quinta-feira, outubro 20, 2005

Memória

Isso é meu. Só porque mudei de blog, não significa que não sou mais. Nem porque mudei de nome, deixei de assinar meus textos. Se eu descobrir que alguém publicou sem me pedir licença, tá ferrado!
A memória é um desses mistérios da fisiologia humana que a ciência ainda não conseguiu explicar. Tanta coisa importante que eu precisava saber, e já li, li e não aprendi, e tanta informação inútil que se enfiou cabeça adentro e não consigo tirar. Só Deus sabe por que não gravo os critérios maiores e menores da febre reumática, mas não esqueço da primeira vez que provei sorvete de nata-goiaba, por que sempre me atrapalho pra dizer meu CPF, mas sei a ordem dos pecados capitais em Seven, por que sempre tenho que anotar a data da última menstruação, mas lembro que o Tom Cruise foi casado com a Mimi rogers (e não com a Minnie Driver).
A gente devia poder fazer faxina da mente de vez em quando, organizar a informação por pastas igual a um HD, deletar antigos namorados, salvar com cópia aquele truque pra tirar mancha de batom da camisa branca de seda, ter um arquivo-morto, poder atualizar os dados.
Cada dia que vivo e envelheço, esqueço mais. E são sempre os fatos novos, os mais importantes. Lembro do meu primeiro sorvete de pistache, da primeira dose de uísque e de um remédio de gosto horrível que tomei há mais de 20 anos.
Não lembro da dose máxima de AAS indicada pra crianças, sempre tenho que conferir. Talvez eu precise ser reciclada, talvez meu modelo tenha passado da validade. Talvez a memória só sirva pra isso mesmo, relembrar o que se viveu, e o que ninguém mais lembraria porque não está nos livros. Porque é importante demais só pra nós mesmos.

3 comentários:

Viva Elvis Brasil disse...

Curioso como eu tenho refletido bastante sobre isso ultimamente. Tenho feito até palavras-cruzadas, dizem que ajuda a saúde da memória, não sei se tem dado muito resultado na minha. Mas morro de medo deperder as lembranças boas da minha vida.

Raquel disse...

Nem me fale em memória. A minha está um lixo, não consigo me lembrar nem do que fiz ontem...e acho que a tendência é piorar se continuar no emprego em que estou!
Não ter hora pra nada é podre! Admiro cada vez mais os médicos que conheço, parabéns a vocês! (é plantão pra cá e pra lá, e aparentemente, memória pra lá de eficiente)

Anônimo disse...

Tem razão, você mudou de blog, mas a Ju é a mesma. E eu me lembro desse post.

^^