quinta-feira, março 08, 2012

Dia de Estrela

Homem no Dia da Mulher?

Hoje, Dia da Mulher, eu dei parabéns a alguns homens. Claro, também dei parabéns a todas as mulheres com quem cruzei na rua, no supermercado e pra carreteira que me ajudou a trazer as compras pra casa. Mas por que dar parabéns a um homem no Dia da Mulher? Porque ele entende mulheres, só isso.

Até este ponto de minha vida, conheci alguns homens que se entendessem com as mulheres. Destes, uns poucos entendem mulheres. Alguns conseguem captar nos gestos, nas falas, nas lágrimas, o que é ser mulher. Mas os outros apenas se entendem bem com mulheres: por necessidade, por atração, por civilidade. E a grande maioria tenta, com mais ou menos empenho, entender esse tão diferente deles, por causa de um simples cromossomo.

Dos homens que eu conheço, existe o que endeusa a musa num poema, mas não aceita as mudanças de humor da TPM dela. Existe o que transforma em melodia a vida de alguma ou de todas as mulheres, mas perde a paciência ao ver uma mulher chorando. Existe o que declarou amor eterno, mas quando ela adoece, é incapaz de passar uma noite no hospital. Existem muitos. Há o que mantém o casamento, mas faz da vida dela um tormento. Há o que valoriza os filhos, em detrimento das filhas. E há, sim ainda há, o que nos vê como seres inferiores, fracos e incapazes de fazer muito.

Por isso, quando eu conheço um homem que entende mulheres, eu sei que encontrei algo raro. Alguns nem percebem o quanto são preciosos, por mais inacreditável que pareça. Conheço um que teve três filhas e depois duas netas, tornando-se virtualmente o único homem nesse pequeno universo, se não contarmos o genro. Foi o primeiro homem que eu vi ajudando em casa e dizia que, se trabalhava na mesma repartição que a esposa, ela chegava tão cansada quanto ele. E imagine: lidar com esposa, três filhas e duas netas. Numa época, as filhas adolescentes, a esposa numa possível menopausa e ele na andropausa. A seguir, duas crianças pra lidar enquanto a filha ia pro trabalho. E todos os meses, o ciclo menstrual de cada uma das mulheres, acrescentando o da empregada, com suas variações de humor! Um homem desses aparece em um milhão.

Minha explicação pra isso é, que se mulheres têm um lado masculino, esses homens raros, muito possivelmente, prestam atenção no seu lado feminino. Entendem que há um momento pra tudo, que é preciso dizer o que sentem porque mulheres não são adivinhas, que só porque uma mulher merece ser tão valorizada quanto um homem, não significa que ambos são exatamente iguais: que homens e mulheres podem diferir em certas habilidades e se encaixar de modo diferente numa mesma profissão.

A esses homens, eu agradeço hoje e sempre, por tornarem nossas vidas mais harmoniosas e felizes. A eles, parabéns Dia da Mulher!

Nenhum comentário: