domingo, outubro 23, 2005

Às vezes tudo que eu queria era uma profissão normal. Uma colega acaba de me mandar um e-mail onde declara que está aceitando qualquer emprego concursado, "Qualquer vaga para pipoqueira na praça, de segunda a sexta, com direito a 13o e férias, tá valendo!"
Eu pensava que o problema era comigo, que depois de cinco anos de formada, não tenho carro (roubado, o seguro só deu pra quitar o financiamento), nem casa própria, nem DVD (só compro se for à vista, criei horror a cartão de crédito). Eu não sou consumista, nem descontrolada com dinheiro, mas trabalho prestando serviços pra prefeituras, que não pagam em dia ou nem pagam. Uma prefeitura chegou a ficar com as primeiras férias e décimo terceiro que eu teria na vida. Apegou-se a uma tecnicalidade no contrato e adeus dinheiro. Entre isso, doença de mãe, de sogro, não consegui fazer Residência ou especialização, e sempre achei que estava nessa situação por minha culpa. E essa colega? Ela fez Residência, é especialista, tem emprego fixo e anda pra lá de desiludida com a profissão.
Pra você que não é da área, deixa explicar que plano de saúde não paga em dia. Trabalhei numa clínica administrada por um médico com especialização em Administração hospitalar e ex-secretário de saúde. O plano resolve quando e SE vai pagar. Decide se aquela consulta era ou não uma urgência. Vá você dizer ao usuário que não vai atendê-lo por que aquela coceira que não o deixa dormir não é uma urgência! Diga a ele que emergência não é lugar de pedir exames de rotina! Caberia ao plano educar o usuário, que não quer esperar um mês por uma consulta ambulatorial e vai à emergência porque é mais rápido, sem saber que aquela consulta de urgência é mais cara. E pagam pouco, muito pouco ao médico.
O SUS paga, por consulta ambulatorial R$ 1,47, por emergência R$ 4,00. Isso mesmo, quatro reais. Independente do paciente gastar uma dipirona em comprimido ou fizer uma porção de exames de urgência, além de gastar metade da farmácia do hospital. Em média, pagam aqui em Pernambuco, 400 reais por 24 horas de plantão.
Agora me diga: é ou não pra desiludir? Depois de seis anos de faculdade, mais dois de Residência, ganhar quatro reais pra atender um politraumatizado entre a vida e a morte, em muitos locais sem estrutura e ainda ouvir toda sorte de desaforo tanto dos pacientes quanto dos acompanhantes quando você é o único médico da única emergência da cidade e tem que dar prioridade pro mais grave, mesmo que tenha chegado depois?

2 comentários:

Viva Elvis Brasil disse...

400 reais por um dia de trabalho? será q vc calculou certo? a mim, que sou leiga nisso, me pareceu um bom pagamento.

~Direto do Fim do Mundo~ disse...

E imprecionate nao?
Eu imaginava que a vida de uma medica fosse melhor, lendo o seu blog eu fico por dentro de muitas coisas, achei legais os posts, legais mesmo.
E chato isso do seu carro ter sido roubado, voce trabalha para conseguir um tempao, e depois de roubam num piscar de olhos!
Sinceramente ninguem merece! x_X
Eu gostei muito da explicacao do plano de saude, eu nao entendia muito bem, e pude entender pelo menos umas coisas.
400 reais por 24 horas...acho que depende muito do que voce passa nessas 24 horas...
As vezes voce deve pensar, "Eu to trabalhando por dois e nao to ganhando nem por um!"