domingo, março 04, 2012

O porquê de um blog



Num mundo que lê o Twitter a cada segundo, alguém pode se perguntar por que ainda escrevo aqui. Bem, alguns passam a vida desejando uma casa própria, eu tenho esse blog.

Esse espaço surgiu da necessidade de reclamar pra não encher a paciência dos que conviviam comigo, mas até onde isso beneficiou os outros, ignoro. Depois passei a reclamar aqui dos que conviviam comigo, aproveitando que eles ainda não conheciam o blog e não uso meu nome. Até que o blog se tornou algo meu, um lugar pra falar tudo que eu queria dizer e ninguém gostava (ou conhecia), na língua que eu quisesse. Como quase ninguém acessa, raros são os comentários idiotas. E postando eu evito muito spam na caixa postal dos meus conhecidos.

Minha intenção nunca foi ter milhares de seguidores, nem usar o espaço pra publicar tudo que consigo colocar 'no papel', ou falar o que bem quero sobre alguém. Quando encontro alguém que não vejo há tempos, aviso que esse blog é a maneira mais fácil de saber como estou indo. Sou mais fiel a ele que às redes sociais, que não domino muito e acho que expõem demais os usuários. Se eu gosto de algum texto, indico aqui. Se escrevo algo que acho que os outros devem ler, posto aqui. No fim, o blog serve como um filtro pra eu saber o que comentar ou não com as poucas pessoas com quem convivo.

Aqui, aceito manifestações de apoio e críticas educadas. Não discuto o mérito de certos pontos de vista, até porque não entendo a razão de alguém acessar e criticar o tempo inteiro um blog não jornalístico. Aqui, nunca aconteceu; mas sei de pessoas que se veem vítimas de verdadeiro bullying por causa de um post. Num antigo blog meu, um dos posts só teve comentários negativos, mas foi um comentário por pessoa. Como o blog era coletivo, eu entendi que era hora de ter meu próprio espaço, igual a uma casa de família, entende? Aliás, quase todos os comentaristas daquele post ainda falam comigo.

Blogs são como casas pros seus donos. Alguns moram neles, outros visitam-nos de quando em vez, mas continuam sendo seus donos. Se você cria um blog onde não recebe ninguém, só pra apreciação pública, você tem uma espécie de museu, e isso deve ser respeitado. Mas se todo mundo entra e sai da sua casa, e faz o que bem quer e entende, isso não é nem república estudantil. Por mais democrático que seja um espaço, ele precisa de regras pra dar certo. Com ou sem moderação de comentários, com ou sem aviso de censura, um blog é um espaço privado, mesmo que o dono não pague por ele.

A meu ver, leitores de blogs deveriam seguir as mesmas regras de educação que convidados na casa alheia: não estender a estadia sem convite, não ser inconveniente, não ofender o dono da casa, não levar nada sem permissão expressa do dono. Enfim, o que se espera de alguém que vêm à nossa casa, quer pela primeira, quer pela centésima vez.

2 comentários:

Johnper disse...

Exatamente o que penso. Dissestes tudo.

E os pensamentos e sentimentos dos outros são delicados demais para serem criticados. Um blog é como a casa da gente...ah que coisas boitas que a doutora escreve. Me parte o coração que estejas de cama.

Odessa Valadares disse...

Adorei isso: 'os pensamentos e sentimentos dos outros são delicados demais para serem criticados'. Se mais gente tivesse esse cuidado, o mundo seria um lugar melhor. E eu estou saindo da cama, aos pouquinhos.