Pra ser bem sincera, eu nunca me lembro dos dias dos santos. O dia de São Lucas é inesquecível porque é Dia do Médico, mas São Lucas não é o Padroeiro dos Médicos. Cosme e Damião são padroeiros de cirurgiões, físicos (aqui significando 'médicos'), farmacêuticos, faculdades de medicina, barbeiros, cabeleireiros e das crianças vítimas de violência. Fui lembrada hoje, graças a uma antiga colega da ED, me envia o 'Evangelho do dia' por email.
Como eu nunca me lembro, eu nunca distribuo os doces. Ando com a oração desses santos na carteira, mas na hora do aperto, eu sempre digo 'Valha-me São Lucas'. Deve ser porque li e reli 'Médico de Homens e de Almas', indicação da diretora da mesma Escola Doméstica onde essa colega estudou. Se houver um livro sobre Cosme e Damião, anônimo leitor, é favor indicar. Eu só conheço 'O santo de cada dia', e dei de presente. Não tenho comigo.
Da Wikipédia:
Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".
Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.
Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário