domingo, janeiro 02, 2011

Dia de estrela


1. Sanitarista

E o indivíduo especialista em saúde pública e ou coletiva forjado de conhecimentos a cerca do conjunto de medidas que visam elaborar, controlar e fiscalizar o cumprimento de normas e padrões de interesse sanitário com fins a saude da populações.

Ex. Profissionais da área de saúde (os mais comuns) que conhecem o processo saúde doenca, evolução histórico conceitual e práticas sanitárias, epidemiologia e bioestatística, consequentemente indivíduos formado (que estudou ) (pós graduação, especialização, formação) em saúde coletiva ou saúde pública, em cursos reconhecidos por instância educacional legal em IES.

Fonte: Dicionário inFormal.

Não, eu não sou sanitarista, porque não fiz a especialização. Não, apesar de hoje em dia ter Especialização em Saúde Pública em tudo que é lugar, eu não gostaria de fazer. Só estou lembrando que é dia do Sanitarista, um profissional pouco valorizado. Quando paguei Saúde Pública, achava chato, mas hoje sei que era o modo como o assunto era abordado. Não sou a única. Na UFPE, o nome da cadeira era Saúde Coletiva, gentilmente apelidada de SaCo. SaCo 1 e SaCo 2. Nós, da UPE, tínhamos estágio no internato. A UFPE começou a fazer o mesmo alguns anos depois. O que mais me aborrecia era ver os profissionais elaborarem projetos fantásticos que eram vetados ou deturpados pelos gestores. Em dez anos, não mudou nadinha.

Nenhum comentário: