segunda-feira, março 20, 2006

15.03.06
Minha perna parou de doer depois de andar duas horas no sol quente, fazendo visitas domiciliares. Tecnicamente, só deveríamos visitar acamados, mas na prática, qualquer comunitário que não consegue se locomover sozinho até o posto é visto em casa. Geralmente, são hipertensos sequelados de AVC (derrame) e idosos. Hoje vi muitas crianças, vítimas de infecções congênitas como rubéola e paralisia cerebral, prova de partos mal assistidos.
Tivemos reunião com a equipe, orientações pros agentes de saúde e depois fui ver os recém-nascidos e crianças internadas no hospital da cidade.
A enfermaria estava cheia de crianças com diarréia e vômitos, típicos de rotavírus, a diarréia mais comum em crianças. Com a quantidade de moscas que tem havido, não me surpreendo.
Um garotinho de 9 anos, que já havia sido atendido por mim há uns meses, ‘esqueceu’ que era alérgico a paracetamol e ibuprofeno, além de dipirona e teve um edema angioneurótico. Parecia um camarão. O problema é se tiver dor ou febre. Não há nada a fazer, exceto morfina.
Finalmente lavei roupa. Tenho tanto espaço pra estender roupa que fiquei namorando a corda de roupa. Só quem vive em apartamento pode entender a sensação.

Nenhum comentário: