segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Nada contra o carnaval, mas...

...é difícil se sentir em Nárnia quando o clube da cidade fica a 100 metros da sua casa. Passaram o dia tocando música de carnaval. Enquanto era Alceu Valença, estava ótimo. Mas, dá pra se envolver numa batalha ao som de banda de brega? Irc!

Eu gosto de carnaval, claro que sim. Como manifestação cultural é incrível. Como festa de rua, é interessante, se você estiver no espírito. E Pernambuco é famoso por seu carnaval de rua. Um turista pode passar todos os dias da festa, vendo caboclinhos, maracatus, frevo, trio elétrico, blocos cantando marchinhas antigas, se divertindo com as fantasias e brincadeiras nas ruas de Olinda, ver os papangus, brincar de mela-mela, sem repetir a programação nem um dia! Ontem teve Cordel do Fogo Encantado, hoje tem a noite dos tabores silenciosos em Olinda, um ritual histórico, iniciado com escravos africanos. É algo bonito de se presenciar.

E quem gosta de dançar, está feito! Em Pernambuco, todo mundo que gosta de carnaval se mete num bloco de rua, cada um com um nome mais engraçado que o outro, ao som de uma banda ou de um trio, ou de um carro com som. Parece maluquice pra quem não conhece, mas é divertido. A essas horas, o ex-ministro Gustavo Krause deve estar em algum lugar de Recife ou Olinda, bebendo e dançando. Nem quando era ministro deixou de brincar carnaval. Eu conheci até um padre, da Paraíba, que vinha todos os anos a Recife, só pra brincar no desfile do Galo da Madrugada.

Mas... Assim como muita gente enjoa de ver desfile de escola de samba pela TV, porque parece a mesma coisa todo ano (e não é), toda aquela riqueza cultural vai se tornando parte da paisagem quando você não é de farra. Eu vi meu primeiro carnaval aos 12 anos de idade e fiquei encantada, porque cresci numa cidade onde não tinha carnaval. Bem que tentei, de coração, ainda mais porque tem um frevo que diz que 'quem é de fato um bom pernambucano, espera um ano e se mete na brincadeira'. Até o bloco de carnaval que a igreja organizou, eu conheci. Não deu, fazer o quê?

Portanto, a respeito dessa época do ano eu só tenho duas coisas contra: a previsibilidade da programação de TV e quem quer arrastar pra brincadeira alguém que não é folião. Eu aproveito o feriadão de outra forma. Quanto ao clube aqui perto, todo domingo tem uma banda tocando e o som nunca é alto demais, então mal se percebe que é carnaval, exceto pelo repertório e pelo dia da semana. E eu tenho que reconhecer que ouvir o hino de Pernambuco em ritmo de frevo balança o coração. ;)

Nenhum comentário: