quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Mico da década

Passeando pelo Shopping Recife, resolvi olhar a vitrine da livraria e dei com um livro de Anthony Zuiker (criador das séries CSI). Com muuuuito tempo disponível (umas quatro horas) até o início da sessão de cinema, resolvi dar uma folheada. Pra quem lê muito rápido, 'uma folheada' de quatro horas é mais de meio livro, dos enormes. Começou mais ou menos (eu encontrando indícios de 'Dragão Vermelho', 'Silêncio dos Inocentes' e outras histórias semelhantes), foi ficando interessante e de repente... Eu comecei a passar mal. De verdade!

Eu devo ter lido uma hora e meia, acho. Estava lá pela página 200, quando a descrição de um dos crimes me deixou tão pálida que um dos atendentes se aproximou da mesa. Eu devolvi o livro e expliquei que mergulhava nas histórias. Pedi licença e baixei a cabeça uns minutinhos. Eu suava frio, tentando controlar a náusea. Detalhe: a última vez que eu passei mal com um livro tem mais de 20 anos. Foi com 'Tubarão', que eu nunca terminei. Ficou a impressão que aquele não era tão impressionante assim, eu é que tenho imaginação fértil, mas na época eu tinha uns doze anos. Depois disso, o que eu li de coisa macabra não cabe aqui. Mas hoje...

Mais de um atendente apareceu, me trouxeram água e eu continuava suando frio. Um deles perguntou se deveria chamar o bombeiro que fica de plantão no shopping. Eu devia estar mesmo com uma cara horrível, mas tentei explicar que era a história que havia me deixado daquele jeito. Demorou, mas eu melhorei, tomei minha água e saí de lá com 'Um otimista incorrigível', do Michael J. Fox.

Vou redigir um post, no twitter, pra A. Zuiker, e dizer que ele deve continuar com as séries de TV. Ou suavizar o enredo do próximo livro. Porque eu estava só fazendo hora, já estava certa que compraria aquele, mas depois dessa, acho que preciso de uns dias, semanas ou meses pra voltar a pegar naquilo. Se eu pegar.

2 comentários:

Anônimo disse...

E vamos ao score atual:

Juliane (2)^1024 x Livros 2 :-p

El Lo Hermanito :-D

Odessa Valadares disse...

Não é um mal score, certo? E vale acrescentar que também foram poucos os livros que eu não li até o fim, porque eram ruins demais. Por exemplo: 'O Ateneu'.
E olha que eu já estou pensando em voltar na livraria pra ler o resto...