domingo, setembro 13, 2009

A arte de ter tempo

As pessoas vivem sem tempo. Eu costumava dizer que o dia deveria ter trinta horas, como o Unibanco (eles dizem que estão 24 horas com o cliente, além das seis horas em que a agência fica aberta). Hoje em dia eu sei que o dia tem horas suficientes, assim como muita gente ganha o bastante pra viver. Não todo mundo, mas muita gente não sabe é administrar o tempo ou o dinheiro que tem. Eu tenho essa amiga. Ela é tão ocupada que quando eu vou a Recife pra consulta médica, marco um almoço com ela entre os dois turnos de trabalho dela. Como a consulta é marcada com dois meses ou mais de antecedência, o almoço é igualmente marcado na minha agenda com a mesma antecedência.

Sabe quantas vezes Vicky faltou comigo? Nenhuma. Houve uma época em minha vida em que eu, com posto de saúde, plantão, família, companheiro, cachorro e casa pra cuidar era menos ocupada que Vicky, com um monte de turmas de alunos, aulas particulares, curso de pós-graduação e vida pessoal. Acho até que ela ganhava mais que eu, ela professora de inglês, eu médica. Nunca perguntei. As horas que passamos juntas são muito valiosas pra gente perder tempo falando de quanto ganha. Vicky sempre tem tempo pra mim, seja pra tomar um café demorado ('mas agora eu tenho que ir'), seja pra um almoço de três horas, seja pra ver o penúltimo filme do Harry Potter. Fernanda é outra, ocupada e com tempo. A mãe dela também. Fal, nem se fala. Minha amada e distante Geórgia também. Eu marco meu encontro com Geórgia com um ano ou dois de antecedência, acredita? Mas quando essas pessoas estão comigo, seja pessoalmente, seja pela internet, estão comigo.

Gente ocupada tem tempo porque sabe se organizar. Isso também vale pra dinheiro. Hoje eu ganho bem menos e vivo melhor, em todos os aspectos da minha vida. Todos. Porque aprendi a viver com vagar pra não viver com remorso. Já disse isso aqui? Da vida eu quero levar tudo, menos remorso. Pronto, agora tá dito. Vicky me mandou um texto esse mês, via email. Ela não costuma me mandar textos assim, mas eu indiquei 'De ressaca', do Luís Fernando Veríssimo e ela me devolveu com esse, que aliás, é a cara dela. Se é do LFV (eu fiquei, 'o que é LFV?', quando vi o título do email), não sei, mas alguém havia me enviado isso antes do bug do HD e eu fiquei muito satisfeita em ter novamente. Deve ser dele, porque ele adora comer, adora bater papo com os amigos e o estilo é bem a cara dele (Por vias das dúvidas, se não é, perdoe o autor, e me avise pra eu dar os devidos créditos).

Por isso, eu estou me arrancando do meu interiorzinho pra ir dar um abraço em Vicky antes que ela fique tão ocupada em Londres como Geórgia em Southhampton e eu não possa vê-la novamente. As chances de me ter dentro de um avião pra qualquer lugar são pequenas. Eu viajo em espírito e Vicky sabe o quanto eu ando viajando nos últimos dois meses. Na pior época da minha vida, Vicky teve tempo pra mim (dessa vez, Geórgia não saiu de onde estava e me levou com ela, como fez antes, mas afinal, a Inglaterra não é pertinho como o Rio Grande do Norte, né? Da outra vez, Doda também tinha os compromissos dela, mas me levou pra casa dela pra me fazer companhia. Coisa de irmã de alma). E aí, professora, jantar?



'The British are coming', de Jack Vettriano.

Exigências da vida moderna - Veríssimo


Exigências da vida moderna (quem agüenta tudo isso??)
Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C.

Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.
E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem.
O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra.
Muita, muitíssima fibra.
Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.
E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.
Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia.

E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.
Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.
Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.
Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo.
Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina.
Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução.
Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

Na minha conta são 29 horas por dia.

A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!

Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos e seus pais.
Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher.

Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir.

É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.

E já que vou, levo um jornal...

Tchau....

Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.

Luís Fernando Veríssimo

Um comentário:

Suzi disse...

Dá um beijo na Vicky por mim. E divirtam-se!