sábado, julho 12, 2008

Do Blog da Déia

Hoje estou muito indignada, porque li isto aqui:
Ao aprovar o projeto Substitutivo ao PLC 89/2003, PLS 137/2000 e PLS 76/2000, redigido pelo Senador Azeredo, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara quer transformar milhares de internautas em criminosos.O Senador Azeredo quer tornar uma das atividades mais criativas da Internet em ato criminoso. Quer transformar os fansubbers, os fanfictions e a tradução de séries de TV em crime. O Senador considera que traduzir um Mangá é um crime tão grave como invadir um banco de dados e subtrair dinheiro de um aposentado… (Orkut)
Mais informações aqui:
Blog do Sergio Amadeu

A minha indignação não são pelas traduções de séries, porque essa história já deu o que tinha que dar, mas sim dizer que quem escreve Fanfiction é um criminoso também! R-i-d-í-c-u-l-o!!!!!!
Ninguém vai parar de comprar um DVD e ver pela televisão se ficar lendo fanfictions. Acho que esse Senador, nunca leu uma fic (como chamamos) na vida. Para perceber que uma coisa não tem a ver com a outra.
Eu sou escritora, e deve muito as fanfictions. Porque, mesmo estudando em escola particular não havia o incentivo da escrita e da leitura. Escrevia extremamente mal. Quando tinha que escreve uma redação tirava nota baixa, por causa dos excessivos erros gramáticas. Claro, que continuo tendo, porém diminuíram bastante.
Há dois anos que escrevo fics e foi por causa dessas histórias que a minha criatividade começou a ser mais estimulada. Para escrever minha primeira história tive que pesquisar, porque se tratava da série CSI, que têm seus termos técnicos. Também, foi por causa delas que escolhi fazer jornalismo.
Fico mais chateada com esse projeto de lei, porque nem os roteiristas das séries, por exemplo, criticam seus fãs de escreverem as histórias paralelas.
Outro porém, é que este senador com certeza não sabe uma regrinha de quem escreve fanfictions. Sempre antes de começar uma fic deve constar que os personagens pertencem aos verdadeiros criadores, enfim mesmo você tendo o trabalho de escrever, ela não é sua e os verdadeiros donos (roteiristas e escritores) podem usá-la como bem entender.
Com certeza, mesmo o Lula concordasse e aprovasse a lei, não ia dar em nada. Primeiro, como vão rastrear todos os usuários que “cometem” esses crimes? Segundo, o brasileiro tem sempre o seu famoso jeitinho.
Então, Senador Azevedo, vá fazer uma lei que realmente ajude nosso país. Porque nós, escritores, tradutores, fazemos isso por puro prazer e não pelo dinheiro. Ao contrário do excelentíssimo Senador que prefere ganhar sua grana mais do que preta, do que realmente fazer algo bom para o povo. Pare de pensar no seu umbigo e vá TRABALHAR!!

3 comentários:

CSI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CSI disse...

Estou tão revoltada com essa história. Porque essa tal senador tá envolvido até último fio de cabelo em corrupção. Isso que dá raiva!

Odessa você é a mesma que tá me mandado as fics?

- Déia Martins

Expedito Paz disse...

Esse projeto tem nome e sobrenome: "falta do que fazer". O pior de tudo é que quem escreve um bando de asneiras como essa mal deve saber como a Internet hoje funciona.

E até onde eu saiba, você fazer legenda do zero pra uma série não é crime em canto algum. Crime é você pegar uma legenda em inglês direto do dvd original e traduzir. Mas usar o ouvido pra entender o que os personagens dizem, não. Sutilezas da nossa lei de direito autoral.

E só rindo mesmo pra alguém achar que FANFIC é quebra de direito autoral. Eu, hein.