domingo, fevereiro 14, 2010

Eu indico

Sem nada pra fazer (Aslam, Lucy e os irmãos estão descansando), eu comecei a organizar uma lista de filmes que data de muito, muito tempo atrás. O ruim de morar em interior é que não tem cinema, então eu perco muito filme bom. Na lista, os filmes estão divididos em categorias e o critério é totalmente subjetivo:

- 'Obrigatórios': aqueles filmes que, quando você admite que adora cinema, é indesculpável não ter visto. Ex: 'O último tango em Paris', com Marlon Brando.

(É verdade que, na época que assisti esse, não entendi nada. Ah, a juventude. Mas voltemos à lista)

- 'Para ver e rever': são aqueles que não saem do DVD player ou videocassete. Você sabe os diálogos de cor. Nem sempre foram campeões de bilheterias, alguns são desconhecidos pra maioria das pessoas, mas e daí? Gosto é gosto. Ex: 'Moulin Rouge', com Nicole Kidman e Ewan McGregor.

(Uma injustiça esse não ter sido sequer indicado pela Academia pra melhor trilha sonora)

- 'Geniais': o roteiro de um filme geralmente é o que o faz 'genial', mas às vezes foi o ator ou o diretor (ou ambos) que roubaram a cena. Filmes 'geniais' são tão bons que, muitas vezes, acabam na categoria 'Para ver e rever'. Ex: 'Gran Torino'.

- 'Indicações pessoais': filmes que você adorou e indica pra todo mundo. Ex: 'Doze homens e uma sentença', de William Friedkin.

(eu realmente adoro esse, que me foi apresentado por meu irmão, muito antes de eu virar fã de William Petersen. Nem me lembrava que ele estava no elenco, de tão boa a atuação de Lemmon)

- 'Valem a pena': filmes bons, mas não impressionantes, que valem o seu tempo. Alguns são grandes filmes, mas não mexeram (tanto) com você a ponto de alguém ouvir você dizem 'Ah, mas você tem que assistir esse. É ótimo!'. Ex: 'Coração Valente'.

(eu sei, eu sei. Ganhou mais de um Oscar, mas eu achei muito longo. É muito bom, mas eu só gostei do caráter histórico)

- 'Menção Honrosa': sabe aquele filme que você não faz questão de rever e outra pessoa adorou? Está aqui. Pode ser o filme mais comentado, ganhador de um monte de prêmios, etc. Outros você viu na programação da madrugada, na 'sessão da tarde', pegou na locadora pra completar o pacote e sua avaliação foi 'É, é legal', mas não seriam filmes que constariam como primeira (ou segunda, ou terceira) opção pra indicar ou rever. Ex: 'Sherlock Holmes'.

(Downey Jr está tão bom que eu não gostei do personagem dele. Reconheço a qualidade da trilha sonora, sei que Guy Ritchie fez um bom trabalho, mas o filme não me tocou. Acho que eu esperava outra coisa, só isso. Nada pessoal).

Como a lista é enoooorme, encontrei material pros posts até o Carnaval de 2012. E aceito críticas (educadas) e sugestões, mas lembrem-se: a classificação é subjetiva.

Nenhum comentário: