terça-feira, outubro 18, 2005

JURAMENTO DE HIPÓCRATES

Juro, por Apolo, o médico e Asclépio e Higéia e Panacéia e todos os deuses e deusas que, segundo minha capacidade e julgamento cumprirei este juramento e o estipulado:
Respeitarei quem me ensinou esta arte como se fossem meus pais; repartirei com ele meus bens e atenderei as suas necessidades, se for preciso; considerarei seus descendentes como se fossem meus irmãos, e ensinar-lhe-ei esta arte se quiserem aprende-la,sem pagamento e sem condições e por preceito, lição ou qualquer outro modo de instrução; transmitirei o conhecimento da arte a meus filhos e aos meus mestres, e a discípulos ligados por um compromisso e juramento, conforme a lei de medicina, mas a ninguém mais.
Seguirei o método de tratamento que, de acordo com a minha capacidade e julgamento, considerar benéfico a meus pacientes, e abster-me-ei de tudo mais que seja deletério ou daninho. Não me deixarei induzir por súplicas de quem quer que seja a propinar veneno ou ensinar como se envenena. Na vagina de nenhuma mulher jamais introduzirei qualquer aparelho para impedir a concepção ou interromper a gravidez.
Passarei a vida e praticarei a minha arte com pureza e santidade. Não farei incisão em quem sofra de pedra, mas deixarei que o operem os que sejam práticos no ofício.
Seja qual for a casa em que entre, fá-lo-ei em beneficio do enfermo e me absterei de qualquer ato voluntário de maldade e corrupção, e, ademais, de sedução de mulheres ou homens, escravos ou libertos.
Tudo o que, relacionado ou não com a minha prática profissional, veja ou ouça nas vidas dos homens e que não deve ser contado alhures, não divulgarei, por considerar que tais coisas devem ser mantidas em segredo.
Enquanto mantiver inviolado este juramento, que me seja concedido gozar a vida e exercer a arte, respeitado por todos os homens em todos os tempos, mas que se eu transgredir e violar este juramento, que outro seja o meu destino.

2 comentários:

Viva Elvis Brasil disse...

Agora me confundi. Qual a diferença do primeiro pra este?

Odessa Valadares disse...

lê o post anterior pra entender.