terça-feira, fevereiro 16, 2010

Eu indico

E vamos às indicações, anônimo leitor. Antes que alguém me pergunte por que, eu explico: uma grande amiga adora me indicar bandas de música e eu retribuo indicando filmes. O detalhe é que eu escuto um ou dois álbuns que ela indica, ela vê um em cada cem filmes que eu recomendo. Dá pra entender? Não tente. É coisa de irmã de alma.

- 'Obrigatório':
'As pontes de Madison' (The Bridges of Madison County, 1996), de Clint Eastwood. Indicação Oscar melhor atriz (Meryl Streep), com Clint Eastwood.

Baseado no livro homônimo de Robert James Waller, é um daqueles filmes imperdíveis. O interessante é que caiu no gosto de muitos homens, que não tinham vergonha de reconhecer que haviam se emocionado com a história. Foi indicado para melhor filme de língua estrangeira na França, pro Globo de Ouro em duas categorias, mas ganhou os prêmios mais importantes no Japão (melhor diretor e melhor filme de língua estrangeira). Destaque para a fotografia. Depois de assistir, dá vontade de conhecer Iowa.

- 'Para ver e rever'
'Erin Bronkovich', Oscar (melhor atriz) Julia Roberts.

Esse seria um filme com bom roteiro, indicado pra passar o tempo, se não fosse pela interpretação de Julia Roberts. Sempre gostei de Julia Roberts atuando, mas a própria Erin Bronkovich (em quem o filme se baseia) reconhece que é ela, sem tirar nem pôr. Recomendo que você também assista aos extras do DVD.

(esse 'pôr' tem acento? Ainda estou apanhando das novas regras)

- 'Genial'
'Garotas do Calendário', Globo de ouro (indicação) Atriz - Musical/Comédia (Helen Mirren)

Passada a fase de novidade, não é tão fácil encontrar esse, mas vale o esforço empregado. As paisagens de Yorkshire, a própria história e o elenco fazem esse filme uma excelente diversão.

- 'Indicação Pessoal'
'A excêntrica família de Antônia' (Holanda, 1996). Oscar melhor filme estrangeiro, de Marleen Gorris.

A maioria dos brasileiros que ouviu falar desse, acrescenta 'foi o filme que fez 'O qu4trilho' perder o Oscar'. Por causa disso, eu assisti e gostei muito. Outras pessoas detestaram. Como a lista de hoje está recheada de mulheres fortes, eu indico.

- 'Vale a pena'
'Para Wong Foo, obrigada por tudo, Julie Newmar', com Patrick Swayze, Wesley Snipes

Conheci esse quando estava sendo divulgado por Swayze, no Brasil. Em pleno programa do Jô Soares, Patrick deu uma aula de como andar de salto alto. Depois disso, eu tinha que assistir. Leve, divertido e uma ótima oportunidade de ver dois ícones heterossexuais em papéis incomuns.

- 'Menção Honrosa'
'Abaixo o Amor', com Renné Zellweger e Ewan MacGregor.

Se você é fã de um dos dois, assista. Se não assistir, não será o fim do mundo.

Um comentário:

Suzi disse...

Adoro tooooodooooosss! Ainda nao vi Abaixo o Amor mas anotei na listinha de ir pra locadora.
bejos!