terça-feira, abril 19, 2011

Sem noção

Isso é uma MINHOCA, procurando algo.



Eu pediria aos invertebrados (e artrópodes em particular), que entendessem que minha casa não é deles! Por mais Formitol que se coloque, as formigas doceiras aparecem, a ponto de fazer caminho na parede! Começou a chover, grilos aparecem e atraem (descobri em CSI) aranhas-caranguejeiras. Duas no espaço de um mês, uma no meu quarto de dormir. Eu aguento cobra, escorpião, taturana, mas aranha-caranguejeira, Grissom e os budistas vão me desculpar. Rony Weasley é igual a mim, nesse aspecto.

Porém, o bicho mais sem noção daqui ainda são as minhocas (note o 'caminho' do exemplar acima). Vieram de brinde quando comprei sacos e mais sacos de húmus. Tornou-se comum encontrá-las passeando pela casa, pergunto-me procurando o quê. Eu as recoloco nas jardineiras e vasos, e daí a pouco tem outra desorientada vagando. Acabam morrendo (acho que de desidratação, ou atacadas pelas formigas). Inicialmente, pensei que fosse a chuva, muita água nos vasos, mas nem sempre está chovendo e lá estão elas passeando. essa madrugada, dou com mais de uma subindo...pelas paredes do pergolado! Nunca chegam no topo, sempre se desequilibram e caem. Deve ser um dos sinais do Apocalipse, da mudança global do clima, ou simplesmente o fósforo extra usado na adubação (pra aumentar a floração) superestimulou o parco sistema nervoso dos bichos. E sempre me disseram que fósforo era bom pra inteligência...

***
Aproveitando o comentário sobre os habitantes da casa, estou postando algo que devo há séculos pra Marta, mãe de Fernanda. Há mais de um ano, ela me presenteou com o material e a ideia de criar meu próprio cabide de roupas íntimas. Isso porque extendedores de roupa íntima quebram rápido e você fica com três pregadores onde deveriam haver, sei lá, uns 15. Você pode apenas usar o cabide com os pegadores, mas meu irmão aprimorou a sugestão e assim ficou mais bonito:

Fure o cabide nos locais necessários. Meu irmão usou a furadeira em baixa velocidade (com um prego como broca), mas usar um prego quente tem o mesmo resultado.



A sugestão inicial era usar nylon pra prender os pegadores, mas fã de braçadeiras, meu irmão conseguiu encontrá-las na cor exata dos cabides. E olha que eu e Marta já estávamos felizes com os pegadores da mesma cor.



Tenha o cuidado de colocar as braçadeiras pro lado correto (ou elas não vão 'travar'), e todos os pegadores pro mesmo lado (por uma questão estética). Atenção pro modelo, que permite a colocação das braçadeiras.



Corte o pedacinho extra das braçadeiras (use alicate, tenha pena da sua tesoura) e voilá! Se algum quebrar, será mais fácil repor.



Aproveite e maximize o espaço da lavanderia, usando cabides, por exemplo, pra secar vestidos e camisetas. Escolha o modelo do cabide com atenção, de modo a não marcar a roupa, dificultando o processo de passar a ferro.

Se você divide a casa com mais alguém, use cores diferentes pros cabides. Mesmo morando só, separe pegadores pra roupa íntima, pros panos de prato, pros panos de chão, por uma simples questão de higiene.

2 comentários:

Paulo Xaxá disse...

Dica para espantar as minhocas! Faça uma pequena plaquinha na saída do seu jardim interno, voltado para ele, escrito: "Perigo! Área de pesca adiante!" >:-)

E adorei o passo-a-passo sobre os cabides, e não foi por que foi uma idéia que ajudei a melhorar, mas por que serve para outras pessoas também :-D

Abraços,

El Lo Hermanitto

Odessa Valadares disse...

oa ideia, a da plaquinha. Já tem gente me pedindo algumas minhocas pra pescaria, acredita?