura que pediu que eu me afastasse para tratamento. Esse médico disse que eu me afastasse antes que eu cometesse um erro que custasse a vida de alguém. Eu me lembro que eu estava tão mal que entrei na consulta com um livro de sonetos de Shakespeare e encontrei algo que era perfeito:

Soneto 101
(Shakespeare)

Oh! Tende dó de mim, atendei meus anseios:
Com a Fortuna ralhai, deusa que me extravia,
Que não me deparou outros melhores meios
Que esses, com que a gente, ai! boas maneiras cria.
Daí vem que o meu nome um ferrete degrada,
E a minha vida, como a mão do tintureiro,
Sob a ação do que faço anda sempre manchada.
Piedoso, me fazei ser o que era primeiro.
Não há poção, paciente enfermo, que eu não beba,
Desde que espere ser minha infecção curada.
Sofrerei o amargo pior que se conceba,
E a penitência pior, como remédio dada.
Tende dó de mim, pois, caro amigo, e sabei
Que outro meio melhor de sarar não terei.



Dessa forma, eu descobri que pra ser médico, a gente precisa também amar a si mesmo. Não é muito diferente de ‘amar ao próximo como a si mesmo’. Recentemente eu terminei um livro. Um dos escritos impublicáveis. Nele, uma mulher diz a alguém: ‘Preciso ser generosa comigo pra ser generosa com os outros, sabe? É isso que significa amar ao próximo como a si mesmo’. Se eu conseguir me lembrar disso na prática da Medicina, terá valido escrever cada uma das 356 páginas e continuar assim: sendo escritora, pra poder ser médica, honrando os juramentos, hoje e sempre.

Juramento de Hipócrates
Declaração de Genebra

Nenhum comentário: