domingo, janeiro 16, 2011

Ah, esses concursos!

Resolvido: vou fazer concurso pra ser médica 40 horas por semana, e ter todo o tempo restante pra qualquer outra coisa. Cansei de não ter direito a carteira assinada.

'Como assim, médico não tem direito a carteira assinada?'. Bom, direito a gente tem. O que não se encontra é gente disposto a assiná-la. Minha turma completou dez anos de formatura e minha carteira continua em branco. E, não se engane, o salário não é um pouco maior, uma vez que os empregadores não pagam férias ou décimo-terceiro. Pouquíssimos municípios pagam o décimo, não há um centavo a mais pelos dias de férias. Pelo menos, temos INSS. E é só. Daí os municípios, forçados pelo Governo Federal, estão abrindo concursos pra Estratégia de Saúde da Família. Eu não me interessei pela maioria porque não eram próximos à cidade onde moro e/ou todo mundo tinha certeza de fraude. Perdi um concurso excelente, ao lado de casa, porque ninguém onde eu trabalhava comentou. E não havia outro médico na minha equipe, eu não era concorrente.

Há um ano, falam da possibilidade de concurso no município onde trabalhei até novembro passado (foi o lugar onde trabalhei mais tempo desde que me formei, só não aceito trabalhar no mesmo sítio). Vamos organizar o quadro de horários e começar. Isso significa estudar português (tem uns vinte anos que fiz isso). Estudar pra prova nunca foi o meu forte. Eu gosto de estudar pra aprender, porque o paciente precisa, pra saber sobre um assunto novo. Por isso, o último concurso que fiz, foi o Vestibular.

Vou-me, que amanhã tem emprego novo.

Nenhum comentário: