O problema de Indicar filmes é que é algo muito, muito pessoal. Portanto, imagine que, se eu tivesse uma lista dos cinco filmes seguintes, essa seria a classificação:
- Obrigatório
'Chicago', com Richard Gere e Renée Zellweger. Oscars (2003): melhor Filme, Atriz coadjuvante (Catherina Zeta-Jones), Figurino, Montagem, Direção de arte, Som. Outros prêmios aqui.
Interpretações e roteiro à parte, a trilha sonora (outra injustiça da Academia) de 'Chicago' é ma-ra-vi-lho-sa. Muitos declararam que não se via um musical daqueles há muito tempo, com o devido respeito a 'Moulin Rouge'. Um espetáculo à parte foi ter Catherina Zeta-Jones na cerimônia do Ocar cantando uma das canções indicadas, aos nove meses de gravidez. Logo depois, ela subia novamente ao palco, pra receber um Oscar mais que merecido. Na época das gravações, ninguém sabia por que o diretor fez questão de gravar primeiro todas as cenas de dança de Catherina. Só depois que a barriga começou a aparecer, é que todo mundo entendeu.
-Para ver e rever
'Alguém Tem Que Ceder' (Someone's gotta give), com Keanu Reeves e Francis MacDorman. Indicação Oscar (2004): Atriz (Diane Keaton). Globo de ouro: melhor Atriz - Musical/Comédia (Diane Keaton ) e (indicação) Melhor Ator - Musical/Comédia (Jack Nicholson) . Outros prêmios aqui.
Inteligente e surpreendente, esse filme contou com duas feras em interpretação. O timing deles é perfeito. O visual da história sempre me encanta (note a decoração das respectivas residências dos personagens principais, e as cores que cada um usa) e a trilha sonora 'casa' muito bem com a história. Destaque pra cena da escada na praia, ao som de 'You can get it if you really want'.
- Genial
'A cartada final' (The Score), com Robert De Niro, Edward Norton e Marlon Brando.
É a interpretação que torna esse filme genial. No entanto, eu adoro esses enredos de roubos e assaltos mirabolantes, e gosto muitíssimo de Norton, então sou suspeita pra falar.
- Indicação pessoal
'Inimigo meu' (Enemy Mine), com Denis Quaid e Louis Gasset Jr.
Duas culturas completamente diversas convivendo por necessidade no mesmo espaço físico, uma tentando se impor à outra. Certamente a temática foi abordada em outros filmes, mas esse é uma daquelas lembranças queridas da infância.
- Vale a pena
'O Sorriso de Monalisa' (Monalisa Smile), Globo de ouro (indicação): Canção Original (`The Heart of Every Girl`, Elton John).
Esse filme atrai pelo elenco, mas não é o melhor do currículo de nenhum dos atores e atrizes participantes. Pra quem gosta de 'Sociedade dos Poetas Mortos', é uma boa.
- Menção Honrosa
'A rainha Margot' (La Reine Margot). Indicação Oscar (1995): figurino (Moidele Bickel).
Válido pelo caráter histórico. Pra ver a Isabele Adjani também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário