quarta-feira, abril 20, 2011

Psiquiátrica, sim. Doida, (ainda) não.

Minhas manhãs começam assim:


Não importa, eu sempre me convenço a tomar isso. Sabe por quê? Eu preciso ser responsável, com você. Já pensou assim? Porque esse foi o argumento que me convenceu a usar regularmente tudo isso.



Eu odeio ter que tomar remédios. Taí, eu disse. Não gosto da ideia de depender de nada, incluindo os óculos, mas me adaptei a quase tudo, menos as medicações - e de quebra, seus efeitos colaterais. Por exemplo, estou com Parkinsonismo: sintomas semelhantes à Doença de Parkinson, mas por outras causas, incluindo medicações. Só quem tem instabilidade de equilíbrio sabe o que é, da noite pro dia, se sentir na terceira idade, se mover lentamente, com medo de uma vertigem e uma queda. Tremer tanto que é difícil até tomar os remédios. Ter os sintomas multiplicados, se eu tomar um cafezinho.

Talvez eu não odeie os remédios, talvez eu odeie a razão de ter que tomá-los regularmente. Ter a sensação de ser frágil, de repente. De precisar de alguma supervisão. Talvez eu odeie ter que usá-los pra manter um emprego ou não os suporte porque os efeitos colaterais tornam quase impossível trabalhar. Ter que escolher entre 'ruim' e 'ainda pior', e nem sempre a medicação funciona, ou só funciona por um tempo. Imagino dois bipolares numa sala de espera, discutindo tratamentos. Algo como isso aqui:



'Ah, não tive uma boa resposta, mas esse é um clássico':



NA verdade, se eu tomasse tudo que a Medicina moderna sugere pra tratamento curativo e preventivo por ser bipolar, ter antecedentes de diabetes, dislipidemias, etc, etc, não sobraria espaço nem no estômago, nem no esôfago. Aprendi a fazer piada da situação inteira. Às vezes, preciso tomar os remédios na presença de alguém e estendo a mão: 'quer um?', exatamente como quem distribui balas.



E os dois pacientes ainda esperando pela consulta, analisam um folheto de propaganda que algum representante deixou. Essas drogas novas sempre prometem ser um divisor de águas, blá, blá, blá. 'Ah, esse aqui, ainda não experimentei'



'Mas garanto a eficácia desse aqui':



E então?


Imagens: Cafepress

2 comentários:

Paulo Xaxá disse...

Well, eu tenho de me sentir feliz por que só preciso de 2 remédios regulares: cafeína e cacau :-)

Falando sério, depender de remédios é um saco! Porém, se é necessário, paciência; o jeito é tormar logo.

Afinal, o que importa, é nos sentirmos bem e vermos quem gostamos estar bem também :-*

El Lo Hermanitto

Odessa Valadares disse...

Seus 'remédios', cafeína e cacau viciam, viu, hermanito?

Questão: por que fumantes e chocólatras adoram café?