sábado, julho 19, 2008

"O que passou, passou"

Essa seria uma poesia perfeita pra encerrar um relacionamento. Auden sabia das coisas. Amigo do pai do Daniel Day Lewis, assumidamente homo quando ainda era crime na Inglaterra, criou um dos mais belos poemas da humanidade. Não é à toa que foi citado no funeral do casal gay de "Four Weddings...". E se eu disser que estou em paz?

FUNERAL BLUES

W. H. Auden

Parem os relógios, desliguem o telefone.
Impeçam o cão de latir com seu suculento osso.
Silenciem os pianos e com um toque de tambor

Tragam o caixão, Venham os pranteadores.
Voem em círculos os aviões escrevendo no céu a mensagem: “Ele está morto. ”
Ponham laços nos pescoços brancos das pombas.
Usem os policiais luvas pretas de algodão.

Ele era meu norte, meu sul, meu leste e oeste.
Minha semana de trabalho e meu domingo.
Meu meio-dia, minha meia-noite, minha conversa, minha canção.
Achei que o amor fosse para sempre: Eu estava errado.

As estrelas são indesejadas agora: Dispensem todas.
Embrulhem a lua e desmantelem o sol.
Despejem o oceano e varram o bosque.
Pois nada mais agora pode servir.


Quem quiser o original, me peça.

Nenhum comentário: