quinta-feira, outubro 20, 2005

Pelo direito de adoecer

Talvez você não saiba, mas médico adoece. Tem gente que ainda pensa no médico com um semi-deus. Semi-deus era Asclépio. Eu sou humana e muito. A saber, a própria rotina médica é considerada um risco para a saúde.
Eu sou médica e adoeço. Eu sou médica e tenho sobrepeso. Eu sou médica e tomo remédios diariamente para depressão. Preciso sair do trabalho pra me consultar com meu médico como todo mundo. Eu tenho gastroenterologista e clínico geral, psiquiatra, oftalmologista e ginecologista. Ou por acaso você pensou que eu seria capaz de fazer minha própria endoscopia, meu exame anual de visão e minha colposcopia? Não tenho obrigação de saber de tudo que há de mais moderno em todas as especialidades médicas.
Tenho adoecido com freqüência nos últimos tempos. O fato de não tirar férias há uns seis anos ajuda. Esse ano tive inúmeras crises de labirintite, duas ou três gastroenterites, gripei pela primeira vez em dois anos, tive uma sinusite pela primeira vez na vida, uma pneumonia atípica pela segunda vez . Só este ano e estamos em outubro.
Estou doente há uns 10 dias. Faltei ao trabalho no domingo, fui me arrastando essa semana pra ser destratada pelo chefe que disse hoje, pela segunda vez essa semana, que “desse um jeito e atendesse”. Um jeito eu dei há dois dias, prestando assistência a um recém-nascido enquanto respirava fundo pra não vomitar em cima dele. E era Dia do Médico. Hoje não deu. Eu não abandonei os pacientes sem assistência: havia um clínico e uma pediatra no plantão. Eu ainda atendi três crianças que estavam piores pra não esperarem pela colega. Ainda levei dois pacientes numa transferência pra cidade vizinha, um dos quais tão grave que chegou morto. Então fui socorrer a mulher dele antes que os médicos (da outra emergência onde estávamos) chegassem. Ou seja, eu trabalho até cair. E ainda escuto por isso.
Sabe o interessante disso? Quando eu atendi o telefonema do chefe, havia uma mãe com o filho comigo no consultório. Um filho que estava tão doente que mesmo me sentindo muito mal, achei que ele estava pior que eu e não dava pra esperar. Ela ouviu o meu lado da conversa, esperou eu desligar e disse, como que se desculpando por se intrometer: “A gente que precisa do emprego...”

É, eu não tenho férias. Por que? Porque médico não tem carteira assinada. Nem férias, nem décimo terceiro. Quem tem é porque prestou concurso. Trabalho por prestação de serviço, por contrato, como quase todos os médicos. É ilegal? Devia ser.

2 comentários:

Viva Elvis Brasil disse...

Como assim médico não recebe 13º e nem tem carteira assinada?!

~Direto do Fim do Mundo~ disse...

Eu tambem nao entendi, nao tem direito a ferias, nao tem carteira assinada? o_O
Mais vi que a situacao e bem ruim, ta passando mal mas vai trabalhar, cuida dos pacientes mas nao tem tempo nem para cuidar de si mesmo...
Ou nao dao tempo...